Distrito Federal

Combate à Febre Amarela em São Sebastião

Publicado

em


A Secretaria de Saúde terminou provisoriamente a ação de bloqueio vacinal contra a febre amarela em São Sebastião. Durante duas semanas, as equipes volantes e o ponto de apoio da Atenção Primária avaliaram 3.719 cartões de vacinas, a partir do que 367 pessoas foram vacinadas contra a febre amarela. Outras 525 foram encaminhadas para atualização vacinal.

Os profissionais visitaram residências no Morro da Cruz, Zumbi dos Palmares e Residencial Vitória entre os dias 4 de janeiro e 15 do mesmo mês. O local fica próximo a uma área de mata onde um macaco morreu por febre amarela, em novembro. Na ocasião, os servidores também encontraram 1.615 casas fechadas.

A segunda semana de imunização contou com o incremento de mais servidores e o apoio de voluntários, que buscam uma oportunidade de aprendizado e amadurecimento profissional. Outro ponto importante foi a parceria com líderes comunitários que ajudaram na divulgação, como explica a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Atenção Primária da Região Leste, Danielle Gonçalves Figueiredo.

“Mantivemos o mesmo planejamento da primeira semana, porém tivemos a participação de mais recursos humanos da SES, e com o apoio dos voluntários conseguimos avançar mais junto com as equipes volantes. A liderança comunitária do Morro da Cruz nos apoiou na divulgação do ponto de apoio para atualização vacinal o que gerou mais adesão da população especialmente nesses últimos dias”, frisa.

Para o coordenador do voluntariado da Região Leste, Gilson Cosme, esses voluntários foram destinados a compor a equipe na imunização da febre amarela. “São profissionais formados, muitos deles com qualificações bem acima da média, que buscam colocar em pratica os seus ensinamentos e também ter experiência novas que venham a compor sua carreira profissional”, finaliza.

Equipe

Formaram as equipes nas duas semanas de ação de combate à febre amarela três servidores da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), a Secretaria de Saúde teve uma média de seis servidores por período e voluntários que na última semana foram 1 ou 2 por período contribuindo na ação.

Ação contínua

Ainda não há uma data para mais uma fase de vacinação contra a febre amarela. Porém, foram mapeados para uma nova ação contra a doença os Bairros São Francisco, São José e Vila Nova 1 e 2. Paralelamente, a região realiza o planejamento para a vacinação contra a Covid-19.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA