Distrito Federal

Codeplan abre inscrições de três editais para pesquisadores

Publicado

em


A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) lançou três editais de Chamada Pública para seleção de pesquisadores (as) para atuar em projetos de pesquisas que atendem demandas prioritárias de órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal. São eles:

* Mapa do Emprego Verde: com objetivo de analisar o mercado de trabalho verde e seu potencial de crescimento no Distrito Federal para orientar políticas que visem a redução do desemprego, aumento da sustentabilidade econômica, vida da população e qualidade ambiental, o projeto de pesquisa, organizado pela Diretoria de Estudos Urbanos e Ambientais (Deura), abordará questões como a falta de soluções voltadas para iniciar novos negócios, empregos e mercados sustentáveis que impactam positivamente para a sustentabilidade do meio ambiente.

Serão oferecidas três bolsas com duração estimada de 7 meses. O edital faz parte da Chamada Pública Nº 01/2021 e está disponível no site da Codeplan. A seleção será implementada pela própria companhia e o envio das candidaturas deve ser realizado até o 11 de junho.

* Projeções demográficas do Distrito Federal por região administrativa: 2020 – 2030: o projeto tem como finalidade projetar a população por sexo e idade, no período de dez  anos, subsidiando o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas na área de Educação, Saúde, entre outros.

Daienne Machado, diretora de estudos e políticas sociais da Codeplan, explica: “O projeto permitirá à Codeplan projetar a população do DF por sexo e idade para 2020 a 2030 tanto no cenário tendencial como em cenários exploratórios, que consideram possíveis mudanças no território. Conhecer essas informações é essencial para gestores do DF planejarem suas políticas”.

A proposta desenvolvida pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Dieps), faz parte do edital de Chamada Pública Nº 02/2021 e está disponível no site da Codeplan, e concederá quatro bolsas, com duração de cinco meses e aos interessados as candidaturas irão até 16 de junho.

* Diagnóstico da rede de atendimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Distrito Federal: o projeto pretende diagnosticar a rede de atendimento TEA na capital, uma vez que esse diagnóstico servirá para identificar lacunas nas redes de ajuda e orientar pessoas com TEA e seus familiares a indelicadeza serviços, projetos e programas existentes relacionados a mesma. Também desenvolvido pela Dieps, o edital faz parte da Chamada Pública Nº 03/2021 e oferecerá três bolsas com duração estimada de sete meses. A seleção será implementada pela própria companhia, os interessados, devem enviar suas candidaturas entre 11 de junho e 02 de julho.

Para Jean Lima, presidente da Codeplan, “entender como funciona a rede de atendimento de pessoas com qualquer tipo de necessidade especial é fundamental para que se possa melhorar cada vez mais a prestação de serviços e para que se possa otimizar a elaboração de políticas públicas que  busquem a inclusão e a plena participação de pessoas, no caso deste edital, com transtorno do espectro autista na vida em sociedade, e em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Chamada Pública 2021
Seleção de Pesquisadores para projetos implementados pela Codeplan.
Acesso ao edital: http://www.codeplan.df.gov.br/chamada-publica/

* Com informações da Codeplan

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA