Distrito Federal

Corra, últimos dias do I Fórum do Artesanato do DF!

Publicado

em


Foto: Divulgação/Setur-DF
O evento é transmitido pelo canal no YouTube da Secretaria de Turismo. O DF ocupa o quinto lugar no ranking nacional de artesãos, com cerca de 11 mil profissionais registrados | Foto: Divulgação/Setur

Ofício milenar capaz de transformar matérias-primas em verdadeiras obras de arte, o artesanato fomenta a economia criativa, revela a identidade cultural de um lugar e proporciona autonomia financeira a milhares de famílias no Distrito Federal.

Para orientar artesãos sobre maneiras de impulsionar vendas e como se posicionar no mercado, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) promove, até esta sexta-feira (26), o I Fórum do Artesanato do DF.

O evento ocorre em formato virtual, seguindo protocolos de segurança de prevenção à covid-19, e é transmitido em tempo real no canal de Youtube da secretaria, sempre a partir das 10h. Iniciados na última sexta-feira (19), os painéis integram a Semana do Artesão, com programação especial voltada à valorização do setor.

Nesta quarta-feira (24), o painel Previdência Social do Artesão e Microcrédito contará com representantes do Ministério da Economia e do Banco de Brasília (BRB). Na quinta-feira (25), especialista do Mercado Livre, considerada a maior comunidade de compra e venda on-line da América Latina, dará dicas e orientações sobre como o uso das mídias sociais pode estimular a comercialização de produtos artesanais.

“Desde o primeiro momento, o ponto de partida do nosso governo foi proporcionar a formalização desses profissionais e, assim, fortalecer as condições de ampliação de renda e recolocação no mercado”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

Promover capacitação e ampliar o leque de oportunidades ao empreendedor artesão são pilares de uma política pública capaz de movimentar a cadeia produtiva local. Atualmente, o DF ocupa o quinto lugar no ranking nacional de artesãos, com cerca de 11 mil profissionais registrados.

“Desde o primeiro momento, o ponto de partida do nosso governo foi proporcionar a formalização desses profissionais e, assim, fortalecer as condições de ampliação de renda e recolocação no mercado. Entre 2019 e 2020, conseguimos emitir 1.466 novas carteiras de artesão e renovamos outros 725 cadastros”, ressalta a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Mercado

A ampliação de um nicho de mercado inevitavelmente perpassa por mais condições de acesso a créditos. No artesanato não é diferente. Pensando nisso, o BRB oferece, por meio do programa Acreditar Microcrédito, uma linha voltada aos pequenos empreendedores, pessoas físicas ou jurídicas. O artesão pode ser contemplado pelo programa que, além de crédito para aquisição de ferramentas e equipamentos, também oferece orientação financeira.

O prazo de pagamento é de até 24 meses, com taxas a partir de 1,85%. O empreendedor é isento de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e tem liberações progressivas, podendo chegar a até R$ 15 mil. Todos os detalhes serão explicados no painel do dia 24.

Para o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, o banco cumpre seu papel de instituição pública ao trabalhar pelo estímulo da economia do DF. “A disponibilização de linhas de créditos voltadas aos pequenos empreendedores reforça o compromisso do BRB em atuar pelo protagonismo do desenvolvimento econômico, social e humano do DF. Reconhecemos o trabalho dos artesãos para a economia, cultura e turismo de Brasília e do Brasil”, afirma.

Foto: Divulgação/Setur
São vários os produtos criados e que estarão à disposição no Catálogo do Artesanato de Brasília | Foto: Divulgação/Setur

Catálogo do Artesanato de Brasília

Uma entrega especial marcará o encerramento da Semana do Artesão. Na sexta-feira (26), às 17h, será lançado o Catálogo do Artesanato de Brasília, acervo virtual que reunirá obras de 35 profissionais selecionados por meio de chamamento público da Setur-DF.

A coletânea, que estará disponível em versão eletrônica no site da pasta, tem o intuito de promover o setor e será distribuída a lojistas, embaixadas, setor hoteleiro e formadores de opinião da capital do país.

“A Setur reuniu verdadeiras preciosidades para estampar a publicação que será uma vitrine do artesanato do Distrito Federal para o Brasil e o mundo. Tudo organizado com muito carinho para um segmento que tanto contribui para geração de emprego e renda. Um reconhecimento da importância dos artesãos para a economia criativa e o empreendedorismo social do DF”, enfatiza Vanessa Mendonça.

O catálogo é considerado pelo presidente da Federação das Associações de Artesanato do DF, Herbert Amorim, mais uma iniciativa de valorização oferecida pelo Governo do Distrito Federal (GDF). “A partir do momento em que o artesanato é inserido em plataformas virtuais, o segmento é beneficiado com aumento de vendas e de geração de renda”, frisa Amorim.

Programação do I Fórum do Artesanato do Distrito Federal:

Quarta-feira (24)

Painel – Previdência Social do Artesão e Micro Crédito

10h: palestra: Direito e Deveres do Artesão na Previdência Social

– representante da Receita Federal, órgão vinculado ao Ministério da Economia

11h: palestra: Microcrédito para o Artesão

– Fabiane Otávia dos Santos, gerente de Área de Microcrédito do Banco de Brasília (BRB)

12h: Vídeo com depoimento da artesã Eliana Teixeira

Quinta-feira (25)

Painel – Mídias Sociais

11h: palestra: A importância das Mídias Sociais na comercialização do artesanato

– Representante da empresa Mercado Livre

Sexta-feira (26)

17h: Lançamento do Catálogo do Artesanato de Brasília

*Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA