Política

Comissão de Finanças aprova isenção de ICMS e IPVA para veículos de portadores de deficiência ou autistas

Publicado

em

O vice-presidente da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento (CTFO), deputado Chico KGL (UB), coordenou a reunião híbrida desta quarta-feira, 18. Durante o encontro foram apreciados três matérias de autoria parlamentar e um processo oriundo da Secretaria Estadual de Educação (SEE). Outros seis projetos foram distribuídos para relatoria.

Dentre as matérias aprovadas, destaque para o projeto de lei nª 7525/21, rubricado pelo deputado Charles Bento (MDB), que concede isenção do ICMS e do IPVA aos veículos no valor de até R$ 140 mil, destinados a pessoas portadoras de deficiência física, visual, auditiva, mental ou autista. A proposta foi aprovada por unanimidade pelo colegiado que seguiu o relatório favorável do relator, deputado Hélio de Souza (PSDB).

O autor ressalta que a aprovação da proposta reafirma o direito de ir e vir da pessoa com deficiência, adequando a legislação estadual com a Lei Federal nº 14.183/2021.

Se aprovado, o benefício deverá ser transferido ao adquirente do veículo mediante redução no seu preço. “Além disso, o benefício se aplica somente a veículo automotor cujo valor não exceda R$ 140 mil (incluídos os tributos incidentes). Para quem possuir débito com a Fazenda Pública Estadual também fica vetado acesso ao benefício”, diz o texto.

Já o projeto de lei nº 1928/20, assinado pela deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), que dispõe sobre a concessão de auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica em Goiás, foi encaminhado para diligência. A matéria foi relatada pelo deputado Delegado Eduardo Prado (PL).

Demais projetos apreciados

Processo nº 4508/21 – Deputada Lêda Borges – Institui o Programa Supera Goiás de enfrentamento e combate à crise econômica causada pelas medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus. Relatado pelo deputado Delegado Eduardo Prado pela diligência.

Processo nº 5327/19 – Secretaria Estadual de Educação – Relatório de execução nº 23 em substituição ao relatório de execução nº14/2019 e parecer técnico 11/2019, concernentes ao contrato de execução nº 107/2018. Relatado pelo deputado Chico KGL pelo arquivamento.

Processos distribuídos para relatoria

Processo nº 7856/19 – Deputado Lucas Calil – Autoriza o Poder Executivo a doar área à diocese de Anápolis – Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Distribuído ao deputado Tião Caroço (UB).

Processo nº 6857/21 – Deputado Cairo Salim – Proíbe a utilização de verbas públicas em eventos e serviços que promovam a sexualização de crianças e adolescentes. Distribuído ao deputado Henrique César (PSC).

Processo nº 4481/21 – Deputado Karlos Cabral – Dispõe sobre a concessão dos benefícios fiscais. Distribuído ao deputado Amauri Ribeiro (UB).

Processo nº 2319/22 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório Comacg nº 4/2022 – Comacg/Gaos/Super/Ses/Go. Processo SEI nº 2022000010013585. Distribuído ao deputado Cairo Salim (PSD).

Processo nº 7957/21 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório de Execução nº 19/2019 e parecer técnico nº 08/2019 – Comacg. Processo SEI nº 201900010017910. Distribuído ao deputado Francisco Oliveira (MDB).

Processo nº 7969/21 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório nº 030 – 2021 – Comacg/Gaos/Super/Ses-Go Crer-Agir. Processo SEI nº 202100010021816. Distribuído ao deputado Zé Carapô.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA