Minas Gerais
Centro Socioeducativo doa 50 quilos de hortaliças para instituições beneficentes
Cerca de 50 quilos de hortaliças como alface, couve, repolho, rúcula, couve-flor, cebolinha, coentro e tomate foram doados, nesta sexta-feira (22/1), pelo Centro Socioeducativo de Governador Valadares para duas instituições filantrópicas do município: a Casa Dona Zulmira, instituição de longa permanência que abriga 40 idosos, e o Instituto Criança Feliz, que recebe crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social.
Toda essa produção foi retirada da horta localizada nas dependências do Centro Socioeducativo. Dez adolescentes internados no local trabalham com a plantação, no projeto que foi chamado de Cultivando Valores. A ideia é capacitar os jovens com técnicas sobre cuidados e manejo com solo, legumes e verduras.
O projeto foi iniciado há cerca de seis meses, graças ao sonho e ao desejo do agente socioeducativo André Eve, que também é estudante de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele quis transformar o seu conhecimento teórico da faculdade em prática no Centro Socioeducativo, aprimorando o cumprimento das medidas de internação pela profissionalização. A direção da unidade topou o desafio e o levou à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que abraçou a ideia.
Neste período houve o preparo das sementes e os processos de irrigação. A horta conta com o diferencial de irrigação aérea por aspersão e cobertura com sombrite, o que permite maior produção em menos tempo. Além da prática, os jovens que atuam no cultivo também fazem cursos de horticultura pela Uaitec, uma plataforma on-line e gratuita do Estado que oferece cursos diversos.
Colheita
A primeira colheita ocorreu nesta sexta-feira. “O projeto representa muito mais do que um simples manejo do solo. Representa comprometimento, disciplina, paciência e confiança nos socioeducandos. Tivemos uma boa aceitação desde o início com o engajamento de todos os garotos”, conta André Eve.
Um dos participantes, Arthur Rios*, 17 anos, destaca a importância da ação no cumprimento das medidas socioeducativas. “Poder ter o contato com a terra, mexer na horta, tem me ajudado demais. Essa oportunidade é única, nos ajuda a distrair a mente. Saber que estou contribuindo para alimentar outras pessoas é muito especial”, diz.
Ampliação
A intenção, agora, é aumentar cada vez mais o trabalho nos próximos meses. Novas sementeiras e mudas foram compradas e já estão sendo preparadas para futuras colheitas. Os recursos para a aquisição dos insumos vêm de doações dos próprios agentes socioeducativos e de servidores do centro, que aderiram em massa ao projeto.
O diretor da unidade de Governador Valadares, Renato Barbosa, ressalta os benefícios da iniciativa. “A implementação de projetos de horticultura em centros socioeducativos de todo o Brasil vem sendo apontada como muito positiva com relação aos impactos na vida dos adolescentes no processo de responsabilização social e no protagonismo juvenil”, destaca. Para Barbosa, os jovens envolvidos tendem a apresentar uma maior capacidade de adesão às regras de convivência em sociedade, o que contribui para que tenham outros comportamentos quando deixarem a unidade.
*Nome fictício, para preservar a identidade do adolescente, conforme recomendação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Minas Gerais
Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais
Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.
Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.
A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.
Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.
Alegria pelo retorno
Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.
Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.
Segurança dos protocolos
Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária.
A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.
Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.
Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente.
Ondas
Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.
Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.
A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.
Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.
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