Distrito Federal

Asfalto chega ao acesso à DF-055 e a Fazenda Água Limpa

Publicado

em


Com a autorização do governador Ibaneis Rocha, o início da obra de pavimentação no acesso entre a DF-055 e a Fazenda Água Limpa será de imediato | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Há 30 anos os moradores da região de Vargem Bonita, no Park Way, aguardavam pela pavimentação de um trecho que liga a Quadra 17 da região administrativa à Fazenda Água Limpa, que pertence à Universidade de Brasília (UnB). Nesta quinta-feira (15), a longa espera deu lugar à concretização dessa demanda com a assinatura da ordem de serviço.

Com a autorização do governador Ibaneis Rocha, o início da obra de pavimentação no acesso entre a DF-055 e a Fazenda Água Limpa será de imediato. O serviço é tratado com grande importância pelos moradores. Afinal, a pavimentação vai beneficiar cinco mil motoristas que trafegam pelo local, além de acabar com dois problemas crônicos: o da poeira, durante o período da seca, e o da lama, nas chuvas.

“Cumprimos todas as exigências ambientais e iniciamos hoje os trabalhos, que esperamos entregar dentro do prazo de 40 dias”governador Ibaneis Rocha

A obra, que está nas mãos do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), inclui drenagem, sinalização horizontal e vertical e a instalação de meios-fios. O investimento é de R$ 1,2 milhão, sendo que R$ 800 mil foram custeados por emenda parlamentar repassada pelo deputado distrital Hermeto.

“Essa é uma obra esperada há 30 anos, interligando as comunidades das áreas rurais aos condomínios da Quadra 17 do Park Way. Cumprimos todas as exigências ambientais e iniciamos hoje os trabalhos, que esperamos entregar dentro do prazo de 40 dias. É uma obra de esperança para aqueles que estavam ali há muito tempo abandonados”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

Presente à cerimônia, o diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Júnior, reforçou que a pavimentação é um “trecho pequeno, mas com grande resultado e melhoria para os cerca de cinco moradores da região”.

Importância que a presidente da Associação de Vargem Bonita, Maria Pereira Silva, faz questão de lembrar ao apontar para o trecho da via que hoje ainda é de terra. “Desde que a região surgiu esse pedaço foi esquecido. Agora, temos essa grande conquista. Para nós é uma vitória muito grande”, apontou.

“Às vezes a gente pensa que uma obra dessa não é importante, mas ela faz tanta diferença na vida dos moradores. Esse é um governo que se preocupa com grandes obras como a do Túnel de Taguatinga e também com as pequenas, como essa”, acrescentou o deputado distrital Hermeto.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA