Cidades

Caiado convoca deputados eleitos a trabalharem juntos por Goiás

Publicado

em

O governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta quarta-feira (25/01), os deputados eleitos para a 20ª legislatura, que terá início em 1º de fevereiro. Em tom de parceria e apoio mútuo, o governador Ronaldo Caiado convocou os parlamentares estaduais a trabalharem juntos por Goiás e, assim, fortalecer os projetos em prol da população nas mais diversas áreas.

“Quero governar sem pretensão de disputar, fiquem tranquilos. Sou aliado de vocês”, assegurou.

Caiado lembrou que, durante os quatro anos de seu primeiro mandato, governou em total sintonia com os poderes Legislativo e Judiciário. Tal relacionamento, disse, garantiu governabilidade e avanços notáveis. Por isso, vai seguir a mesma linha de trabalho até 2026.

“Esse é meu objetivo: dignificar nosso Estado com uma política honesta e transparente, não só no discurso, mas na prática, com as pessoas sentindo melhorias”, afirmou.

O governador alertou os novos parlamentares sobre a necessidade de consciência e planejamento na destinação das emendas impositivas. “É uma independência de cada deputado. Não cabe ao governo discutir, mas pagar. E, modéstia à parte, nunca atrasamos um dia. O pedido que faço é que haja convergência para que se obtenha resultados no investimento dado”, salientou Caiado.

Caiado lembrou que, durante os quatro anos de seu primeiro mandato, governou em total sintonia com os poderes Legislativo e Judiciário (Foto: Junior Guimarães)

Ainda durante o discurso, o governador comentou sobre as eleições para presidência da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), reforçando que o Palácio das Esmeraldas está de portas abertas ao futuro presidente e demais parlamentares.

“Estarão sempre aqui com a presença que achar necessária, tratando de assuntos relevantes da Assembleia em nome de cada município de Goiás”, sublinhou. A eleição da Mesa Diretora será dia 1º de fevereiro, logo após a solenidade de posse dos 41 deputados eleitos.

Presença de deputados eleitos

Participaram do encontro os deputados estaduais eleitos Alessandro Moreira, Amilton Filho, Anderson Teodoro, André do Premium, Cairo Salim, Charles Bento, Clécio Alves, Coronel Adailton, Cristiano Galindo, George Morais, Gugu Nader, Issy Quinan, Jamil Calife, Júlio Pina, Lincoln Tejota, Lineu Olímpio, Lucas do Vale, Ricardo Quirino, Renato de Castro, Rosângela Rezende, Veter Martins, Virmondes Cruvinel, Vivian Naves, Wagner Neto, Wilde Cambão, Zeli Fritsche; além do secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima; do chefe de gabinete da Governadoria, Alex Godinho; dos prefeitos Roberto Naves (Anápolis), Iolanda Holiceni (Alvorada do Norte) e Paulo Vitor Avelar (Jaraguá); e o deputado estadual Francisco Oliveira.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA