Cidades

Autódromo de Goiânia será cenário de Campeonato Brasileiro de Ciclismo Virtual

Publicado

em


O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna vai ser palco de uma competição de ciclismo, mas desta vez de uma maneira diferente. No próximo dia 16 de outubro, o traçado do circuito goiano vai ser o cenário para a penúltima etapa do primeiro Campeonato Brasileiro de Ciclismo Virtual. Será a primeira vez que a praça esportiva vai participar deste tipo de competição.

No ciclismo virtual, cada atleta desempenha individualmente suas pedaladas em um simulador que reproduz os traçados reais das pistas, competindo com outros ciclistas espalhados em qualquer lugar do mundo. A modalidade teve um grande crescimento, principalmente por conta da chegada da pandemia de Covid-19, com a possibilidade de manter atletas em competição, mesmo em tempos de isolamento social.

No Tour de Goiânia cada ciclista vai dar virtualmente 10 voltas no traçado de 3,9 km do autódromo. No último mês foi feito um mapeamento do circuito, a partir de imagens posicionadas em carros de passeio. Posteriormente, o material é trabalhado em um software que reproduz todos os detalhes da pista em realidade aumentada no simulador. Na última etapa, 380 ciclistas participaram da prova, que teve como cenário a cidade de Florianópolis. A expectativa para a etapa de Goiânia é ter a participação de cerca de 500 competidores, sendo muitos atletas estrangeiros.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, comemorou a inclusão do Autódromo de Goiânia na recém-criada competição. “O nosso autódromo é um dos mais queridos dos pilotos de todas as categorias do Brasil, que adoram vir correr aqui. Agora também vai ser desfrutado por vários ciclistas de forma virtual, em uma nova forma de competir, com o uso da tecnologia. Para nós essa visibilidade traz um retorno de imagem muito legal para o nosso circuito, que fica com o seu traçado cada vez mais conhecido”, destacou o secretário.

Todas as outras etapas do Campeonato Brasileiro foram realizadas utilizando circuitos de rua. Esta será a primeira vez que um traçado de autódromo será utilizado. Para o diretor técnico da Ciclismo Virtual, Schubert Abreu, a principal vantagem para o Autódromo de Goiânia  será a divulgação da praça esportiva para ciclistas de outros lugares do Brasil e de todo o mundo. “Praticamente a metade de nossos competidores são de fora do Brasil. Então muitos pedalam nestes cenários de forma virtual, e a sensação de realidade aumentada desperta neles a vontade de conhecer esses cenários de forma presencial. Acaba sendo uma divulgação fantástica para os lugares que sediam as etapas”, ressaltou.

A temporada de 2021 começou em março, Com um circuito de Belo Horizonte. Nas etapas seguintes foram utilizados cenários de Brasília, Rio de Janeiro, Serra do Rio Branco-SC e Florianópolis. Depois do Autódromo de Goiânia, a última etapa terá como tema a cidade de São Paulo.

Fonte: Secretaria de Esporte e Lazer (Seel-GO)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA