Política

Caiado entrega a deputados mensagem governamental para 2022

Publicado

em


O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) entregou a mensagem governamental para o exercício de 2022 à Assembleia Legislativa de Goiás, em uma cerimônia realizada na tarde desta terça-feira, 15, no salão nobre da atual sede da Alego, o Palácio Alfredo Nasser. Tradicionalmente, o chefe de Executivo goiano faz a leitura da mensagem em uma sessão especial de instalação do período legislativo, mas em função das obras em andamento na nova sede da Casa de Leis, os trabalhos ainda não foram iniciados. Independentemente de haver ou não a solenidade, essa nova etapa de atividades é referente à quarta sessão legislativa ordinária da 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSB).

A mensagem governamental foi recebida pelo primeiro vice-presidente do Parlamento goiano, deputado Henrique Arantes (MDB), e, agora, será publicada, conforme o Regimento Interno. O governador também foi recepcionado pelos parlamentares Humberto Aidar (MDB), Thiago Albernaz (Solidariedade), Antônio Gomide (PT), Cairo Salim (Pros), Rubens Marques (Pros), Tião Caroço (União Brasil), Amauri Ribeiro (Patriota) e Dr. Antonio (União Brasil), além de secretários de Estado e demais autoridades.

Na ocasião, Ronaldo Caiado apresentou as metas e os objetivos da Governadoria referentes ao ano de 2022, além de relatório de balanço das principais realizações do Governo estadual. Ao destacar o Parlamento como a “casa do povo”, que recebe a votação da população goiana, o gestor frisou que Goiás tem “reverenciado a importância do Poder Legislativo para superar as dificuldades e, ao mesmo tempo, atender à demanda de uma população”. O governador disse que o resultado positivo das ações no estado é possível devido a uma somatória de esforços entre os Poderes. 

“Todos os pontos foram compartilhados e divididos com os parlamentares, que aprovaram as leis e deram a nós condições para que implantássemos as ações”, disse. “A harmonia entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário tem sido a condição fundamental para o bom funcionamento do estado. E a concretização de diversas metas só tem sido possível devido ao intercâmbio e apoio mútuo”, acrescentou o governador. 

O presidente da Casa, Lissauer Vieira, não pôde comparecer à cerimônia pelo fato de estar fora do estado, acompanhando o pai em um tratamento de saúde. Henrique Arantes, entretanto, salientou a importância da data para o Legislativo goiano. “Hoje é um momento especial porque marca, também, o último evento formal da Assembleia Legislativa nesse prédio, antes de mudar para a nova sede”. “É um momento muito simbólico para todos os parlamentares presentes”, afirmou Arantes.

O parlamentar destacou, ainda, as possibilidades que a estrutura da nova sede trará ao Parlamento, além de demonstrar o desejo da volta aos trabalhos. “A estrutura de trabalho lá é muito maior do que a que tem aqui”, disse. “Espero que a nova sede seja logo entregue para que a Assembleia possa funcionar a todo o vapor”.

O retorno oficial das sessões está previsto para o próximo dia 3 de março, no Palácio Maguito Vilela, localizado no Park Lozandes, em Goiânia.

Harmonia

O líder do Governo no Parlamento, deputado Bruno Peixoto (MDB), reforçou a parceria e harmonia entre o Poder Legislativo e a gestão do Estado. “Estamos trabalhando muito, de mãos dadas com o governador Ronaldo Caiado, para juntos transmitir a toda a sociedade o que ela espera e realizar, entre esses, a melhoria da qualidade de vida”, destacou o parlamentar, com a afirmativa de que o trabalho da atual gestão, de mãos dadas com a Assembleia Legislativa de Goiás, “é de cuidado à população”. 

Após a entrega da mensagem governamental, Ronaldo Caiado elencou, à imprensa, as expectativas para o ano de 2022 em relação às ações da Governadoria, alinhadas ao trabalho do Legislativo. A prioridade, de acordo com o governador, é voltada para a geração de empregos. “É o ano da retomada. Da virada. Ano de gerar empregos e, cada vez mais, abrir espaço para que tenhamos novas indústrias, novas áreas, absorvendo as demandas das pessoas que, por conta da pandemia de covid-19 e outros problemas, têm, hoje, um déficit na renda ou estão desempregadas”, ponderou.

Caiado salientou, ainda, que o trabalho social será cada vez mais ampliado em Goiás para chegar até as famílias mais vulneráveis do estado. “A mensagem que deixo ao Parlamento é de muita esperança, mas ao mesmo tempo, de muito trabalho e muita garra”.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA