Distrito Federal

Centro Especializado em Reabilitação ganha Espaço Criança

Publicado

em


Os brinquedos visam o desenvolvimento cognitivo, motor e intelectual das crianças | Foto: Geovana Albuquerque /Agência Saúde

O Centro Especializado em Reabilitação (CER II) foi contemplado, nesta quarta-feira (27) com um Espaço Criança, continuação do projeto lançado durante a Campanha Vem Brincar Comigo 2020, da primeira-dama, Mayara Rocha. A doação no valor de R$ 10 mil foi feita pela Embaixada da Bélgica para duas salas, que receberam espelhos, tatame infantil, mesa com banco escolar infantil, ar-condicionado, sapateira, lousa magnética com cavalete, duas gangorras e um escorregador com balanço.

Mayara Noronha agradeceu ao embaixador da Bélgica, Patrick Hermann, pela doação e disse que a relação dos dois países é baseada em uma grande parceria. “Este é um momento de agradecer essa parceria da Embaixada da Bélgica, ao participar do nosso projeto e adotar este espaço. Ter um ambiente com brinquedos e jogos faz toda a diferença para a criança, que se diverte de maneira lúdica e no caso do CER, tem suas habilidades melhores estimuladas. Essa é a prova de que solidariedade não tem barreiras”, avaliou.

Representando o secretário de Saúde, Osnei Okumoto,  a assessora especial Samara Furtado, agradeceu a colaboração da embaixada e destacou que graças ao empreendimento foi possível colocar ar-condicionado em uma das salas.

“Este apoio traz um atendimento mais humanizado para crianças e adultos, pois alguns têm filhos pequenos e acabam trazendo-os por não terem com quem deixar. Agora, podem fazer o tratamento enquanto a criança está brincando”, observou.

O embaixador da Bélgica, a primeira-dama do DF e a assessora especial da Saúde Samara Furtado prestigiaram o evento | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Adoção

“O futuro do Distrito Federal e do Brasil são as crianças. Sempre fomos muito bem acolhidos no DF, compartilhar e adotar um espaço é um prazer imenso, principalmente quando a causa é voltada para as crianças. Quero parabenizar também toda a equipe desta unidade, que faz um trabalho incrível com as crianças”, afirmou o embaixador da Bélgica, Patrick Hermann.

A iniciativa Adote um Espaço Criança foi lançada em 2020 pelo Escritório de Assuntos Internacionais, em parceria com a Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância e a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Missões diplomáticas e organismos internacionais são convidados a contribuir para a adaptação e melhoria de espaços específicos em unidades de atendimento público social e de saúde, nos quais são recebidas crianças, pacientes ou dependentes de pacientes, tornando o ambiente confortável e lúdico.

Ao mesmo tempo que estabelecemos parcerias, estamos promovendo saúde e bem estar, reduzindo desigualdades e deixando um legadoRenata Zuquim, chefe do Escritório de Assuntos Internacionais

A iniciativa já mobilizou nove representações diplomáticas e contemplou dez UBS e dez Centros de Referência de Assistência Social (Cras) com esses espaços. Trata-se de uma sala voltada ao desenvolvimento infantil com livros, brinquedos e materiais que estimulam o desenvolvimento cognitivo, motor e intelectual.

De acordo com a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais, Renata Zuquim, a importância de transformar a iniciativa em um programa está no encontro entre a comunidade internacional, a comunidade local e a busca pelos objetivos da Agenda 2030.

“Ao mesmo tempo que estabelecemos parcerias, estamos promovendo saúde e bem estar, reduzindo desigualdades e deixando um legado para os Centros e UBS, tudo isso alinhado com a Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Atendimentos

O Centro Especializado em Reabilitação (CER II), localizado em Taguatinga Norte, é o único credenciado do DF, realizando entre 3 mil a 4 mil atendimentos por mês, em quase todas as especialidades. Os atendimentos englobam profissionais da saúde como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fisiatras, ortopedistas, neurologistas e neuropediatras.

Suas ações são direcionadas para o favorecimento da recuperação e adaptação às limitações impostas pela deficiência e para o atendimento às necessidades de cada paciente e família, dentre as quais se destacam as funcionais, motoras, psicossociais e espirituais.

O serviço de neuropediatria atende crianças de 0 a 13 anos 11 meses e 29 dias, com suspeita ou diagnóstico de deficiência física e/ou intelectual. O serviço de neuroadulto atende pacientes acima dos 14 anos, com dificuldade na locomoção e incapacidade funcional, alterações intelectuais e cognitivas.

O serviço de Ortopedia atende pacientes destinados à fisioterapia pós-operatória de trauma ou patologia de origem ortopédica, além dos pacientes amputados e com necessidade de tratamento conservador de fratura. A enfermagem cuida de pacientes em reabilitação, tanto na fase aguda de doenças como na fase crônica.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA