Distrito Federal

38 casais disseram sim ao amor no Casamento Comunitário da Sejus

Publicado

em


O tão esperado “felizes para sempre” aconteceu. O “sim” dos 76 noivos do Casamento Comunitário foi celebrado neste domingo (30), no Museu da República, às 17h. A cerimônia foi cercada de emoção, flashes, trocas de alianças e muito afeto.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro e a secretária Marcela Passamani, emocionadas, cumprimentaram as noivas | Fotos: Divulgação Sejus-DF

Realizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), o enlace matrimonial foi adaptado às normas de segurança, seguindo o protocolo de enfrentamento à covid-19. O evento também contou com cobertura ao vivo pelas redes sociais da Sejus e da Agência Brasília.

A emoção de cada casal era visível no momento do encontro. Divididos em pequenos grupos, para evitar aglomerações no auditório, os noivos se encontraram apenas na hora da celebração. As quatro testemunhas de cada casal esperavam do lado externo do Museu da República, até a liberação da entrada, acomodados em cadeiras e tendas montadas no local, onde foram instaladas televisões para transmissão do evento.

“O nosso governador Ibaneis Rocha acredita tanto no Casamento Comunitário que o transformou em um programa permanente de governo. Isso significa que vamos continuar realizando sonhos, unindo famílias, cuidando de quem precisa de nós”Marcela Passamani, secretária da Justiça e Cidadania

Emocionada, a secretária da pasta, Marcela Passamani, afirmou que o dia foi inesquecível para todos. E finalmente muitos casais puderam realizar este grande sonho. “O Casamento Comunitário é emoção, celebração do afeto, beleza. E mais do que isso! É uma política pública de garantia de direitos, cuidado e fortalecimento da família. Esse é o principal compromisso da Sejus: cuidar das famílias do DF, com nossos programas e ações. O nosso governador Ibaneis Rocha acredita tanto no Casamento Comunitário que o transformou em um programa permanente de governo. Isso significa que vamos continuar realizando sonhos, unindo famílias, cuidando de quem precisa de nós”, concluiu.

O evento também contou com a presença da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que deixou uma afetuosa mensagem de união aos casais. “Vocês estão legalmente afirmando a vontade de construir e cuidar de uma família. Que esta mesma família seja a base de suas vidas. Desejo fé, companheirismo resiliência e muito amor”, afirmou.

Realização de sonhos

O sonho da união, da formação de uma nova família significa para muitos casais, uma meta de vida. E foi com este pensamento que a noiva Francisca Duarte se sentiu motivada a dar mais um passo na vida a dois. “Estamos juntos há oito anos, e meu plano agora é viver bem mais feliz com meu marido. Como em um conto de fadas, felizes para sempre!”

Mesmo com a família distante, em virtude da pandemia, o desejo de felicidade esteve presente na vida de Beatriz Pereira da Silva. Ela que se emocionou desde o ensaio geral, demonstrou muita alegria agora já vestida de branco. ” Estou muito feliz com tudo. Não pudemos trazer toda família, mas eles estão felizes por nós e vão acompanhar a transmissão ao vivo. Estou me sentindo uma princesa e amando tudo deste casamento”.

Os casais aguardaram a cerimônia separados e se encontraram somente na hora do “sim”

Casada há 26 anos, Verlania Rodrigues dos Santos, de 52 anos, que já está com seu companheiro, Valdecir Moreira dos Santos, há 26 anos, agora oficializa a união que pra ela será selada com amor. “Não tenho dúvidas de que somos almas gêmeas. Eu saio hoje daqui casada com o amor da minha vida e muito mais feliz do que quando cheguei”.

Instituído como Programa de Governo pelo GDF, o Casamento Comunitário continua sob a responsabilidade da Secretaria de Justiça e cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial (SUBDHIR), que seleciona os casais por meio de critérios socioeconômicos.

O Museu da República foi todo decorado, iluminado e preparado para se tornar um ambiente especial para o enlace matrimonial. O trabalho voluntário e de empresas e instituições parceiras foram fundamentais para a realização do evento. E para presentear os recém-casados, foram sorteados noite de núpcias, jantares, dia de spa e massagens.

A cerimônia contou com a presença de autoridades como a Primeira dama, Michelle Bolsonaro, subsecretários de Estado da Secretaria de Justiça e Cidadania.

Para os casais que desejam formalizar a união, a novidade é que ainda este ano de 2021, vão acontecer mais casamentos. A Sejus divulgará em breve no site e redes sociais, informando os critérios do próximo edital, que será publicado no Diário Oficial do GDF.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA