Política

Coronel Adailton requer Procissão do Fogaréu como Patrimônio Cultural e Imaterial

Publicado

em

Por iniciativa do deputado Coronel Adailton (PRTB), tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás a propositura de nº 1960, que trata do reconhecimento da Procissão do Fogaréu como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano. A Procissão do Fogaréu é realizada desde 1745, na cidade de Goiás,  quando as luzes da cidade se apagam na meia-noite da Quinta-feira Santa, para representação dos últimos momentos da vida de Jesus até sua prisão e crucificação. A solenidade é considerada uma das mais expressivas e reverberadas referências culturais da região Centro-Oeste brasileira. 

O deputado esclarece em sua justificativa que esse evento é reconhecido pela mídia nacional e internacional como uma das tradições paralitúrgicas quase tricentenária, que faz parte da identidade da antiga capital de Goiás. Ele lembra que a importância da Procissão do Fogaréu como expressão cultural é tamanha que levou os escritores Clóvis Carvalho Britto e Isabela Tamaso a abordar os valores e os traços culturais considerados significativos para manter acesa a memória de um povo.

Britto (2008, pág.2): ‘O Fogaréu é o espetáculo resultante do encontro das chamas da festa e da lembrança na foz ardente da comemoração, rememoração. Festeja-se a lembrança de um acontecimento e promove-se a celebração de uma lembrança. Através da evocação são reforçados valores e traços culturais considerados significativos e o rito mantém acesa a memória’.

Tamaso (2011, pág. 5): ‘Prestigiar as expressões culturais vilaboenses é conhecer a cidade e o seu passado, reconhecer as suas trajetórias na preservação desse conjunto de bens culturais e viver cada um deles para compreender cada experiência como se fosse a primeira vez. A Procissão do Fogaréu é um exemplo de resistência como marco cultural e religioso na história da Cidade de Goiás-GO. São nessas referências culturais e no legado que os organizadores da Procissão proporcionam que a tradição é garantida pela conexão entre ritual e verdade formular; por isso, não há tradição sem guardiões, pois eles têm o acesso privilegiado à verdade, que em Goiás é em geral dado pela genealogia’.

“Reconhecer um bem como Patrimônio Cultural e Imaterial possibilita alcançar grandes ganhos a exemplo da disseminação da história como forma de perpetuação da manifestação tradicional para gerações futuras. Outras vertentes a serem consideradas são os benefícios sociais e comerciais. A manifestação carregada de valor histórico, desperta o sentimento de pertencimento da comunidade, o que a leva a cuidar ainda mais do feito. Do ponto de vista dos negócios, a Procissão do Fogaréu, uma referência da localidade, abre inúmeras possibilidades no empreendorismo, favorecendo a rota turística, despertando em mais pessoas o interesse em visitar a cidade de Goiás e participar da tradicional manifestação”, proclama o deputado em sua propositura.

O projeto encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sob relatoria do deputado Amauri Ribeiro (UB).

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA