Distrito Federal

Biojoias são tema de oficina inédita do Centro de Juventude

Publicado

em


Aulas serão ministradas on-line. As primeiras serão apenas apresentações da plataforma virtual | Fotos: Divulgação/Sejuv

Estão abertas até a próxima sexta-feira (26) as inscrições para a Oficina Biojoias, com atividades on-line e gratuitas para jovens de 15 a 29 anos de todo o Distrito Federal. A iniciativa é da Secretaria de Juventude do Distrito Federal (Sejuv), por meio do projeto Centro de Juventude, em parceria com o Iecap (Agência de Transformação Social).  As inscrições pode feitas neste link.

As atividades somam carga horária de 30 horas, são ao vivo. Os jovens selecionados ganharão kit com os materiais a serem utilizados nas aulas práticas da oficina. Haverá emissão de certificado para aqueles com pelo menos 75% de presença nas atividades propostas.

É prevista a emissão de certificado para os alunos que alcancem a partir de 75% de participação nas atividades

Serão duas turmas com atividades, a partir desta terça-feira (23) até 29 de abril. A Turma 1 terá aulas no horário das 10h as 12h, às segundas e quartas-feiras. A Turma 2 será ofertada entre 14h as 16h, às terças e quintas-feiras.

Segundo a Sejuv, as primeiras aulas são apenas apresentações da plataforma e ficarão disponíveis na internet. Por isso, mesmo perdendo essas orientações iniciais, os interessados poderão assistir as aulas seguintes com conteúdo mais focado no tema.

De acordo com a pasta, a Oficina de Biojoias é uma atividade inédita do Centro de Juventude. Abordará a teoria e prática da produção de acessórios feitos com materiais naturais para comercialização.

Na oportunidade, os jovens vão aprender a tingir, furar e lixar as sementes para produção de colares, brincos e pulseiras visando o empreendedorismo. Serão trabalhados também os conceitos de precificação e comercialização dos produtos.

A oficina será ministrada por Suzana Rodrigues, designer especializada em biojoias com o currículo ilustrado por exposições no exterior. Em trabalho voluntário, ela profissionalizou 300 internas da Penitenciária Feminina

Inovação e sustentabilidade

O ramo das biojoias é um caminho para inovação e sustentabilidade e um primeiro passo para o mercado de trabalho pelos potenciais empreendedores jovens. Cada peça criada pelo artesão é única ou feitas em pequenas séries. Seus detalhes refletem uma história local e possuem beleza e praticidade que não podem ser encontrados nos produtos industrializados.

Atualmente, destaca a Sejuv, é importante salientar a relação do artesanato com as questões ambientais. Em tempos de recursos naturais cada vez menos disponíveis, a pasta aponta que alguns dos melhores e mais originais trabalhos artesanais são feitos com reutilização ou reciclagem de materiais.

Designer internacional

A oficina será ministrada por Suzana Rodrigues, designer especializada em biojoias, cujo currículo é ilustrado por participação em exposições no exterior e ações de responsabilidade social. Por meio da diversidade de matérias-primas naturais e recicladas, a especialista desenvolveu um trabalho social voluntário junto à Penitenciária Feminina de Brasília, onde profissionalizou mais de 300 internas.

A convite do governo federal, Suzana representou o país nas comemorações do Ano do Brasil na França, com exposição no Museu Grand Palais. Também fez exposição individual na Embaixada do Brasil em Roma e participou do Salão Internacional de Produtos Naturais, em Bolonha, do Salão internacional de Moda de Madri, de Lisboa. Outro destaque é a participação na exposição no Museu de Arte Moderna – MoMA em Nova Iorque.

Serviço:

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA