Cidades

Caiado celebra avanços durante encontro com deputados

Publicado

em

O governador Ronaldo Caiado se reuniu, nesta terça-feira (24/01), com deputados estaduais da base que compõem a 19ª legislatura. No encontro realizado no Palácio das Esmeraldas, o chefe do Executivo agradeceu a parceria e destacou o protagonismo dos parlamentares na aprovação de matérias que deram a Goiás condições de avançar nesses últimos quatro anos. “Se hoje estamos colhendo frutos, faço questão de compartilhar com os deputados que sustentaram os momentos mais difíceis da nossa trajetória”, afirmou.  

A atual legislatura termina neste mês. Alguns deputados deixam a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), enquanto outros serão empossados para novo mandato a partir de 1º de fevereiro. Caiado afirmou que o encontro desta semana não se trata de uma despedida, mas da reafirmação de um compromisso com aqueles que contribuem com o fortalecimento de Goiás. “Hoje temos um Estado com capacidade de investimento. Já temos uma noção real daquilo em que avançamos”, disse.

Projetos de destaque

O governador mencionou alguns projetos de destaque colocados em prática no território goiano em áreas como a saúde – a exemplo do início das obras do Hospital do Câncer –, educação, social, habitação e infraestrutura. “Esse convívio [entre Executivo e Legislativo] vai ficar na história da política de Goiás. Votar matérias como votamos, e ter esses resultados, é algo que nos enche de orgulho”, definiu. “Hoje Goiás está apto a mostrar o que somos nacionalmente, e o que podemos fazer.”

Em nome dos parlamentares, o presidente da Alego, Lissauer Vieira, afirmou que nesses últimos quatro anos Goiás se pautou pela harmonia entre os Poderes. E que a boa relação garantiu resultados efetivos para a população. “Mostra que o caminho foi difícil, claro, mas percorrido da forma mais correta possível. Hoje Goiás comemora um Estado equilibrado e que é exemplo para todo o Brasil”, declarou.

Lissauer lembrou que houve matérias “importantes e difíceis de serem votadas”, mas que os deputados presentes na reunião “deram a sustentação” para aprovação delas. “Hoje podem dizer, em alto e bom som, que participaram da transformação administrativa e econômica do Estado, e que isso rende frutos em todas as áreas. Goiás é referência de administração pública, de gestão transparente e honesta”, salientou o parlamentar.

Encontro com Lula

Ainda durante a reunião, o governador comentou que ficou cerca de 50 dias afastado das atividades presenciais para se recuperar de uma cirurgia cardíaca, mas que já retomou a agenda. Um dos compromissos de destaque nesta semana está previsto para a sexta-feira (27/01), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um encontro com governadores e governadoras em Brasília. Na ocasião, Caiado espera apresentar ao presidente e seus ministros “algumas prioridades do Estado e outras que sejam comuns à região Centro-Oeste”.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA