Nacional
Busca por desaparecidos do deslizamento no Paraná completa quatro dias
O Corpo de Bombeiros do Paraná iniciou hoje (2) o quarto dia de buscas após o deslizamento de terra ocorrido na BR-376, na altura de Guaratuba, no litoral do estado. A corporação estima que cerca de 30 pessoas estão desaparecidas.
De acordo com o governo estadual, duas mortes foram confirmadas e seis pessoas foram resgatadas com vida. Seis conseguiram sair de seus veículos no momento do deslizamento.
Desde o início dos trabalhos de remoção, seis caminhões e três carros foram retirados dos escombros.
O governo estadual orienta que familiares e amigos de desaparecidos entrem em contato com a central de atendimento da polícia científica, por meio do telefone (41) 3361-7242.
Outras informações podem ser obtidas pelo número 0800-282-8082, que pertence ao centro de operações da polícia. A partir das informações, será possível fazer busca ativa de eventuais feridos e vítimas em hospitais.
Pela manhã, foi realizada uma reunião do gabinete de crise criado pelo governo do Paraná para acompanhar a operação, que também conta com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar do Paraná. A Defesa Civil também está apoiando as famílias desabrigadas e transportando alimentos e insumos médicos.
De acordo com a concessionária Arteris, também foram identificados 14 pontos com pequenos e médios deslizamentos de terra ao longo da BR-376. Geólogos da empresa estão fazendo a correção do terreno nesses locais.
Edição: Valéria Aguiar
Fonte: EBC Geral
Nacional
Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia
Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.
As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.
Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.
Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.
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