Distrito Federal

Praças bem cuidadas marcam e valorizam os 18 anos do Sudoeste

Publicado

em


Os 18 anos do Sudoeste, comemorados nessa quinta-feira (6), não teve bolo, velinhas, muito menos parabéns para você. Sobretudo porque o protocolo de segurança no combate à covid-19 não permite eventos com aglomeração. Mas a data de uma das mais novas RAs do DF é celebrada com obras e ações diárias em benefício da sociedade, graças à ativa parceria entre o GDF Presente e a administração regional da cidade.

Além de reforma das praças do Sudoeste, o trabalho de manutenção dos espaços verdes avançam, com poda de gramas e árvores; e plantio de mudas. Há dois anos morador da QRSW 1, o militar Thiago Rodrigues, 32 anos, se surpreendeu nesta manhã de quinta (5) com a movimentação das equipes do GDF Presente próximo a residência dele. “Estava precisando mesmo melhorar a quadra de esporte. Não sabia do projeto do governo de reformar o lugar, iniciativa é bem-vinda”, elogia. “Nos fins de semana há muitas famílias que passeiam no lugar com seus filhos pequenos e animais domésticos, o pessoal vai gostar de ver tudo bem arrumado e bonito”, complementa.

Áreas de lazer estão recebendo calçadas novas. As quadras de esporte passam por melhorias | Foto: Lucio Bernardo Jr. / Agência Brasília

“Aqui é tudo calçado, tem ciclovia, lixeiras e quase toda semana vemos uma equipe podando a grama, as árvores, cuidando do jardim o tempo inteiro, tudo é muito limpo” Rafael Lobato Miguel, servidor público

O casal de servidores públicos e moradores da cidade, Fernanda e Rafael Lobato Miguel, reforça os elogios às ações do governo. “Gosto muito do Sudoeste, é um lugar legal para se viver, passear, é bastante seguro, já tentamos sair daqui, mas não conseguimos. É um lugar agradável e gostoso, confortável e limpo”, avalia Fernanda, 32 anos. “Excelente essa zeladoria do governo na cidade. Aqui é tudo calçado, tem ciclovia, lixeiras, e quase toda semana vemos uma equipe podando a grama, as árvores, cuidando do jardim o tempo inteiro, tudo é muito limpo”, reforça o marido dela.

Fernanda e Rafael Lobato Miguel reforçam os elogios às ações do GDF no Sudoeste | Foto: Lucio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Retorno à comunidade

O projeto de reforma da área de lazer da QRSW 1 compreende a construção de 120 metros de calçadas novas, com pontos de acessibilidade, além da troca das cestas de basquete da quadra de esporte. “É bom ver que o dinheiro que a gente paga em impostos retorna em conforto para a comunidade”, continua o militar Thiago Rodrigues.

Tereza Lamb, administradora regional: “O Sudoeste é uma cidade bem organizada” | Foto: Lucio Bernardo Jr. / Agência Brasília

“O Sudoeste é uma cidade bem organizada, mas estamos sempre trabalhando para deixá-la melhor ainda. Estamos atentos às demandas da comunidade”, comenta a administradora regional do Sudoeste, Tereza Canal Lamb, que também é moradora da região. “Temos muito orgulho dessa parceria da nossa administração com o GDF Presente. O secretário Zé Humberto (Governo) é o nosso colaborador sempre”, destaca

A população do Sudoeste/Octogonal ganhou 20 papa-lixos para evitar o descarte incorreto de resíduos Silvio Vieira, diretor-presidente do SLU

Participação da comunidade

Na QRSW 2 está a Praça dos Motoqueiros, que também será reformada pelas equipes do GDF Presente. Serão oferecidos apoio logístico e maquinário para transformar o local que estava abandonado havia dez anos. A obra também recebe apoio da comunidade.

“Muitos moradores estão dispostos a contribuir com o que podem, geralmente materiais básicos como cimento, madeiramento e até areia”, conta a assessora Marli Teixeira.

Papa-lixos chegaram 

Uma novidade que agradou muito aos moradores, tanto do aniversariante Sudoeste quanto da Octogonal, foi a disponibilização de 20 papa-lixos do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Foram distribuídas 13 caçambas no Sudoeste, sobretudo nas áreas comerciais, e sete na Octogonal.

O diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, afirmou que os investimentos realizados na região já chegam a cerca de R$ 800 mil.

“A população do Sudoeste/Octogonal ganhou mais esse suporte, que vai ajudar a manter esta região tão bem cuidada, contribuindo para evitar o descarte incorreto de resíduos. Cada papa-lixo tem capacidade de receber até 5m³ de resíduos domiciliares de forma segura e correta”, detalha.

“Esse é o papel do GDF Presente. Por meio das ações dos polos, ajudamos a empoderar as administrações, sendo o elo de ligações com outros órgãos públicos com maior estrutura, como a Novacap, a Caesb, o SLU, entre tantas outras”, comenta o coordenador do Polo Central do GDF Presente, Luciano Almeida.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA