Distrito Federal

Curso “Boto Fé na proteção” para profissionais que vendem bebida alcoólica

Publicado

em


Como um garçom ou vendedor de bebidas pode estar atento a uma situação de violência e abuso contra mulheres e meninas, em ambientes onde haja consumo de bebidas alcoólicas? O que podem fazer para ajudar a evitar uma agressão entre um casal? Como uma mulher pode pedir ajuda a um funcionário de um bar, de um restaurante ou em um evento, caso se sinta incomodada pelo assédio de um rapaz? Essas e outras questões serão abordadas no curso on-line Boto Fé na Proteção, uma iniciativa do programa Brasília Vida Segura, que tem a parceria do Governo do Distrito Federal, Fundação AB Inbev e Ambev, além Instituto Tellus e Falconi e, mais recentemente, da Abrasel/DF.

O curso tem o objetivo de capacitar os profissionais do setor de bebidas para agir em situações, por exemplo, em que o consumo excessivo de álcool produz efeitos negativos para a coletividade, como importunação sexual e episódios de violência. No módulo Pela Proteção das Mulheres e Meninas serão tratadas questões sobre como proteger mulheres e meninas que se sintam em risco nos ambientes em que há venda de bebidas alcoólicas, como bares, restaurantes, shows e eventos.

O conteúdo foi elaborado para ajudar os funcionários dos estabelecimentos a identificarem situações de assédio, de violência, de intimidação, além de outras formas de desrespeito e de abuso que possam colocar as mulheres em perigo ou em desconforto. Por meio de dicas práticas, o curso vai ensinar como abordar os agressores e como apoiar as vítimas de forma discreta e segura, além de divulgar os canais de denúncia e da rede de proteção à mulher, nos casos mais graves.

“A Secretaria da Mulher tem trabalhado no sentido de engajar toda a sociedade no enfrentamento à violência contra a mulher, compreendendo que, quanto mais setores estiverem envolvidos nessa luta, teremos resultados mais eficientes. Essa ideia casa com a proposta do projeto Brasília Vida Segura, do qual somos parceiros e que tem o objetivo de criar redes de apoio com diferentes setores da sociedade para garantir que bares e restaurantes sejam ambientes saudáveis e seguros, promovendo a cultura de paz dentro desses espaços.” afirma Ericka Filippelli, Secretária da Mulher e conselheira do Brasília Vida Segura.

Sobre o curso

A iniciativa é pioneira no Brasil. Capacitações como boas práticas de venda de bebidas alcoólicas são comuns em países desenvolvidos, como Estados Unidos e Austrália, e comprovadamente reduzem incidentes indesejados nos estabelecimentos onde há consumo bebidas alcoólicas, transformando a qualidade do atendimento e deixando o ambiente mais seguro.

Segundo o Presidente da Abrasel-DF Beto Pinheiro, o curso é de extrema importância para preparar atendentes para uma venda consciente de bebidas alcóolicas. “Todos têm direito ao lazer e à diversão, mas tem de haver um limite. Essa parceria agregará muito às equipes, gerando mais conhecimento aos colaboradores e tornando-os mais preparados para situações de consumo exacerbado de álcool nos estabelecimentos”.

No início de 2020, mais de 250 alunos foram capacitados na modalidade presencial do curso, que já contava com o apoio da Secretaria da Mulher. Com a chegada da pandemia e a necessidade de estabelecer distanciamento social, o curso ganhou uma versão online, permitindo então que mais pessoas possam acessar o conteúdo em todo o Distrito Federal. O Boto Fé é oferecido na página virtual brasiliavidasegura.com.br.

Além do módulo Pela Proteção das Mulheres e Meninas, o curso Boto Fé já possui dois outros módulos disponíveis no portal do Brasília Vida Segura que trazem dicas práticas para um serviço de bebida responsável. As inscrições podem ser realizadas pelo site e todos os módulos do curso estão disponíveis para acesso dos participantes a qualquer momento.

Participe do lançamento

Nesta quarta-feira, 9, às 17h, Ericka Filippelli, Secretária de Estado da Mulher do DF; da Abrasel/DF, e Leandro Piquet, Coordenador de Conselho do Brasília Vida Segura, se reúnem para um bate-papo virtual para lançar módulo Pela Proteção das Mulheres e Meninas, do curso Boto Fé na Proteção.

Transmissão: YouTube.com/secretariadamulherdf e Facebook @secmulherdf

* Com informações da Secretariua da Mulher

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA