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Caravana de São João sacode o DF, com toda a segurança

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“A Caravana é uma ideia que nasceu em plena pandemia. Garante renda ao artista e cultura aos brasilienses e, principalmente, contribui com a preservação da tradição do são-joão” Sol Montes, subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural

Até o próximo dia 16, o Zeca Troncho –  apelido dado ao caminhão-palco da Caravana de São João 2021 –  atravessa 27 regiões administrativas do DF, levando o forró de raiz. Nesta quarta-feira (4), entre as 16h e as 17h30, o festivo veículo sobe a poeira em Sol Nascente/Pôr do Sol. A iniciativa é fruto de Termo de Fomento executado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) em parceria com a Associação dos Defensores das Culturas Regionais (ADCR).

Com recursos de R$ 640 mil, o projeto compreende 76 apresentações. A iniciativa gera 300 empregos para a classe artística e 50 para profissionais de apoio e de administração. Todos os participantes seguem protocolos de segurança contra a covid-19. Por ser itinerante, o projeto não gera aglomerações.

Zeca Troncho, o caminhão do forró, percorre 27 regiões do DF | Foto: Divulgação/Secec

“A Caravana é uma ideia que nasceu em plena pandemia”, explica a subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural (SDDC), Sol Montes. “Garante renda ao artista e cultura aos brasilienses e, principalmente, contribui com a preservação da tradição do são-joão.”

Paranoá em festa

“Todo artista tem de ir aonde o povo está”, parafraseia o músico Nilson Freire, em alusão ao clássico da MPB Bailes da Vida, de Milton Nascimento e Fernando Brant. “É uma iniciativa importante, porque ameniza tanto a situação financeira dos artistas, que estão sem trabalho desde o ano passado por causa da pandemia, quanto a carência cultural das pessoas, que agradecem por onde a gente passa, com brilho nos olhos, dançando e jogando beijos e abraços”. Nilson está escalado para tocar em Brazlândia, no próximo dia 12.

No último sábado (31/8), no Paranoá, a reação do público à passagem da Caravana de São João confirmou a descrição de Freire. Enquanto Zeca Troncho deslizava preguiçosamente entre dois carros de apoio – primeiro com o Trio Forró Biju, que tocou às 16h, e em seguida com o Trio Farol da Barca (18h) –, as pessoas acenavam das janelas e pelo comércio da cidade. O caminhão-palco fez um circuito de cerca de 6 km pela Avenida Comercial, quadras internas e Avenida Transversal em aproximadamente 80 minutos.

“Ceilândia é o grande celeiro dessa música no DF”Marques Célio, presidente da Associação dos Forrozeiros do DF (Asforró)

No Paranoá, o presidente da ADCR, Arkson Rangel, estima que cerca de mil pessoas tenham tomado contato com a música conduzida por vocal, triângulo, zabumba e sanfona, formação tradicional do forró de raiz. Esses trios ganham cachê por apresentação que varia de R$ 3,6 mil a R$ 5 mil, dependendo do portfólio da banda.

O presidente da Associação dos Forrozeiros do DF (Asforró), Marques Célio, explica que o forró de raiz repete a tradicional formação de músicos criada por Luiz Gonzaga (1912-1989) e Dominguinhos (1941-2013) e tende a se diferenciar do chamado “forró de plástico” – como Dominguinhos, às vezes, se referia às versões mais comerciais do gênero.

Marques ensina ainda que cinco ritmos compõem o gênero: forró, xote, baião, xaxado e marchinha. “Ceilândia é o grande celeiro dessa música no DF”, ressalta ele, que acompanha os trios em todas as apresentações da Caravana. “Dos 42 trios da Asforró, 26 são de lá, mas todas as regiões administrativas comparecem no arrasta-pé”.

Marques Célio conta que os segmentos que vivem em torno dessa tradição aguardam para o ano que vem o registro do forró de raiz como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Não saiu ainda porque a pandemia atrapalhou”, afirma.

Emprego e renda

O músico Luizão do Forró, de Ceilândia, agradece aos organizadores da Caravana de São João e lembra que o projeto tem o apoio integral da classe artística “Não tenho nenhuma dúvida do tamanho da importância dessa proposta para todos”, diz. Nilson Freire vai mais longe: “É um projeto que, independentemente da pandemia, deveria continuar. Em 20 anos de carreira, tocando em Brasília e em várias partes do país, nunca vi nada igual”.

Músico e produtor cultural há 34 anos, além de participante da diretoria da Associação dos Músicos e Artistas Populares do DF e Entorno (Asmap), Cacá Silva destaca a participação das mulheres na arte do forró no DF. Cita as cantoras Carliane Alves, Eliane Di Paula, Maiza Lima, Anne Santos, Luana, Anna Doni e as bandas Menino Ricco e Collo de Mainha. “Esse projeto tem uma importância extraordinária na manutenção do trabalho e renda de cantores, cantoras e trios”, reforça.

O operador de áudio José Roberto Pereira de Oliveira, morador do Riacho Fundo, ecoa os elogios ao projeto: “É muito importante para nós, tanto os da equipe técnica quanto os artistas. A Caravana de São João traz trabalho e dignidade para todos nós e nossas famílias”.

O operador de iluminação Rubens Noronha, por sua vez, não pensa duas vezes ao trocar a arte dos projetos cenográficos pelo álcool gel para higienizar microfones e instrumentos musicais em cima do caminhão. “Sou muito fã de São João”, diz. “Em breve, a Caravana vai passar na minha cidade [Riacho Fundo]. Vamos esperá-la de braços abertos”.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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