Distrito Federal

Combate à violência tem área nova em hospital do Paranoá

Publicado

em


O Centro de Especialidades para a Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica, mais conhecido como Cepav Girassol, foi inaugurado nesta quinta-feira (6). A unidade, que funciona no Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá, ganhou um ambiente agradável e mais aconchegante para receber e acolher os pacientes que necessitam desse serviço.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, visitou a unidade acompanhado da secretária adjunta de Assistência à Saúde, Raquel Beviláqua. Até a semana passada, ela ocupava o cargo de  superintendente da Região de Saúde Leste, que  engloba o HRL. Eles inauguraram oficialmente o novo espaço, cuja reforma ocorreu por meio de uma parceria da ONG Amigos da Vida em conjunto com a CNP Seguros.

Placa de boas vindas do Cepav Girassol, que recebeu adequações físicas para dar maior acolhimento e conforto para as vítimas de violência | Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Saúde-DF

“O Cepav é um trabalho essencial para a saúde pública, pois atende muitas mulheres vítimas de violência” Osnei Okumoto, secretário de Saúde

O Cepav Girassol recebeu adequações físicas para dar maior acolhimento e conforto para as vítimas de violência atendidas na unidade, prezando pelo conforto da equipe multidisciplinar que trabalha no espaço. Foram feitos reparos na estrutura e as paredes foram pintadas de tons pastéis.

“O Cepav é um trabalho essencial para a saúde pública, pois atende muitas mulheres vítimas de violência. Quero parabenizar o trabalho belíssimo de todos os servidores e agradecer a colaboração da ONG Amigos da Vida em estar nos ajudando com a reforma de vários Cepavs”, afirma Okumoto.

Para Cristiano Ramos, presidente da ONG Amigos da Vida, ajudar esses espaços é algo de extrema importância, pois são locais que acolhem muitas vítimas de violência doméstica, principalmente durante a pandemia, em que aumentaram os casos. “Entendemos a importância e necessidade do atendimento multidisciplinar para essas mulheres, por isso esse é o quarto espaço que ajudamos a reformar”.

“Pretendemos criar aqui 50 leitos, sendo pelo menos 15 de UTI. Como é um espaço grande e do lado do centro cirúrgico vai ser fácil puxar a rede de gases” Sidney Sotero, superintendente substituto da Região Leste

Visita à Superintendência

Após a inauguração, o secretário, juntamente com a secretária-adjunta Raquel Beviláqua e o superintendente substituto da Região Leste, Sidney Sotero, visitaram as novas instalações da Superintendência, agora no prédio em que funcionava uma agência do BRB. O local é amplo e será destinado para a Assistência. “Pretendemos criar aqui 50 leitos, sendo pelo menos 15 de UTI. Como é um espaço grande e do lado do centro cirúrgico vai ser fácil puxar a rede de gases”, explica Sotero.

De acordo com ele, a previsão é de que o espaço seja ampliado em duas fases, com a abertura de 20 leitos na primeira fase e o restante na segunda.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA