Política

Convidados por Marcelo Baiocchi, da Fecomércio, deputados debatem temas nacionais e parcerias durante encontro

Publicado

em


A convite do presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, os deputados da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) participaram de um almoço, na tarde desta terça-feira, 31, no auditório do Sesc Goiás, na região central de Goiânia. 
 
Ao lado do presidente do Legislativo goiano, Lissauer Vieira (PSB), participaram do encontro outros 16 parlamentares. Na ocasião, foram discutidos temas importantes em tramitação no Congresso Nacional, como Reforma Política, por exemplo, além do estreitamento das diversas parcerias firmadas entre o Poder Legislativo e o setor produtivo. 
 
“Chamamos os deputados para que pudéssemos debater, juntamente com a Fecomércio, algumas pautas a nível nacional, especialmente no que diz respeito às coligações, haja vista que disputaremos as eleições no ano que vem. Esse foi o intuito, ver o que cada um pensa para que possamos usar da nossa articulação para levar isso ao cenário nacional”, explicou o presidente do Legislativo, Lissauer Vieira.
 
Em outro trecho da entrevista à Agência Assembleia de Notícias, o parlamentar destacou que, a partir dessa conversa,  o Legislativo poderá elaborar uma carta que será entregue aos senadores goianos. “Conversaremos com os nossos senadores no sentido de ajudar na definição do voto [favorável à retomada das coligações]. Vamos trabalhar para levar uma carta com a assinatura dos deputados que concordam com o retorno desse regime”, finalizou.

Por sua vez, o presidente da Federação, Marcelo Baicchi, considerou o encontro “um momento ímpar”. “Apesar da Federação não participar do contexto político-partidário, estamos sempre prontos para discutir a política do Estado e as questões que envolvem o empreendedorismo. Fiquei muito feliz e satisfeito em ver a posição praticamente unânime daqueles que defendem a liberdade democrática de participação e a possibilidade de que, a partir da reforma, mais pessoas venham a participar da política. Para nós foi um grande prazer receber parte da Assembleia Legislativa aqui”, pontuou.
 
Parcerias  
 
Em paralelo, foram ressaltadas, durante o encontro, as diversas parcerias firmadas entre a Assembleia Legislativa e o setor produtivo. “Uma delas, inclusive, será lançada amanhã, às 11h na nova sede. Conheceremos a estrutura e faremos a estreia do nosso restaurante, Escola Senac. Todas as adequações já foram feitas, então poderemos saborear um almoço preparado pelos nossos profissionais do Senac. Com isso, selamos mais uma parceria através de um restaurante moderno que será referência em todo Brasil”, destacou Lissauer Vieira. 
 
Já o diretor de relações institucionais da Fecomércio, Simeyzon Silveira, julgou o momento importante para reforçar também o sucesso do elo existente entre a Assembleia Legislativa e o setor produtivo. “Já temos várias parcerias como a Alego Ativa, Escola do Legislativo, Restaurante Escola e até as qualificações dos municípios através de pedidos de deputados. São muitas as costuras efetivadas através desta união de forças”, considerou. 
 
Devido ao curto espaço de tempo, segundo Baiocchi, outros temas não puderam ser abordados, e, por esse motivo, já se estima um novo encontro do grupo. “Os deputados precisam voltar para a Assembleia, mas devemos provocar essa discussão novamente. É importante que a Assembleia se posicione nacionalmente, através dos deputados goianos, sobre como eles pensam diante desta pauta”, finalizou Baiocchi.

Presente no encontro, o deputado Talles Barreto (PSDB) parabenizou e agradeceu o presidente da Fecomércio pela oportunidade. “O senhor sempre foi um grande parceiro da Alego, o que se repete no município de Goiânia”. Adriana Accorsi, por sua vez, estendeu elogios não apenas a Baiocchi, mas também ao presidente do Legislativo: “Parabéns, presidente Lissauer, pela postura democrática, graças a isso podemos conversar sobre grandes temas que atingem a todos nós e também a população”. 

Também estiveram no encontro os deputados: Antônio Gomide (PT), Lêda Borges (PSDB), Virmondes Cruvinel (Cidadania), Chico KGL (DEM), Álvaro Guimarães (DEM), Gustavo Sebba (PSDB), Maycllyn Carreiro (PRTB), Cairo Salim (Pros), Jeferson Rodrigues (Republicanos), Delegado Eduardo Prado (DC), Humberto Aidar (MDB), Coronel Adailton (Progressistas), Amilton Filho (Solidariedade) e Wagner Neto (Pros).

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA