Política

Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento realiza reunião para apreciação de projetos hoje, às 14 horas

Publicado

em


A Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento (CTFO) reúne seus integrantes nesta quarta-feira, 8, às 14 horas. Na sessão híbrida, conduzida pelo presidente do colegiado, deputado Thiago Albernaz (Solidariedade), serão apreciados sete processos, além de distribuídos outros cinco. Os trabalhos podem ser acompanhados pela população em geral e imprensa pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. 

O processo nº 5844/21, de autoria do deputado Bruno Peixoto (MDB), autoriza o estado de Goiás a convocar, nomear e dar posse aos candidatos aprovados remanescentes ou excedentes de concurso público realizado e homologado em data precedente a eventual inclusão desta unidade federativa no Regime de Recuperação Fiscal. Além disso, o texto assinala que, para tanto, deverá haver disponibilidade financeira e a existência de cargos vagos em decorrência de aposentadoria, exoneração, demissão, exclusão e morte dos quadros da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO). O projeto de lei figura entre as matérias habilitadas à distribuição. 

Meninas olímpicas

A propositura que visa instituir o Prêmio Meninas Olímpicas, de autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), protocolado sob nº 5883/21, também está apto à distribuição. “A premiação tem o objetivo de reconhecer e incentivar a participação das estudantes de escolas públicas em Olimpíadas Científicas”, ressalta a propositora. 

O Prêmio Meninas Olímpicas foi inspirado no Projeto Movimento Meninas Olímpicas desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e coordenado pela professora Nara Martinl Bigolin. 

De acordo com o texto, no parágrafo único do artigo 1º, a ser conferido pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, será concedido nas categorias: nível 1, para alunas do sexto e sétimo ano do ensino fundamental, nível 2 do oitavo e nono ano do ensino fundamental, e nível 3 para o ensino médio. 

Votação

Processo nº 4563/21 – Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Relatório COMACG nº 06/21. Processo SEI nº 202100010006776. Relatado pelo deputado Wagner Neto pelo arquivamento.

Processo nº 7965/21 – Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Relatório nº 46/21 COMACG/ GAOS / SUPER – HEJA/I.CEM. Processo SEI nº 202100010039514. Relatado pelo deputado Helio de Sousa pelo arquivamento.

Processo nº 6889/21 – Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Relatório COMACG n° 24/21. Processo SEI nº 202100010016090. Relatado pelo deputado Helio de Sousa pelo arquivamento.

Processo nº 7972/21 – Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Errata do relatório conclusivo nº 42/2020 – Abevida/Credeq. Processo SEI nº 202000010042109. Relatado pelo deputado Helio de Sousa pelo arquivamento.

Processo nº 5625/21 – Secretaria de Estado da Saúde (SES) – 1º relatório detalhado quadrimestral anterior – RDQA/21. Relatado pelo deputado Chico KGL pelo arquivamento. 

Processo nº 7109/19 – Deputado Virmondes Cruvinel – Altera a Lei nº 13.453, de 16 de abril de 1999. Relatado pelo deputado Chico KGL pela rejeição.

Processo nº 6000/21 – Ministério da Cidadania – Comunica celebração do convênio nº 897889/2020. Relatado pelo deputado Chico KGL pelo arquivamento. 

Distribuição

Processo nº 5187/21 – Deputado Amilton Filho – Autoriza a realização de convênio entre as secretarias de Educação, Agricultura e Emater- GO para o abastecimento e fornecimento de produtos da agricultura familiar de gêneros alimentícios diversificados, produzidos localmente para a merenda escolar de toda rede de ensino público estadual. 

Processo nº 8820/21 – Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) – Relatório de atividades referentes ao 2º trimestre. 

Processo nº 5844/21 – Deputado Bruno Peixoto – Autoriza o Estado de Goiás a convocar, nomear e dar posse nas circunstâncias especificadas. 

Processo nº 5883/21 – Delegada Adriana Accorsi – Institui o Prêmio Meninas Olímpicas, a ser conferido pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. 

Processo nº 8933/21 – Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) – Relatório de atividades referentes ao 3º trimestre. Processo SEI nº 202100047002798.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA