Política

CCJ realiza sessão nesta 5ª-feira, 28, a partir das 14h, com três processos para apreciação e nove para distribuição

Publicado

em


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás reúne seus membros nesta quinta-feira, 28. Coordenados pelo presidente, deputado Dr Antonio (UB), os parlamentares irão deliberar sobre três textos com parecer favorável e um com entendimento pela rejeição. Também serão distribuídos outros nove processos para relatoria.  

A reunião híbrida começará às 14 horas. Os trabalhos poderão ser acompanhados pela população e imprensa pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

As três matérias com parecer favorável tratam de questões de remunerações aplicadas a cargos de servidores da Educação estadual, Segurança Pública e da Secretaria de Estado da Economia. 

Uma propositura, do deputado Bruno Peixoto (UB), é voltada ao aumento de gratificação para os coordenadores regionais de Educação, conforme o texto do processo nº 3583/21Proposta apresentada pelo deputado Major Araújo (PL) no processo nº 7924/21, trata de ajudas de custo AC-3, hora extra remunerada e gratificação de localidade AC-4, nos quadros da Segurança Pública. Já a propositura de autoria do deputado Cláudio Meirelles (PL) defende técnicos, agentes e auxiliares fazendários no processo nº 8249/21.

Os processos:

Favorável

Processo nº 3583/21 – Deputado Bruno Peixoto – Dispõe sobre o aumento de gratificação para os coordenadores regionais de Educação de porte 1, 2 e 3. Relatado pelo deputado Wilde Cambão. 

Processo nº 7924/21 – Deputado Major Araújo – Altera os valores das ajudas de custo AC-3, hora extra remunerada e gratificação de localidade AC-4. Relatado pelo deputado Talles Barreto, com voto em separado do deputado Bruno Peixoto pela diligência. 

Processo nº 8249/21 – Deputado Cláudio Meirelles – Concede revisão geral anual da remuneração dos técnicos, agentes e auxiliares fazendários da Secretaria de Estado da Economia, relativas às datas-bases dos exercícios de 2015 a 2020, mediante a recomposição das perdas inflacionárias, segundo o INPC, em cumprimento de parte do Mandado de Injunção n° 5598051.48.2018.8.09.0000, suprindo a mora legislativa de Goiás. Relatado pelo deputado Wilde Cambão, com voto em separado dos deputados Paulo Cezar pela aprovação, e de Bruno Peixoto pela diligência. 

Contrário

Processo nº 5971/21 – Deputado Karlos Cabral – Obrigam os planos de saúde a custearem a mamoplastia de aumento para mulheres que passaram por cirurgia bariátrica, com indicação médica para a sua realização. Relatado pelo deputado Talles Barreto pela aprovação e voto em separado do deputado Bruno Peixoto pela rejeição. 

Distribuição

Processo nº 1796/22 – Deputado Chico KGL – Estabelece diretrizes para a instituição do Programa Órfãos do Feminicídio: atenção e proteção.

Processo nº 1798/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui o Marco Legal de Desfazimento de lLxo Eletrônico e Recondicionamento de Equipamentos Eletrônicos. 

Processo nº 1814/22 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Cria o Protocolo Unificado para Remoções em Goiás. 

Processo nº 1815/22 – Deputado Amilton Filho – Altera a Lei nº 14.715, de 4 de fevereiro de 2004, que regulamenta o inciso IX- do art. 92, da Constituição Estadual, sobre a reserva de percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas com deficiência, e define os critérios de sua admissão.

Processo nº 1817/22  – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Determina que seja disponibilizado em sites e aplicativos de órgãos do Governo de Goiás, um ícone destinado à realização de denúncias de crimes cometidos contra crianças e adolescentes. 

Processo nº 1818/22 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Autoriza a transformação do Colégio Estadual Presidente Artur da Costa e Silva em Colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás (CPMG).

Processo nº 1819/22 – Deputado Amilton Filho – Autoriza a entrada de animais domésticos em hospitais para visitação de pacientes internados.

Processo nº 1820/22 – Deputado Cairo Salim – Concede Título de Cidadania Goiana a Ester Profeta da Fonseca. 

Processo nº 1821/22 – Deputado Coronel Adailton – Altera a Lei n° 8.033, de 2 dezembro de 1975, que dispõe sobre o Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Goiás, e a Lei n° 11.416,  de 5 de fevereiro de 1991, sobre o Estatuto dos Bombeiros Militares do Estado, no que se refere à concessão de aposentadoria.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA