Cidades

Centelha 2 prorroga inscrições para o dia 29 de novembro

Publicado

em


Prorrogado para o dia 29 de novembro, o prazo para inscrições no Programa Centelha 2 – Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores, em Goiás. Empreendedores com ideias inovadoras podem participar da iniciativa que vai selecionar até 50 propostas que vão receber até R$ 60 mil, cada, além de capacitações, mentorias e suporte para transformar as ideias em novos CNPs e movimentar o empreendedorismo inovador no Estado de Goiás.

Também estão previstas concessões de bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. A divulgação das ideias inovadoras aprovadas na primeira etapa do programa está prevista para o dia 24 de janeiro de 2022.

O fomento é em forma de subvenção econômica, ou seja, são recursos que não precisam ser devolvidos. Como é fomento público, os autores dos projetos selecionados devem fazer as devidas prestações de contas conforme exigências previstas no edital.

Para submeter a proposta inovadora, o interessado deve acessar o https://programacentelha.com.br/go/, e em seguida, clicar em Inscrições abertas,  depois em Inscrever-se. Após preencher os dados, os candidatos vão receber um e-mail para confirmar o cadastro. Depois de confirmado, o autor do projeto deve fazer seu login e clicar em Cadastrar/editar minha ideia inovadora.

Participação
Podem participar do programa, pessoas físicas que residem no Estado, mesmo que não possuam empresas constituídas. A formalização da empresa, no entanto, será necessária caso a ideia seja aprovada na fase 3 do Programa Centelha. Também podem se inscrever, pessoas que já possuem uma empresa que tenha faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões e tenha sido constituída em até 12 meses antes da data da publicação do edital, enquadrada como microempresa ou empresa de pequeno porte.

A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação Certi e, em Goiás, é executada pela Fapeg.

Etapas de seleção
A seleção acontecerá em três fases: Submissão das ideias inovadoras – quando os interessados apresentam a ideia, o problema que ela soluciona e a explicação da oportunidade; quando são apresentadas as características básicas da solução proposta; o diferencial inovador frente ao que já existe no mercado; e é quando há a identificação e perfil da equipe envolvida. É quando os proponentes fazem a inserção de informações básicas sobre a principal ideia da proposta.

Submissão dos projetos de empreendimento – quando os selecionados detalham o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da ideia virar um bom negócio, considerando equipe, produto, tecnologia, mercado, capital e gestão. É quando os proponentes fazem os detalhamentos das propostas submetidas na fase anterior, agora com foco na viabilidade e no desenvolvimento do empreendimento.

Submissão dos projetos de fomento – que consiste no desenvolvimento de um Projeto de Fomento, com apresentação detalhada do cronograma físico financeiro da proposta e aplicação dos recursos de subvenção a serem recebidos.

Durante as três fases de seleção, os proponentes receberão capacitações gratuitas on-line ou presenciais a serem oferecidas pelas entidades promotoras, executoras e rede de parceiros do Programa, com o intuito de alinhar conceitos importantes para que possam aprimorar suas ideias e projetos.

Áreas temáticas
Serão apoiados projetos inovadores nas seguintes temáticas: Automação, Big Data, Biotecnologia e Genética, Blockchain, Design, Eletroeletrônica, Geoengenharia, Inteligência Artificial e Machine Learning, Internet das Coisas (IoT), Manufatura Avançada e Robótica, Mecânica e Mecatrônica, Nanotecnologia, Química e Novos Materiais, Realidade Aumentada, Realidade Virtual; Segurança, Privacidade e Dados; TecnologiaSocial, Tecnologia da Informação (TI) e Telecom.

Serão apoiados projetos inovadores que tenham suas soluções aplicadas aos seguintes setores: Administração Pública; Aeroespacial; Agronegócio; Automotivo; Bens de Capital; Borracha e Plástico; Cerâmica; Comércio e Varejo; Construção Civil; Construção Naval; Economia Criativa; Economia do Turismo, Gastronomia, Eventos e Lazer; Educação; Elétrico e Eletrônico; Energia; Fabricação de Alimentos e Bebidas; Farmoquímico e Farmacêutico; Financeiro; Jurídico; Madeira e Móveis; Marketing e Mídias; Meio Ambiente e Bioeconomia; Mercado Imobiliário; Metal-Mecânico e Metalurgia; Mineração; Papel e Celulose; Pesca e Aquicultura; Petróleo e Gás; Químico; Saúde e Bem Estar; Segurança e Defesa; Social; Tecnologia da Informação e Telecomunicações; Têxtil, Confecção e Calçados; e Transporte, Logística, Mobilidade.

Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) 

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA