Política

CCJ apreciou 53 matérias nesta 3ª-feira. Dentre elas, a que visa incluir Petrolina de Goiás na lista de cidades beneficiadas pelo Produzir

Publicado

em

Sob o comando do deputado Dr. Antonio (UB), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) se reuniu, de forma híbrida, nesta terça-feira, 14, para deliberar sobre 53 matérias, sendo 51 proposituras de autoria parlamentar e dois projetos oriundos da Governadoria do Estado. Desse pacote, foram aprovadas 48 matérias com parecer favorável, duas com parecer contrário e uma pela manutenção do veto. Outras duas proposições receberam pedidos de vista.

O encontro foi iniciado com a participação de Wagner Oliveira Gomes, indicado pelo Governo ao cargo de conselheiro da Agência Goiana de Regulação (AGR). A indicação, protocolada sob a matéria de nº 10132/22, recebeu o aval do colegiado, que acatou o parecer favorável do relator, deputado Wilde Cambão (PSD).

Durante a sua apresentação, Wagner fez uma breve explanação da sua formação acadêmica. Ele é graduado em engenharia elétrica e mestre em gestão da qualidade. Na trajetória profissional, somam-se 35 anos no serviço público. “Nesses 35 anos, sempre atuei em controle de agência reguladora no setor de telecomunicações e no setor elétrico. Fui diretor comercial da CEB distribuição de Brasília. Em Goiás, fui gestor na BBC, superintendente de operações e serviços de TI na Sedi, sou conselheiro fiscal da Goiás Telecom e do Conselho de Administração da Celg participações”, destacou.

O deputado Delegado Humberto Teófilo (Patriota) citou o aumento nas tarifas do transporte intermunicipal em 2022. E perguntou: “Quero saber quais são as medidas que você pretende tomar em relação ao aumento das tarifas”?

O sabatinado frisou que a função da agencia reguladora é fazer cumprir o contrato de concessão. “A AGR tem dois princípios básicos: o primeiro é zelar pela qualidade dos serviços prestados e o segundo pela prática dos valores módicos. Não tive acesso aos processos em relação ao ponto que o senhor levantou, mas assim que eu tomar posse, certamente, minha posição será pelo cumprimento do contrato e se houver irregularidades, certamente o concessionário será cobrado”, respondeu.

Deliberações 

Foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) o relatório favorável do deputado Wilde Cambão (PSD) à proposição e nº 1125/22, assinada pelo deputado Bruno Peixoto (UB). A matéria faz uma alteração na Lei nº 13.591, de 18 de janeiro de 2000, que institui o Programa de Desenvolvimento Industrial de Goiás (Produzir) e o Fundo de Desenvolvimento de Atividades Industriais (Funproduzir), para acrescentar Petrolina de Goiás na lista de cidades que são beneficiadas pelo programa. 

De acordo com o propositor, o Produzir é um programa do Governo de Goiás, que incentiva a implantação, expansão ou revitalização de indústrias, que estimula a realização de investimentos, a renovação tecnológica e o aumento da competitividade estadual com ênfase na geração de emprego, renda e redução das desigualdades sociais e regionais.

“Petrolina de Goiás foi fundada em 8 de outubro de 1948, teve origem devido a fertilidades de suas terras às margens do Córrego Descoberto. Fica próxima à cidade de Anápolis e a 62 quilômetros da Capital goiana. Com potencial para crescimento, acreditamos que o programa ‘Produzir’ muito tem a acrescentar em seu desenvolvimento”, afirma o autor da matéria.

Já a matéria de nº 147/22, da Governadoria, que veta integralmente o autógrafo de lei nº 316, de 20 de dezembro de 2021, de autoria do deputado Francisco Oliveira (MDB), foi acatada parcialmente, já que a CCJ acolheu o parecer de manutenção parcial do veto apresentado pelo relator, Humberto Teófilo. A propositura estabelece diretrizes para a criação e funcionamento da escola bilíngue libras/português.

Dentre as proposituras encaminhadas para diligência está a de nº 1126/22, voltada a despertar o interesse de estudantes de 16 e 17 anos no alistamento eleitoral e no voto consciente. A iniciativa é do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que objetiva estimular o interesse de jovens em participar da vida política, de forma a conscientizá-los sobre o potencial que o voto tem de mudar a realidade da sua cidade, estado e país. A propositura foi relatada favoravelmente pelo deputado Humberto Teófilo e, segue agora, para apreciação do Plenário.

Dentre as definições apresentadas no texto, está a realização de uma abordagem, com destaque para a importância do voto como instrumento de exercício de cidadania que fortalece a democracia e, ainda, a transmissão da mensagem de que os jovens podem fazer a diferença por meio do voto. “Mesmo não sendo obrigados a votar, esses jovens podem participar do processo eleitoral e escolher seus representantes nos poderes Executivo e Legislativo”, justifica Virmondes.

Já a proposta de gratuidade do transporte público para pacientes da rede pública estadual de saúde que estejam em tratamento ambulatorial recebeu pedido de vista do deputado Bruno Peixoto (UB). O projeto de lei nº 9358/21, assinado pelo deputado Cláudio Meirelles (PL), recebeu parecer favorável do relator, deputado Rubens Marques (UB).

Outros projetos aprovados com parecer favorável

Processo nº 10027/22 – Deputado Lissauer Vieira – Denomina Anízio Garcia de Paula a ponte sobre o ribeirão Taquari na GO-319, município de Varjão. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira.

Processo nº 1698/19 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Altera a Lei Estadual nº 17.545/12. Relatado pelo Rubens Marques, com voto em separado do deputado Bruno Peixoto pela diligência.

Processo nº 2461/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Dispõe sobre o pagamento de multa pela concessionária fornecedora de energia elétrica, por descumprimento dos prazos regulamentares. Relatado pelo deputado Rubens Marques pelo apensamento ao projeto nº 7255/19.

Processo nº 3495/20 – Deputado Julio Pina – Dispõe sobre a responsabilização de alunos ou responsáveis por danos materiais causados nas escolas da rede pública estadual. Relatado pelo ex-deputado Vinícius Cirqueira e pelo deputado Rubens Marques pela diligência.

Processo nº 10026/22 – Deputado Lissauer Vieira – Denomina Álvaro Alves Ferreira a ponte sobre o ribeirão Salobro na GO-413, município de Varjão. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira.

Processo nº 6068/21 – Deputado Paulo Trabalho – Proíbe os agentes públicos de realizarem retenção ou apreensão de mercadorias, bens ou equipamentos de comerciantes. Relatado pelos deputados Delegado Humberto Teófilo e Rubens Marques.

Processo nº 7569/21 – Deputado Paulo Trabalho – Dispõe sobre a obrigatoriedade de a administração pública estadual divulgar em seu site institucional a localização de todos os radares de fiscalização e os respectivos limites de velocidade. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 2211/22 – Deputado Dr Antonio e outros – Concede Título de Cidadania a Francisco Tarcísio Ribeiro de Abreu. Relatado pelo deputado Talles Barreto.

Processo nº 10028/22 – Deputado Lissauer Vieira – Denomina Joaquim Queiroz da Mota, a GO-413, no trecho entre a BR-060 e o município de Mairipotaba. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira.

Processo nº 928/22 – Deputado Bruno Peixoto – Dispõe sobre medidas de segurança a serem adotadas por administradores de bares, casas de show, restaurantes e estabelecimentos similares, visando a proteção das mulheres, inclusive transexuais, em suas dependências. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 8848/21 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Institui a contagem de tempo em dobro durante a pandemia do coronavírus, aos profissionais da área da saúde, e aos profissionais de segurança pública. Relatado pelo deputado Rubens Marques, com voto em separado do deputado Bruno Peixoto pela diligência.

Processo nº 8855/21 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Declara de utilidade pública a Associação de Pais e Pessoas com Autismo de Formosa (Appaf), com sede naquele município. Relatado pelo deputado Rubens Marques pela diligência.

Processo nº 1126/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a realização da Campanha de Incentivo ao Primeiro Voto nas redes de ensino pública e privada. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo pela diligência.

Processo nº 10025/22 – Deputado Lissauer Vieira – Denomina Geraldo Vicente Telles, a ponte sobre o ribeirão Salobro na GO-319, município de Varjão. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira.

Processo nº 1122/22 – Deputado Bruno Peixoto – Altera a Lei n° 20.858, de 30 de setembro de 2020, que instituiu a Semana de Combate ao Bullying e ao Cyberbullying nas escolas da rede pública e privada de educação básica. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 8932/21 – Deputado Antônio Gomide – Dispõe sobre a estadualização dos trechos rodoviários que liga a GO-221 a GO-174 no município de Caiapônia. A medida irá beneficiar assentamentos da agricultura familiar, como Eldorado do Carajás, Morrinhos I e II, Padre José, Conquista, Padre Ilgo e povoado da Boa Vista na região da Cana Verde, diversas propriedades rurais e toda a região Sul e Sudoeste goiana. Relatado pelo deputado Rubens Marques pela diligência.

Processo nº 9352/21 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Autoriza o Poder Executivo a criar o Programa Bolsa Empreendedor. Relatado pelo deputado Amilton Filho, com voto em separado do deputado Bruno Peixoto pela diligência.

Processo nº 799/22 – Deputado Charles Bento – Institui a Política Estadual Constituição Cidadã. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 909/22 – Deputados Delegado Eduardo Prado e Bruno Peixoto – Reconhece o risco da atividade profissional exercida por Vigilante Penitenciário Temporário (VPT). Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 921/22 – Deputado Jeferson Rodrigues – Obriga as casas lotéricas a prestarem relativo atendimento ao usuário. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 925/22 – Deputado Karlos Cabral – Institui diretrizes para campanha permanente de combate ao racismo nas escolas, eventos esportivos e/ou culturais. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 930/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a Política Estadual de Prevenção a Desastres Naturais e de Redução de Riscos Geológicos. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 931/22 – Deputado Cairo Salim – Dispõe sobre a instalação de câmeras de vigilância de vídeo monitoramento nos estabelecimentos penais. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 961/22 – Deputado Tião Caroço – Inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a Festa religiosa do Divino Espírito Santo comemorada no município de Formosa. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 1074/22 – Deputado Cláudio Meirelles – Dispõe sobre a notificação via SMS de autuações administrativas e estabelece a prescrição da pretensão punitiva em caso de ausência de resposta a recurso. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 1224/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento de Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação (Peahs). Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 1536/22 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Institui o Programa Farmácia para Todos. Relatado pelo deputado Talles Barreto.

Processo nº 1537/22 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Institui o selo empresa sem assédio. Relatado pelo deputado Talles Barreto.

Processo nº 1573/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a Política Estadual de Fortalecimento de Vínculos Familiares e Garantia de Convivência Familiar. Relatado pelo deputado Talles Barreto.

Processo nº 1703/22 – Deputado Bruno Peixoto – Institui a Política Estadual para o Manejo Sustentável, Plantio, Extração, Consumo, Comercialização e Transformação do Pequi e outros Frutos e Produtos Nativos do Cerrado. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 1704/22 – Deputado Bruno Peixoto – Assegura a matrícula para o aluno com deficiência locomotora em escola pública próxima de sua residência. Relatado pelo deputado Wilde Cambão pelo apensamento ao projeto nº 2840/20.

Processo nº 1707/22 – Deputado Bruno Peixoto – Altera a Lei nº 16.209, de 17 de março de 2008, que dispõe sobre a captação e a reserva de água pluvial nos prédios construídos pelo poder público estadual. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 1946/22 – Deputado Chico KGL – Institui a Semana Estadual de Sensibilização à Perda Gestacional Neonatal e Infantil. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira.

Processo nº 1966/22 – Deputado Francisco Oliveira – Declara de utilidade pública a Associação Esportiva Gêmeos FG, com sede no município de Santa Rita do Araguaia. Relatado pelo deputado Rubens Marques pela diligência.

Processo nº 1997/22 – Deputado Chico KGL – Inclui no Calendário Cívico e Cultural do Estado de Goiás, os festejos do mês de agosto, comemorados no município de São Domingos. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 2152/22 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Altera a Lei n° 14.376, de 27 de dezembro de 2002, que dispõe sobre o regimento de custas e emolumentos da Justiça do Estado de Goiás. Relatado pelo deputado Charles Bento.

Processo nº 2199/22 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Assegura o direito de atendimento prioritário às vítimas de violência sexual. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 2201/22 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Dispõe sobre a criação de espaço infantil nas instituições de ensino superior da rede pública e privada. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 2203/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui o Plano Estadual de Fertilizantes e a Política Especial Tributária destinada à cadeia produtiva de fertilizantes. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 2213/22 – Deputado Talles Barreto e outros – Concede Título de Cidadania a Leovegildo Lins Gama Júnior. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 2313/22 – Deputado Gustavo Sebba – Institui no Calendário do estado de Goiás, o Dia da Conscientização da Apraxia. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 2351/22 – Deputado Paulo Cezar Martins – Altera a Lei n° 16.140, de 2 de outubro de 2007, que dispõe sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização, regulamentação, fiscalização e o controle dos serviços correspondentes, e a Lei n° 19.075, de 27 de outubro de 2015, que institui a Política Estadual de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e estabelece diretrizes para sua consecução, para dispor sobre o atendimento especializado à gestante com transtorno do espectro autista. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 10087/22 Deputado Delegado Eduardo Prado e outros – Concede Título de Cidadania a José Antônio Machado Sena. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Matérias aprovadas com parecer contrário

Processo nº 1270/22 – Deputado Cláudio Meirelles – Dispõe sobre a criação de lares temporários para animais domésticos. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 1962/22 – Deputado Wagner Camargo Neto – Denomina Prefeito Raul Sudario Cardoso a rodovia estadual GO-154, no trecho entre as cidades de Itaguaru e Uruana. Relatado pelo deputado Amauri Ribeiro.

Projeto com pedidos de vista

Processo nº 9442/21 – Deputado Coronel Adailton – Denomina Dr. Geraldo de Souza, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente situado em Goiânia. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA