Política

Cora Restaurante Escola Senac

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) vai inaugurar nesta quarta-feira, 30, o Cora Restaurante Escola Senac, numa parceria inédita com o Serviço Nacional do Comércio (Senac). O objetivo é implantar no restaurante um local de formação, com o Poder Legislativo contribuindo com a economia do Estado, ao oferecer mão de obra qualificada para todo setor de alimentação em Goiás. 

Para a cerimônia de abertura foram convidados o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, o presidente do Sistema Federação do Comércio/Sesc/Senac-GO (Fecomércio), Marcelo Baiocchi, e representantes ligados ao sistema Fecomércio, deputados estaduais e diretores da Alego. A programação está prevista para iniciar às 12 horas, com o primeiro almoço servido pela equipe de profissionais do Cora. 

Cora inova em vários conceitos

Para abrir as portas, o Cora Restaurante Escola do Senac formou uma equipe com 38 profissionais considerados fixos que passaram por processo seletivo e, depois, tiveram treinamentos em diversas áreas, perfazendo ao todo 12 capacitações. Nesse treinamento, os profissionais puderam aprimorar uma série de técnicas ligadas ao manejo da cozinha, ao preparo e conservação de alimentos, além de relacionamento interpessoal e atendimento ao público. Por último, eles conheceram a nova estrutura que conta com separação de cozinha quente e fria, açougue, confeitaria, bebidas, higienização e salas teóricas.

De acordo com a gestora de gastronomia do Senac e gerente do Projeto Restaurante Escola, Juliana Barroso, a unidade nas dependências da Alego veio para inovar e contribuir sobremaneira para a formação de mão de obra qualificada na cadeia de gastronomia do estado de Goiás. A profissional informa que estrutura foi montada em conformidade a todas as normas exigidas pela RDC 216, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regulamenta as boas práticas e técnicas de alimentação e manipulação de alimentos. 

O Cora, além de proporcionar um cardápio de qualidade a deputados, servidores e comunidade em geral, vai oferecer vários cursos, contribuindo para a formação da cadeia de gastronomia em Goiás. A perspectiva é que a escola forme até 420 alunos por ano, nas mais diversas modalidades de cursos, desde os mais curtos, com 15 horas de duração, até formações mais completas com 570 horas-aula. “A ideia é que, além dos funcionários fixos, temporariamente, estagiários façam parte da equipe, durante a realização dos diversos cursos que ainda deverão ser anunciados”, ressalta Juliana Barroso.

Segundo a gerente, em todo o Brasil existem 28 restaurantes com esse mesmo formato. Esse que está sendo inaugurado na Alego adota um modelo inovador viabilizado pela Casa, que investiu em toda a infraestrutura. Em Goiás esse é o primeiro Restaurante Escola do Senac e já chega com esse ineditismo, permitindo que a Alego garanta uma refeição de qualidade, com cardápio balanceado e a preço honesto, tanto aos seus servidores quanto à comunidade.  

Refeição de qualidade mas com preço justo

Apesar de estar dentro da Alego, o Cora é um restaurante também pensado na sociedade, porque qualquer pessoa pode entrar e fazer uma refeição ou se inscrever em um dos cursos que serão disponibilizados. “A  ideia é implantar aqui o buffet por peso, que é uma opção muito viável, trabalhar com alta gastronomia mas com preço acessível. Então, provavelmente, aqui as pessoas, servidores ou não, deverão ter uma refeição pelo mesmo preço que encontram na rua, mas com uma qualidade superior”, diz Juliana Barroso. 

A profissional informa que, fora o buffet com produtos para atender o público presencialmente, também haverá um sistema de entrega no local, uma marmitinha supereconômica. Para o público da Casa, haverá um delivery interno, um miniexecutivo, sendo salada e prato principal. “Além disso, ainda oferecemos os carrinhos, que vão atender no café da manhã e lanche, para facilitar a vida do servidor, melhorando o ambiente de trabalho. A ideia é trazer comodidade, sem que o servidor precise sair do ambiente de trabalho. Queremos atender a grande diversidade de pessoas que existem na Alego”, completa.

Apesar de muita aguardada, a inauguração do Restaurante Escola Senac, nesta quarta-feira, 30, deve funcionar como um pré-teste para que o Cora possa avaliar se toda a sua estrutura está funcionando bem. Juliana Barroso diz que ainda não há data para abertura ao público, pois antes disso serão feitos os ajustes necessários para a abrir as portas definitivamente. “Esperamos que seja em breve.” 

O cardápio do novo restaurante será baseado na gastronomia contemporânea regional, o que significa que se trata de uma comida moderna, mas com toques e produtos regionais. Além disso, a sustentabilidade também será um dos pilares. “Nosso cardápio será dividido em estações. Em cada uma delas utilizaremos, preferencialmente, os ingredientes da época, contribuindo, também, com o meio ambiente”, ressalta Juliana Barroso. 

Homenagem à doceira e poetisa

O nome é uma homenagem em referência à poetisa e símbolo goiano Cora Coralina, que antes de se revelar como uma grande escritora, se mostrou uma doceira de mão cheia. Foi adoçando a vida de muitos que ela demonstrou que, para além dos seus talentos com os doces, também tinha um talento especial com as palavras. Cora morreu em 1985, mas sua receitas e poesias continuam sendo lembradas.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA