Política

Comissão de Constituição, Justiça e Redação realiza reunião nesta terça-feira, 31, às 14 horas, para deliberar sobre 16 projetos

Publicado

em

Os deputados membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação do Poder Legislativo de Goiás se reúnem nesta terça-feira, 31, sob o comando do presidente do colegiado, deputado Dr. Antonio (UB).

No último encontro do mês de maio, dentre os 16 processos, 12 contam com parecer pela aprovação, dois com parecer contrário, e ainda, dois vetos oriundos do Executivo, um com manifestação pela rejeição, e outro apto à distribuição. 

A reunião híbrida poderá ser acompanhada, a partir das 14 horas, pela população em geral e imprensa pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

A criação do Sistema Estadual de Trilhas Ecológicas, denominado Caminhos do Planalto Central Goiás, composto por trilhas ecológicas cadastradas junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) é uma das matérias que será votada nesta reunião. 

No texto protocolado no processo nº 5887/20, o deputado Virmondes Cruvinel (UB) defende a iniciativa ao explicar que a prática de caminhada na natureza propicia o conhecimento dos ambientes naturais e contribui de forma decisiva para o desenvolvimento sustentável do local. “As pessoas que praticam atividades esportivas e de lazer na natureza desenvolvem uma plena consciência da importância da preservação dos ambientes naturais e têm contribuído de forma efetiva para a promoção da conservação da natureza e do desenvolvimento social e econômico de inúmeras localidades”, continua.

Ao defender a criação do sistema de trilhas, que possam ser percorridas pelos usuários a pé ou utilizando outros meios de locomoção não motorizados, Cruvinel pontua o fato de as áreas naturais protegidas apresentarem oportunidades únicas para a (re)aproximação das pessoas aos ambientes naturais, aliando conhecimento, reflexões, desafios, afetividade, curiosidade, imaginação e noção de pertencimento, o que facilita o cumprimento dos objetivos da educação ambiental e da conservação da natureza. 

Para o legislador, a exploração da atividade do ecoturismo em Áreas Protegidas (APs), através da educação e da interpretação ambiental, pode constituir uma oportunidade ímpar para envolver as comunidades locais na gestão da área, sobretudo nas unidades de proteção integral, promovendo acordos entre as populações e as APs e serão alternativas econômicas para as pessoas, a fim de fortalecer as redes sociais e a governança local. 

Alíquota zero para GLP

Por sua vez, o deputado Cláudio Meirelles (PL), é autor de propositura voltada à fixação em zero a alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), incidente sobre o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

“O projeto visa amenizar o impacto dos altíssimos custos dos serviços básicos e essenciais no orçamento das famílias de baixa renda”, salienta o autor, no texto do processo 7003/21.

“A escalada dos preços dos combustíveis, junto da qual está atrelada a majoração quase que semanal do gás de cozinha, tem exigido muito sacrifício dos consumidores”, argumenta Meirelles. 

O parlamentar defende ainda que, “humanitariamente, não podemos assistir a esta escalada de fatores negativos na vida financeira dos goianos de forma pacífica”.

Rol de processos

Favorável 

Processo nº 5887/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Dispõe sobre a criação do Sistema Estadual de Trilhas Ecológicas, denominado Caminhos do Planalto Central Goiás. Relatado pelo deputado Amilton Filho. 

Processo nº 7003/21 – Deputado Cláudio Meirelles – Fixa em zero a alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), incidente sobre o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Relatado pelos deputados Amilton Filho e Francisco Oliveira.

Processo nº 7911/21 – Deputado Chico KGL – Altera as leis n° 13.898, de 24 de julho de 2001, n° 12.313, de 28 de março de 1994 e n° 19.257, de 13 de abril de 2016, para conceder a gratuidade do transporte público às pessoas portadoras de hemoglobinopatia ss ou doença falciforme. Relatado pelo deputado Amilton Filho. 

Processo nº 1279/22 – Deputado Talles Barreto – Altera a Lei n° 18.673, de 21 de novembro de 2014, que dispõe sobre os serviços de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. Relatado pelo deputado Amilton Filho. 

Processo nº 1575/22 – Deputada Lêda Borges – Dispõe sobre o fornecimento gratuito de fraldas descartáveis para idosos portadores de deficiência. Relatado pelo deputado Amilton Filho. 

Processo nº 1578/22 – Deputada Lêda Borges – Institui a Semana de Incentivo à Participação da Mulher no Processo Eleitoral. Relator deputado  Talles Barreto.

Processo nº 1579/22 – Deputado Antônio Gomide – Institui o “Goiás sem Desmatamento”, que estabelece a obrigatoriedade da veiculação institucional informando o percentual de desmatamento em Goiás e a importância da preservação do ecossistema. Relatado pelo deputado Amilton Filho. 

Processo nº 1710/22 – Deputado Bruno Peixoto – Disciplina a utilização do colar de proteção e blindagem adequada quando da realização de exames nos quais ocorra a emissão de radiação. Relatado pelo deputado Amilton Filho. 

Processo nº 1945/22 – Deputado Coronel Adailton – Dispõe sobre o reconhecimento do pastelinho de Goiás como patrimônio cultural e imaterial goiano. Relatado pelo deputado  Amauri Ribeiro.

Processo nº 1959/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a Festa do Milho de Aragoiânia. Relatado pelo deputado Amauri Ribeiro.

Processo nº 1960/22 – Deputado Coronel Adailton – Dispõe sobre o reconhecimento da Procissão do Fogaréu como patrimônio cultural e imaterial goiano. Relatado pelo deputado Amauri Ribeiro.

Processo nº 1964/22 – Deputada Lêda Borges – Declara de utilidade pública a Associação de Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Paraíso, com sede no município de Alto Paraíso de Goiás. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira.

Contrário

Processo nº 9475/21 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Dispõe sobre os direitos dos entregadores e motoristas que prestam serviços a empresas de aplicativos. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 1245/22 – Deputado Lêda Borges – Estabelece medidas para a ampliação de procedimentos cirúrgicos eletivos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS-GO). Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Veto

Rejeição 

Processo nº 5653/21 – Veto integral da Governadoria ao  autógrafo de lei nº 52, de 29 de abril de 2021, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado, que reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essencial. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Distribuição

Processo nº 10051/21 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei complementar nº 5, de 19 de abril de 2022, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado, que estabelece as diretrizes e bases do Sistema Educativo do Estado de Goiás.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA