Distrito Federal

Brasília atinge a 100ª alta dos novos hospitais de campanha

Publicado

em


Poucos dias após ampliar a oferta de leitos covid em mais 300 vagas e reforçar a estrutura de assistência hospitalar para os casos mais graves, o Distrito Federal celebrou a 100ª alta dos novos hospitais de campanha. O paciente Evaldo Rodrigues, de 39 anos, estava internado no Hospital de Campanha do Estádio Bezerrão, no Gama, e foi liberado na tarde deste domingo (30).

Evaldo Rodrigues é um dos mais de 300 mil pacientes atendidos no DF que se curaram da covid-19. Residente em Cristalina (GO), ele chegou a ter 30% dos pulmões comprometidos | Fotos: Breno Esaki / Agência Saúde

Residente em Cristalina (GO), o paciente iniciou seu tratamento ainda no entorno e chegou a ter 30% do pulmão comprometido. Ainda nesta semana, Evaldo foi transferido para o Hospital de Campanha do Bezerrão, onde finalizou o seu tratamento e venceu a covid-19. “Não tenho nem como descrever a alegria de poder voltar para casa, para a minha família”, afirma o paciente.

“Fica aqui a nossa grande felicidade em estarmos liberando este centésimo paciente, recebi a notícia de que mais 10 tiveram alta agora. Que assim seja daqui pra frente e que essas pessoas possam voltar para os seus lares com muita saúde e felicidade”Osnei Okumoto, secretário de Saúde

Com a alta de hoje, Evaldo se junta aos mais de 300 mil pacientes atendidos no DF que adquiriram a doença e se curaram. De acordo com o último boletim epidemiológico, a taxa de recuperação da covid-19 no DF é de 95,8%.

Em uma breve cerimônia, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, recepcionou Evaldo do lado de fora da unidade. Okumoto lembrou que o complexo dos novos hospitais de campanha são fruto de um grande esforço da Secretaria de Saúde e demais áreas do governo. “Isso foi fruto de um trabalho muito grande, é um marco histórico para nós e temos de lembrar de todas as pessoas que foram importantes. Fica aqui a nossa grande felicidade em estarmos liberando este centésimo paciente, recebi a notícia de que mais 10 tiveram alta agora. Que assim seja daqui pra frente e que essas pessoas possam voltar para os seus lares com muita saúde e felicidade”, declarou Osnei.

O Hospital de Campanha do Gama foi inaugurado no dia 7 de maio. A unidade conta com 100 leitos com suporte de ventilação mecânica, monitores paramétricos, bombas de infusão para a condução de drogas vasoativas e diálise à beira leito, para garantir uma assistência completa aos casos mais graves acometidos pelo novo coronavírus.

Além da unidade do Gama, outros dois hospitais de campanha foram entregues no mês de maio: no Autódromo de Brasília e em Ceilândia, cada um com 100 leitos nos mesmos moldes. Além disso, a pasta também entregou nesta semana o Hospital Modular Acoplado de Samambaia, que dispõe de uma estrutura com 102 leitos exclusivos para pacientes com covid-19, sendo quatro de isolamento e o restante de enfermaria.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA