Cidades

Com apoio do Governo de Goiás, Orquestra Sinfônica Jovem se apresenta na Alemanha

Publicado

em

Em comemoração aos 20 anos de fundação, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), projeto mantido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), realiza o concerto de lançamento da turnê Brasil-Alemanha neste domingo (29), às 11h, na Escola do Futuro em Artes Basileu França. A entrada é gratuita. Depois da apresentação na capital, o grupo segue para a Europa, onde tem quatro espetáculos agendados, entre os dias 3 e 10 de junho, nas cidades de Berlim e Potsdam.

A regência dos concertos será do maestro titular e diretor artístico da OSJG, Eliel Ferreira. No repertório, obras de compositores latino-americanos como Heitor Villa-Lobos, Astor Piazzolla, Camargo Guarnieri, Arturo Márquez, Ary Barroso e Zequinha de Abreu. Para esta turnê, o grupo contará com um ex-integrante que possui carreira internacional como solista, o violista Natanael Ferreira.

Em solo alemão, o primeiro concerto será na Kammermusiksaal, da Berlin Philharmonie, em 3 de junho, às 20h. Na sequência, o grupo estará na Friedenskirche, em Potsdam-Sanssouci, no dia 5, às 17h. Já no dia 8 de junho, às 19h, a apresentação está marcada na Zwinglikirche, em Berlim-Friedrichshain. Concluindo a turnê, a orquestra se apresentará na Embaixada do Brasil em Berlim, em 10 de junho, às 20h.

História

Ao longo das últimas duas décadas, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás já realizou turnês nacionais e internacionais, incluindo a própria Alemanha, além de Espanha, Venezuela e China. Com objetivo principal de formar jovens músicos para atuar profissionalmente em orquestras do Brasil e do exterior, o projeto se firmou como uma das iniciativas socioeducacionais mais importantes do País.

Em média, a OSJG realiza cerca de 30 concertos anuais em Goiânia e na região metropolitana. Atua também em espetáculos diversos produzidos pela Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, unidade vinculada à Sedi, tais como ópera, musical e balé, além de buscar a democratização do acesso à música de concerto por meio da formação de plateia.

O projeto como um todo contempla, além da orquestra principal, a Banda Sinfônica Jovem de Goiás, o Coro Sinfônico Jovem de Goiás, a Orquestra Jovem Pedro Ludovico Teixeira, a Orquestra Infantil Mozart e a Big Band Basileu França, totalizando cerca de 300 alunos.

A realização da turnê Brasil-Alemanha é patrocinada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação; Universidade Federal de Goiás (UFG) e EFG em Artes Basileu França, com apoio do Instituto Música e Cidadania.

Fonte: Sedi – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA