Geral

Complexo Esportivo e Biblioteca Pública do Cruzeiro serão reformados

Publicado

em


Com exceção da quadra coberta que foi entregue no final de 2019, o complexo como um todo precisa de melhorias | Fotos: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Dois espaços públicos importantes para a população do Cruzeiro, o Complexo Esportivo e a Biblioteca Pública, serão reformados. A Administração Regional do Cruzeiro aguarda o resultado da licitação, publicada em 5 de novembro e com sessão prevista para o dia 12, que permitirá a contratação de uma empresa para realizar o projeto básico do espaço esportivo e a execução do laudo técnico da biblioteca.

Orçada em R$ 323.049,24, valor captado por emenda parlamentar do deputado distrital Reginaldo Sardinha, a licitação prevê cinco projetos de reforma do Complexo Esportivo e laudo técnico da Biblioteca Pública para atender o parecer técnico da Novacap.

“A ideia é que a gente tenha os projetos em mão para que possamos contratar a obra [do Complexo Esportivo do Cruzeiro]. Sem o projeto, não podemos fazer nada. Essa é uma grande demanda. A segunda demanda é a nossa biblioteca que, hoje, precisa de um laudo estrutural informando se poderá ser reformada ou se terá que ser substituída”, explica Luiz Eduardo Pessoa, administrador do Cruzeiro.

Criado em 2003, o Complexo Esportivo do Cruzeiro atende, em média por semana, mais de 3 mil pessoas que praticam diferentes modalidades esportivas em um espaço de 22 mil metros quadrados no Cruzeiro Novo. O complexo é composto por ginásio poliesportivo, quadra coberta, campo de futebol oficial com duas arquibancadas, duas canchas de futevôlei, dois campos de society (gramado e grama sintética) e guaritas.

Com exceção da quadra coberta que foi entregue no final de 2019, o complexo como um todo precisa de melhorias. “A nossa ideia é fazer um conjunto de projetos que possam abarcar a revitalização de todo o nosso complexo”, adianta administrador.

O administrador da RA cita a necessidade de reforma do ginásio, palco de campeonatos; modificação das instalações hidráulica e elétrica; recuperação das pinturas e das esquadrias; construção de um terceiro lance de arquibancada com um vestiário e das coberturas; recuperação do cercamento, da iluminação e da calçada; e criação da acessibilidade para pessoas com deficiência em todo o complexo. Ainda há a expectativa da construção de uma ala para realização dos eventos e a indicação de um projeto futuro para construção de um parque aquático.

A necessidade de reforma do complexo é algo que chama a atenção dos frequentadores. A aposentada Lucione Guedes admite que estava atrás das autoridades para fazer esse pedido. Ela tem acompanhado o neto nas aulas de futebol realizadas no espaço. “Precisa de uma reforma para garantir mais segurança. Está uma buraqueira. Essas grades estão péssimas. A arquibancada aqui também precisa de uma pintura”, define.

A dona de casa Lucineide Alves, 38 anos, concorda. Há três anos, o filho dela frequenta a escolinha de futebol. “Precisa de uma reforma urgente”, comenta. Apesar disso, ela diz gostar do complexo. “Eu moro aqui no Cruzeiro, então é confortável ter esse espaço próximo de casa para meu filho praticar esporte”, acrescenta.

Biblioteca Pública

Além dos projetos para a reforma do Complexo Esportivo do Cruzeiro, a licitação traz a obrigação do laudo técnico da Biblioteca Pública, o espaço está parcialmente fechado desde 2019

Além dos projetos para a reforma do Complexo Esportivo do Cruzeiro, a licitação traz a obrigação do laudo técnico da Biblioteca Pública, o espaço está parcialmente fechado desde 2019.

Segundo o administrador Luiz Eduardo Pessoa, 90% da biblioteca está interditada. Está aberto apenas o Salão de Múltiplas Funções, liberado pela Defesa Civil.

O servidor público Cassiandro Ronzani, 43 anos, conta que a esposa e o cunhado sempre frequentaram a biblioteca. Os dois usavam o espaço para estudar para concurso público.

“Eu nunca frequentei, mas minha esposa e meu cunhado vinham sempre. Minha esposa estudou na biblioteca entre 2006 e 2010. Agora, meu cunhado estava usando enquanto esteve aberto. Dá para perceber, só de olhar, que precisa de uma reforma”, lembra.

Quem precisa usar a biblioteca tem que optar por alternativas. Para suprir a demanda, a Administração do Cruzeiro abriu uma sala de estudos em sua sede numa iniciativa com a Secretaria de Juventude.

A expectativa é que o laudo técnico possa garantir o próximo passo da administração em relação à biblioteca. “A empresa terá que fazer o laudo da biblioteca para que possamos entregar para a Novacap e sermos capazes de tomar as decisões necessárias”, admite Luiz. O espaço pode ser reformado para reabertura ou completamente substituído, a depender do resultado.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA