Distrito Federal

Curso de Verão da Escola de Música tem inscrições abertas

Publicado

em


A Escola de Música de Brasília (EMB) está com inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro para o 42º Curso Internacional de Verão, o Civebra. A edição deste ano será totalmente on-line, em homenagem aos compositores Aldir Blanc (1946-2020) e Ennio Morricone (1928-2020), com músicos e professores de vários estados do Brasil ministrando aulas de diferentes instrumentos e modalidades musicais para estudantes iniciantes ou avançados. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site da EMB.

Nós teremos a participação de muitos professores que têm uma história de ligação com a Escola de Música de Brasília, ou no próprio Curso de Verão, desde o início, em 1976Davson de Souza, diretor da Escola de Música de Brasília

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a EMB optou por fazer o evento on-line este ano, para evitar aglomerações e manter a vida dos professores e estudantes em segurança. Com isso, as aulas do Curso de Verão da Escola de Música serão transmitidas entre os dias 22 de fevereiro e 6 de março no canal da EMB no YouTube.

“Nós teremos a participação de muitos professores que têm uma história de ligação com a Escola de Música de Brasília, ou no próprio Curso de Verão, desde o início, em 1976. Eu mesmo fui aluno da EMB, fiz especialização e mestrado fora de Brasília e, ao retornar, dei aulas no Civebra e hoje estou dirigindo o evento com o vice-diretor que tem o mesmo perfil”, conta o diretor da Escola de Música de Brasília, Davson de Souza.

As aulas do Civebra 2021, mesmo virtuais, serão nos três turnos – manhã, tarde e noite – com professores se intercalando nos turnos. Uma oportunidade para que todos tenham contato com os professores e os respectivos instrumentos musicais de interesse. Ao final do curso, os incritos receberão o certificado de participação no 42º Civebra.

Segundo o diretor, a época escolhida para o curso é estratégica para tentar atingir o máximo de estudantes da EMB ou de outros projetos de música da rede, bem como de outros estados ou fora do país. Além disso, o Civebra promove a oportunidade de intercâmbio de conhecimentos com professores fora do Distrito Federal.

Passo a passo

Durante a inscrição, o interessado vai preencher um formulário com e-mail, nome completo, CPF, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. Após os dados básicos, a pessoa poderá escolher o curso pretendido, entre acordeom, arranjo, áudio/gravação, bateria, canto erudito, cavaquinho, contrabaixo, guitarra, percussão, piano, saxofone, violão e mais. Ainda no processo de inscrição, será necessário enviar um breve currículo e link para vídeo do candidato. Depois, basta enviar.

Os homenageados

Aldir Blanc era um escritor e compositor brasileiro, imortalizado em letras como O Bêbado e o Equilibrista, imortalizada na voz de Elis Regina. Era natural do Estado do Rio de Janeiro, onde cursou medicina e psiquiatria até largar a profissão para se dedicar à música. Ele também fez parte do Movimento Artístico Universitário junto a grandes nomes da música brasileiro. Aldir Blanc morreu aos 73 anos, em maio de 2020, vítima da covid-19.

Ennio Morricone nasceu em Roma, em 1928, e foi responsável por inúmeras canções para filmes, programas de TV, orquestras, com mais de 500 trilhas sonoras assinadas, como das obras Três Homens em Conflito, A Missão, Era uma Vez na América, Os Intocáveis, Cinema Paradiso, entre outras. Morricone também faleceu em 2020 após uma queda que fraturou o fêmur.

*Com informações da Secretaria de Educação-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA