Política

Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento realiza sessão nesta 4ª-feira, às 14h. Na pauta, 15 processos para deliberação.

Publicado

em


Os parlamentares membros da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento (CTFO) do Poder Legislativo de Goiás se reúnem nesta quarta-feira, 18, para deliberação de 15 processos, um habilitado à distribuição e 14 aptos à votação. A sessão híbrida, a ser comandada pelo presidente do colegiado, deputado Thiago Albernaz (Solidariedade), terá início às 14 horas. Os trabalhos serão transmitidos ao vivo pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta e 8 da NET Claro), pelo Youtube e, também pelo site oficial da Casa de Leis, no link: portal.al.go.leg.br

Com parecer favorável da relatoria, será deliberada matéria que trata da alteração da Lei nº 11.651, de 26 de dezembro de 1991, que institui o Código Tributário do Estado de Goiás (CTE-GO), no processo 2355/20, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), no qual é incluída a validade de certidões negativas de débitos estaduais. Com nova redação, o artigo 193 determina que, “a prova de quitação dos tributos estaduais será feita por certidão negativa, expedida à vista de requerimento do interessado, com validade pelo prazo de 90 dias, contados da data de sua expedição”.

O parlamentar explica que, a nível federal, as certidões têm prazo de validade médio de 180 dias, e observa-se que o atual prazo de 60 dias deveria ser estendido no âmbito estadual para uma melhor adequação à atual realidade vivida em nossa sociedade.

Cruvinel ainda argumenta a necessidade da alteração da lei diante da situação de emergência na saúde pública do estado em razão da pandemia mundial e adotando medidas de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (covid-19). “A situação de Goiás é preocupante e afeta a todos os cidadãos fazendo com que tenhamos que nos adequar à nova realidade social.”

Por sua vez, diante do mesmo cenário de crise em decorrência da covid-19, o ex-deputado Diego Sorgatto (DEM) trata no processo 2436/20 acerca da prorrogação por 120 dias ou enquanto perdurar a pandemia, os prazos de validade das certidões negativas de débitos e certidões positivas com efeitos de negativas, relativas à Fazenda Pública de Goiás. 

Sorgatto aponta as projeções econômicas e financeiras em um cenário nacional restritivo, com ausência de crescimento e uma visível possibilidade de retração da economia nacional, seu reflexo nos diversos setores produtivos da economia goiana e a importância das ações estatais para minorar os danos sociais e econômicos causados pela pandemia. “Portanto, a necessidade de aumentar o prazo de validade para essas certidões, pois, sem o referido documento, as micro e pequenas empresas não podem participar de licitações e correm o risco de não receberem os devidos pagamentos pela falta da certidão.”

Lista completa de processos

Distribuição

Processo nº 6273/21 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório de execução nº 28/21 referente ao contrato de gestão (HDS). Processo SEI nº 202100010021578.

Votação

Processo nº 2355/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Altera a Lei nº 11.651, de 26 de dezembro de 1991, que institui o Código Tributário do Estado de Goiás (CTE-GO). Relatado pelo deputado Rubens Marques pela aprovação. 

Processo nº 2436/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Prorroga os prazos de validade das certidões negativas de débitos e certidões positivas com efeitos de negativas, relativas à Fazenda Pública estadual, em virtude da pandemia da covid-19. Relatado pelo deputado Rubens Marques pela aprovação. 

Processo nº 979/19 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Prestação de contas anual da Fundação de Assistência Social de Anápolis (FASA), relativa ao exercício de 2016. Relatado pelo deputado Helio de Sousa pelo arquivamento. 

Processo nº 5893/19 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório de gestão do 2º quadrimestre do exercício de 2019 – SES-GO. Relatado pelo deputado Helio de Sousa pelo arquivamento. 

Processo nº 1395/19 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Prestação de contas do Instituto de Gestão e Humanização (IGH). Processo SEI nº 201700010009120. Relatado pelo deputado Álvaro Guimarães pelo arquivamento. 

Processo nº 2302/18 – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) – Relatório consubstanciado de análise de execução – organizações sociais. Relatado pelo deputado Álvaro Guimarães pelo arquivamento.

Processo nº 3164/18 – Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) – Comunica decisão conforme acórdão nº 1194, de 11 de abril de 2018, que traz representação formulada pelo Ministério Público de Contas em face do pregão eletrônico nº 42/2014. Relatado pelo deputado Álvaro Guimarães.

Processo nº 2817/18 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório de gestão quadrimestral, do período de janeiro a abril de 2018. Relatado pelos deputados Helio de Sousa e Álvaro Guimarães pelo arquivamento. 

Processo nº 840/19 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório de gestão referente ao 3º quadrimestre de 2018. Processo SEI nº 201900010007219. Relatado pelo deputado Chico KGL pelo arquivamento. 

Processo nº 1310/19 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Prestação de contas da Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR), do exercício de 2015. Processo SEI nº 201600010024610. Relatado pelo deputado Chico KGL pelo arquivamento.

Processo nº 4225/20 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório detalhado do 3º quadrimestre de 2020. Processo SEI nº 202100010005320. Relatado pelo deputado Rubens Marques pelo arquivamento.

Processo nº 7163/19 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Nota técnica conclusiva nº 43/2019, referente à prestação de contas anual, referente ao exercício de 2016. Relatado pelo deputado Chico KGL pelo arquivamento.

Processo nº 7590/19 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório de inspeção nº 4/2018, da Gerência de Fiscalização das Parcerias da Controladoria-Geral do Estado (GEFP). Processo SEI nº 201911867000153. Relatado pelo deputado Chico KGL pelo arquivamento.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA