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Centros de atendimento a menores vítimas de violência sexual nas RAs

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Referência em atendimento a menores vítimas de violência, o Centro de Atendimento 18 de Maio servirá de modelo para que outros equipamentos públicos sejam construídos no Distrito Federal, atingindo todas as regiões administrativas (RAs).

Para que essa ideia saia do papel e ganhe forma, foi criado o Grupo de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violência (Ggcorp), que, na última semana, fez a primeira reunião. A equipe foi fundada a partir do Decreto nº 42.542, do governador Ibaneis Rocha, que instituiu a Política Intersetorial de Enfrentamento as Violências contra Crianças e Adolescentes do Distrito Federal.

O Centro 18 de Maio conta com 14 profissionais, sendo cinco psicólogas, duas assistentes sociais, três pedagogos e quatro da área administrativa | Fotos: Renato Araújo / Agência Brasília

O Centro 18 de Maio, que fica na Asa Sul, atende, por ano, 300 menores que sofreram algum tipo de agressão sexual. As unidades recebem menores a partir de três anos, que já falam e que conseguem testemunhar sobre a violência sofrida.

O órgão conta com 14 profissionais, sendo cinco psicólogas, duas assistentes sociais, três pedagogos e quatro da área administrativa. O prédio passará por uma reforma no ano que vem e deverá trocar o mobiliário com R$ 330 mil de recursos originários de emenda parlamentar.

Segundo a coordenadora do local, Thereza De Lamare, a unidade de assistência social funciona em um espaço que era do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, equipado com móveis de escritório, que tornam o ambiente impessoal. “Nós vamos comprar móveis e utensílios que façam o local mais aconchegante para as crianças e adolescentes que atendemos. Elas precisam se sentir mais acolhidas”, explicou Thereza.

“O Centro 18 de Maio é um dos equipamentos públicos mais importantes da política de proteção a crianças e adolescentes do DF. É nesse espaço que fazemos a escuta especializada e o acolhimento de tantas meninas e meninos que passaram por situação de violência e de extrema vulnerabilidade. Por isso, continuaremos trabalhando para aprimorar ainda mais essa ação que se tornou uma referência nacional no atendimento integrado e humanizado às vítimas de violência e seus familiares”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

O prédio onde funciona, na 307 Sul, passará por uma reforma no ano que vem e ainda em 2021 deverá trocar o mobiliário

Além do Distrito Federal, apenas Porto Alegre (RS), Teresópolis (RJ), Belém (PA) e Vitória (BA) possuem centros de atendimento integrados. De acordo com Thereza De Lamare, crianças e adolescentes podem integrar ao equipamento por indicação das escolas, dos conselhos tutelares, pela Secretaria de Saúde (SES) ou por demanda espontânea.

“O centro permite que se faça uma gestão dos casos. Daqui as pessoas são encaminhadas para os demais órgãos”, destaca a coordenadora, lembrando que assim a criança ou o adolescente deverá contar sua história apenas uma vez, evitando mais sofrimento às vítimas. “Nosso objetivo aqui é proteger o menor”, conclui.

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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