Distrito Federal

Centros de Juventude homenageiam público feminino

Publicado

em


Arte: Sejuv

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, ganha destaque como momento de mobilização por direitos e pela conscientização sobre violências sofridas e por melhores condições de trabalho e melhor qualidade de vida para as mulheres. Este ano, a Secretaria de Juventude (Sejus) celebrará a data com uma programação especial: a Semana da Mulher do Centro da Juventude do DF. Todas as atividades serão virtuais.

Iniciativa coordenada pela psicóloga Andréia Arruda e pela assistente social Eliane Salzano, a iniciativa da Sejus levará convidadas para conduzirem as atividades programadas na segunda (8), terça (9) e na quinta-feira (11). São palestras, bate-papos, oficinas de reflexão e ações de cuidado com a saúde e o bem-estar.

“É imprescindível promover espaços de fala e possibilitar ferramentas de autoconhecimento e bem-estar para as nossas jovens, não somente nessa data, mas durante todo o ano, como temos feito” Kedson Rocha, secretário de Juventude

A abertura da semana será com a fisioterapeuta Núbia Magalhães, que apesenta o workshop Automassagem: toque consciente para o autocuidado. Em pauta, as alternativas de relaxamento durante o afastamento social, no reinício da rotina acadêmica e na jornada intensa das jovens em busca de suas metas e sonhos.

Bate-papo e workshop

O segundo encontro terá como tema Enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, um bate-papo organizado em parceria com a Associação das Soroptimistas do DF. A apresentação é de Ana Cristina Melo Santiago, que já dirigiu a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher do Distrito Federal (Deam).

O encerramento da programação será com o workshop Mulheres Cíclicas, conduzido pela estudante de psicologia Talissa Guimarães, que produz para a Sejuv conteúdo voltado autoconhecimento feminino. As atividades incluem reflexões e práticas sobre temas focados no ciclo mensal feminino.

“A mulher é um pilar fundamental da sociedade e da família; e, felizmente, compomos um governo que valoriza sua presença, sua participação e as suas pautas”, valoriza o secretário de Juventude, Kedson Rocha. “Para nós da Sejuv, é imprescindível promover espaços de fala e possibilitar ferramentas de autoconhecimento e bem-estar para as nossas jovens, não somente nessa data, mas durante todo o ano, como temos feito.”

A programação poderá ser acompanhada pela plataforma Zoom. Os links de acesso aos encontros serão disponibilizados nas redes sociais da Sejuv e do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes (Iecap). Durante as atividades, serão sorteados brindes doados por parceiros da Sejuv.

*Com informações da Sejuv

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA