Distrito Federal

CGDF premia 77 órgãos públicos vencedores do Prêmio ITA 2020

Publicado

em


A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) premiou 77 órgãos públicos do DF que alcançaram 100% em transparência ativa em 2020. A mensuração é realizada por meio do Índice de Transparência Ativa – ITA.

Os troféus foram entregues aos representantes dos órgãos e entidades premiados, pelo controlador-geral do DF, Paulo Martins, e pela subcontroladora de Transparência e Controle Social, Rejane Vaz.

Este ano, por conta da pandemia, a CGDF realizou toda a divulgação dos vencedores por meio das redes sociais oficiais (Facebook: CGDFoficial, Twitter: @cgdfoficial, Instagram: cgdfoficial).

Já a entrega dos troféus para os representantes dos órgãos premiados foi feita por agendamento, nos dias 7 e 8 de dezembro, na Controladoria-Geral, anexo do Buriti, respeitando todo o protocolo sanitário determinado pelo Governo do DF.

Segundo o controlador, o prêmio reconhece o esforço e dedicação dos órgãos em disponibilizar informações confiáveis e verídicas para a população: “A transparência é o elemento que une o governo à sociedade. É uma forma de prestar contas. A missão da CGDF é orientar e apoiar os órgãos para que conquistem 100% de transparência ativa”.

O controlador Paulo Martins também destacou os órgãos que atingiram 100% de transparência nas cinco edições do prêmio: Terracap, Casa Civil, Secretaria de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Transporte e Mobilidade. “Nossos parabéns especial para essas entidades governamentais que, há cinco anos, se empenham para obter a premiação máxima”, reconhece.

Em 2020, houve um aumento de mais de 40% no número de órgãos com 100% no índice, saltando de 54 para 77 órgãos. Isso demonstra a transparência de 100% dos órgãos públicos especializados/autônomos; 93% das secretarias de Estado; 70% das administrações regionais; e 88% das entidades ligadas à estrutura do Executivo local. No caso específico de administrações regionais, o número saltou de 11 para 23 em 2020.

Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia, o Governo do Distrito Federal conseguiu evoluir no atendimento da Lei de Acesso à Informação. O Índice geral de Transparência do DF saltou de 84% para 90% este ano. O maior índice já alcançado.

Premiados

Para o secretário de Comunicação, Wellington Moraes, o Prêmio ITA é muito significativo para o gestor público. “É o reconhecimento do trabalho, da seriedade com a qual desenvolvemos nossa função. A Controladoria-Geral, reconhecendo isso e nos premiando, que significa 100% do trabalho, da responsabilidade que temos para com o Governo na área de comunicação, é motivo de orgulho para toda a equipe da Secretaria de Comunicação do Distrito Federal”, diz.

José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo, cuja secretaria incorpora as Secretarias Executivas das Cidades e de Políticas Públicas, destaca a conquista do índice elevado obtido pelas Administrações Regionais. “Esse prêmio representa uma grande melhora no relacionamento com o cidadão. Significa que os serviços estão chegando à população de maneira precisa. Isso é um fator altamente positivo e um incentivo para que possamos perseguir índices ainda melhores”, ressalta o secretário.

O presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, esclarece que a entidade tem passado por muitas mudanças com o objetivo de fortalecer os controles internos e de se aproximar da sociedade por meio da prestação de contas. “É fundamental para a nossa entidade toda a orientação da Controladoria quanto ao cumprimento dos requisitos da Lei de Acesso à Informação. Esse é um processo contínuo de construção e de avanço e ficamos muito felizes com esse reconhecimento”, relata.

“Essa ação da Controladoria-Geral é importantíssima para que a gente tenha um governo cada vez mais próximo da sociedade do Distrito Federal. O prêmio da transparência é importante para que as instituições militares do DF, Polícia e Corpo de Bombeiros Militares prezem cada vez mais pela transparência, contribuindo para que a proteção à sociedade aconteça de forma republicana em que todos têm conhecimento das ações que são desenvolvidas”, ressalta o chefe da Casa Militar, Cel Danilo Nunes.

Sobre o prêmio

Para mensurar a pontuação de cada órgão ou entidade do DF, são verificadas diversas informações, como dados institucionais, publicação de ações e programas, de convênios, de licitações e contratos, entre outras. Cada um desses requisitos possui um determinado valor e a pontuação final soma o total obtido. A transparência ativa é a disponibilização pelos órgãos e entidades do Poder Executivo do DF de informações de interesse coletivo ou geral.

O Prêmio ITA foi instituído pela Controladoria-Geral do DF para mensurar o grau de cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI). Esta é a 5ª edição, que vem obtendo resultados cada vez melhores. Para se ter uma ideia, em 2016, na primeira edição, apenas cinco órgãos atingiram o índice de 100% de transparência ativa. Já em 2020, foram 77 órgãos premiados.

“Principalmente em um ano de emergência em saúde pública, acreditamos que a transparência, além de uma questão democrática, consiste em uma necessidade prioritária. E hoje, constatamos que o ITA contribuiu efetivamente para o aprimoramento da transparência do Governo do Distrito Federal, que atingiu o percentual geral em transparência ativa de 81%, o maior já alcançado desde 2016”, pontua a subcontroladora de Transparência e Controle Social, Rejane Vaz.

* Com informações da CGDF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA