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Com alta procura, 33 mil segundas doses são aplicadas nesta quarta (8)

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No primeiro dia da antecipação das vacinas Pfizer-BioNTech e AstraZeneca para quem tem a segunda dose marcada no cartão de vacina até o dia 24 de setembro, 33.622 pessoas completaram o ciclo vacinal. Para ser imunizado, basta procurar a unidade de saúde mais próxima que ofereça os imunizantes, levando documento de identidade com foto e cartão de vacina. Ainda nesta quarta-feira (8), outras 1.464 pessoas receberam a primeira dose e 424 a dose única.

Prevendo um aumento na procura por vacinas a partir do anúncio, os pontos de vacinação se prepararam para atender a demanda | Fotos: Divulgação SES-DF

A antecipação da segunda dose foi anunciada pelo secretário de Saúde, general Pafiadache, em coletiva de imprensa na última segunda-feira (6). “Entre todos os assuntos da pasta, a imunização da população segue sendo a prioridade do GDF. Vamos avançar bastante com a antecipação da segunda dose para esse público e, ao mesmo tempo, vamos finalizar a vacinação dos adolescentes de 17 anos”, informou o secretário.

Prevendo um aumento na procura por vacinas a partir do anúncio, os pontos de vacinação se prepararam para atender a demanda. De acordo com o gerente substituto da UBS 2 do Cruzeiro Velho, Leandro Silva, a expectativa era de receber, nesta quarta-feira (8), cerca de mil pessoas. O imunizante ofertado para segunda dose no local é a vacina Pfizer-BioNTech.

“É importante que os pacientes tragam um documento com foto. Organizamos nosso recurso humano para que as pessoas não precisem esperar nas filas”Iratan Crisóstomo, gerente da UBS 1 do Cruzeiro

“Se você recebeu a primeira dose da vacina Pfizer, venha até a unidade com um documento de identidade que possua o número do CPF. Estamos vacinando também os adolescentes com a primeira dose desta vacina”, convida o gerente da unidade.

Quem procurou a UBS 2 para receber a segunda dose antecipada foi a arquiteta Adriana Vieira Pestana, de 49 anos. “A decisão de antecipar a data dessa dose foi fantástica. É o que deveria ser feito mesmo. Quanto mais pessoas estiverem com a imunização completa, menos contaminação e casos graves teremos na nossa cidade”, frisou Adriana que foi até a unidade acompanhada de dois amigos que também fizeram a antecipação.

Alta procura

As unidades registraram grande procura por vacina nesta quarta. Foi assim na UBS 1 do Cruzeiro Novo, que oferece as vacinas AstraZeneca e CoronaVac. Lembrando que a CoronaVac não está sendo antecipada e o intervalo entre as doses ocorre entre 14 e 28 dias.

As unidades registraram grande procura por vacina nesta quarta. Foi assim na UBS 1 do Cruzeiro Novo, que oferece as vacinas AstraZeneca e CoronaVac

O gerente da UBS 1 do Cruzeiro, Iratan Crisóstomo, chama a população para comparecer à unidade até as 17h. “É importante que os pacientes tragam um documento com foto. Organizamos nosso recurso humano para que as pessoas não precisem esperar nas filas. Venham, pois estamos aguardando vocês.”

Para agilizar o atendimento, a UBS 1 mobilizou servidores para fazer a triagem dos pacientes que chegavam. Ainda na fila, o magistrado Arilson Ramos, de 51 anos, estava na expectativa de receber a segunda dose. “Achei a antecipação da vacina uma medida muito importante para a população porque acelera o ritmo da imunização no DF. Aproveito para ressaltar o atendimento aqui da UBS 1. Não tenho nenhuma reclamação a fazer, pelo contrário, só elogios. O atendimento foi rápido e eficiente praticamente sem filas”, parabeniza.

A historiadora Cristina Brito, de 45 anos, também esteve na UBS 1 e elogiou a rapidez com que foi atendida. “O serviço do posto está excelente, as filas estão organizadas e andando num ritmo muito bom. Parabéns à equipe pela organização”, agradece.

Os pontos de vacinação de primeira e segunda doses podem ser consultados no site da Secretaria de Saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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