Política

CCJ se reúne nesta 5ª-feira, 26. Na pauta, serão analisados processos de parlamentares com pareceres favoráveis e contrários

Publicado

em


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Legislativo de Goiás realiza sessão ordinária nesta quinta-feira, 26, às 14 horas. Comandada pelo deputado Humberto Aidar (MDB), presidente do colegiado, a reunião irá deliberar oito processos de autoria parlamentar. Dentre as matérias, seis com parecer favorável da relatoria e duas com parecer contrário.

A sessão híbrida pode ser acompanhada pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br), pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta e 8 da NET Claro) e, ainda, pelo canal do Youtube.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que trata de garantir que escolas de educação básica, que já contam com quadras sem cobertura, providenciem a cobertura das mesmas no prazo de 24 meses, é objeto do processo nº 3838/21, cujo objetivo é proporcionar mais conforto e preservar a saúde dos alunos, professores e funcionários de tais unidades durante as aulas de educação física.  

No documento, assinado pelo deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) e por outros parlamentares, é ressaltado que “a exposição à radiação solar, em especial aos raios ultravioletas do sol, é reconhecidamente prejudicial para a saúde”. 

No Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele representa 33% do total dos casos de câncer e, a cada ano, temos 180 mil novos casos. “Várias categorias profissionais trabalham diretamente expostas ao sol, como garis, professores de educação física, entregadores, policiais, guarda-vidas, além, também, de estudantes durante as aulas semanais de educação física”, anota o deputado. 

Virmondes aponta, ainda, que, conforme levantamento do Censo Escolar de 2018, no Brasil existem 48,5 milhões de estudantes na educação básica, sendo 39,5 milhões na rede pública. “Muitos não gostam das aulas de educação física, componente curricular obrigatório, devido ao ambiente e horário inadequados. Entre os fatores que fazem com que o estudante não queira praticar a educação física na escola estão espaços inapropriados, horário indevido e calor excessivo”, justifica. 

Por fim, o argumento tecido pelo legislador ressalta que, nessas condições, estudantes e professores podem sofrer insolação, desidratação, desenvolver melasmas (manchas na pele em tom marrom, causadas pela exposição ao sol) entre outros problemas. “Além disso, profissionais de educação física que trabalham longos períodos expostos ao sol, como é o caso dos professores da Educação Básica, estão mais suscetíveis ao câncer de pele”, reitera.

Passaporte da covid-19

Matéria que trata da criação do Passaporte Digital de Imunização da Covid-19, apresentada pelo deputado Vinícius Cirqueira (Pros), tem parecer favorável da relatoria. Segundo o texto do processo nº 4638/21, “no ritmo em que está sendo executado o Plano Nacional de Imunização, não se vislumbra o retorno à normalidade ainda neste ano”, enuncia. 

O parlamentar lembra a afirmação de especialistas de que tal retorno será gradativo e cercado de muitas precauções. “O Passaporte Digital de Imunização da Covid-19/PDI-19 será um instrumento de controle epidemiológico a ser manejado pelas autoridades sanitárias de Goiás, com o fim de permitir a realização de eventos culturais e esportivos, oferecendo, ao mesmo tempo, segurança à população”, diz. 

Cirqueira salienta que o documento permitirá que as pessoas já imunizadas possam retornar gradativamente à sua vida normal pré-pandemia, o que, certamente, contribuirá para a retomada do desenvolvimento econômico e social, tão afetado pela situação atual. 

Conforme a proposta, a emissão e a gestão do passaporte serão de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), que atuará em conjunto com os demais gestores sanitários, como parte das estratégias de enfrentamento da pandemia, no âmbito do SUS. Vinícius finaliza ao afirmar que, por se tratar de documento digital, o custo de emissão será baixíssimo e a acessibilidade ao sistema permitirá que todos os cidadãos possam portar o documento. 

Lista dos processos

Favorável

Processo nº 3838/19 – Deputado Virmondes Cruvinel e outros – Altera dispositivos da Constituição do Estado de Goiás. Relatado pelo deputado Henrique Arantes. 

Processo nº 1133/20 – Deputado Cláudio Meirelles – Estabelece a alíquota zero de ICMS incidente sobre combustíveis produzidos e comercializados em Goiás. Relatado pela deputada Lêda Borges. 

Processo nº 4638/21 – Deputado Vinícius Cirqueira – Acresce o artigo 68-A à Lei n° 16. 140, de 2 de outubro de 2007, que dispõe sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), para criar o Passaporte Digital de Imunização da Covid-19. Relatado pelo deputado Wilde Cambão. 

Processo nº 6067/21 – Deputado Charles Bento – Dispõe sobre o registro do Certificado de Segurança Veicular (CSV). Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 6781/21 – Deputado Lissauer Vieira – Declara de utilidade pública a Associação Grupo Mãos Solidárias, com sede no município de São Luís de Montes Belos (GO). Relatado pelo deputado Wilde Cambão. 

Processo nº 6863/21 – Deputado Lissauer Vieira – Institui a Semana Estadual do Algodão. Relatado pelo deputado Wilde Cambão. 

Contrário

Processo nº 5892/20 – Deputado Coronel Adailton, Bruno Peixoto e outros – Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual. Relatado pelo deputado Wilde Cambão. 

Processo n° 5777/19 – Deputado Paulo Trabalho – Dispõe sobre o período de cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA