Geral

Brasília Ambiental lança campanha sobre espécie rara da flora

Publicado

em


Descoberta em 2019, a Lobelia brasiliensis é um subarbusto ornamental com pendões roxos e que pode ultrapassar os 2 metros de altura | Fotos: Divulgação/Instituto Brasília Ambiental

Procura-se Lobelia brasiliensis! Com este mote, o Instituto Brasília Ambiental acaba de publicar cartaz educativo para que a comunidade possa atuar como uma espécie de detetive da natureza e colaborar com o mapeamento ambiental sobre esta espécie rara no Distrito Federal, indicando as localidades onde a encontrarem. A campanha é Biodetetive – Procura-se Lobelia brasiliensis on-line e já está disponível no site do órgão.

Essa espécie é muito emblemática do cerrado, pois além de estar ameaçada de extinção, só ocorre nesta Unidade da Federação.

“A Lobelia acaba sendo uma espécie guarda-chuva pois, ao protegê-la, resguarda-se também todo o ecossistema de onde ela provém. E, por ser tão simbólica e termos poucas informações, estamos fazendo essa campanha para saber mais sobre a distribuição geográfica dela no território candango”, esclarece a analista de Infraestrutura e Planejamento Urbano do Brasília Ambiental e uma das idealizadoras do projeto, Ana Paula Lira.

“Esse levantamento contribuirá para a definição de políticas públicas específicas para a conservação desta espécie e, consequentemente, das veredas, que são o ambiente onde elas ocorrem.”Ana Paula Lira, analista de Infraestrutura e Planejamento Urbano do Brasília Ambiental

A espécie foi descoberta em março de 2019, durante a contratação de estudos técnicos para a criação e recategorização de unidades de conservação do Ribeirão Sobradinho.

Desde então, a autarquia ambiental conta com um pequeno levantamento dessas plantas, por meio da observação de agentes de Unidades de Conservação do órgão e de herbários.

A intenção da publicação, além de acrescentar mais informações sobre a ocorrência das plantas, é a de dar oportunidade para a comunidade poder conhecer e saber mais sobre ela. “Esse levantamento contribuirá para a definição de políticas públicas específicas para a conservação desta espécie e, consequentemente, das veredas, que são o ambiente onde elas ocorrem. E, ao preservar o local onde elas florescem, protege-se também a água e toda a comunidade vegetal e animal”, finaliza Lira.

A campanha é fruto de uma parceria entre a Diretoria de Implantação de Unidades de Conservação e Regularização Fundiária (Dipuc) e a Educação Ambiental (Educ) do instituto. Inicialmente, o material está disponível apenas on-line. Futuramente, haverá uma versão impressa para distribuição nas escolas do DF e em órgãos públicos, como forma de ampliar o alcance da ação e agregar conhecimento sobre essa espécie.

Ameaças

A Lobelia brasiliensis é um subarbusto, com pendões de flores roxas, que pode ultrapassar 2 metros de altura. Encontrada sobre solo hidromórfico, em brejos, campos e locais úmidos, especialmente em veredas. Uma planta extremamente ornamental, mas também de cultivo complexo, o que dificulta sua propagação fora dos ambientes naturais.

As principais ameaças à espécie estão relacionadas à expansão urbana acelerada que favorece agressões, como interrupção da drenagem natural, com mudanças no regime hídrico, os quais a planta não tolera.

A substituição da vegetação natural por capim braquiária também é outro fator que prejudica a qualidade do seu habitat, acarretando o declínio das populações. Podem ser observadas em algumas unidades de conservação do DF, tais como Parque Ecológico Ezechias Heringer, Reserva Biológica (Rebio) do Guará, APA Gama e Cabeça-de-veado e Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae).

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA