Cidades

Comurg adere ao Programa Jovem Aprendiz e capacita 43 estudantes

Publicado

em


A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realiza, desde o início da semana, a integração de Jovens Aprendizes selecionados para trabalharem na Companhia. A iniciativa beneficia jovens, entre 14 e 24 anos, com o primeiro emprego.

Os contemplados realizaram curso preparatório por 15 dias, totalizando de 60h, com aulas de noções básicas de administração, financeiro, recursos humanos e atendimento ao público. O aprendizado segue com aulas online, com duração de 4h/dia, uma vez por semana, até o final do contrato que tem vigência de dois anos.

Ao todo, cerca de 43 jovens vão trabalhar nos diversos departamentos não insalubres da Companhia. Eles farão jus de todos os direitos trabalhistas, como carteira assinada, vale transporte, fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) de 2%, férias e acréscimo de 1/3, décimo terceiro salário, seguro de acidentes pessoais (IPHAC).

O presidente da Comurg, Alex Gama, ressalta que essa é uma grande oportunidade para jovens desenvolverem atividades administrativas e corporativas. “Esses jovens estarão inseridos nos departamentos da Companhia, desenvolvendo o convívio social, trabalho em equipe, disciplina, horário e organização”, explica

Thiago Augusto, de 16 anos, é um dos contemplados. Ele cursa o ensino médio e diz que pretende seguir a carreira de jornalista. “Participar do programa vai me ajudar na socialização, na busca por mais conhecimentos, além do auxílio nas necessidades financeiras”, explica

O Programa Jovem Aprendiz foi criado a partir da Lei da Aprendizagem e possibilita que os estudantes comecem em um emprego sem prejudicar os estudos, já que uma das premissas é a carga horária de trabalho reduzida.

Para participar do projeto é necessário ter entre 14 e 24 anos e estar devidamente matriculado na escola.

Os aprendizes têm alguns direitos garantidos pela Lei da aprendizagem:

• Curso preparatório na área de atuação na empresa
• Jornada reduzida de até 6 horas
• Proibição de horas extra e de trabalho noturno, das 22h às 5h
• Salário baseado no salário mínimo por hora no Brasil e que é proporcional às horas de trabalho
• Trabalho registrado com anotação na Carteira de Trabalho
• Férias remuneradas, que devem coincidir com as férias escolares
• Direito a 13º salário
• 2% de FGTS
• Caso precise se afastar para servir ao exército, o FGTS continua a ser pago

Companhia de Urbanização de Goiânia – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA