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As novas ferramentas para a educação remota

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Longe dos quadros-negros e, agora, atrás das telas, os professores têm se reinventado para dar continuidade às aulas. O desafio tem sido grande, mas a pandemia enfatizou o papel fundamental dos docentes e também ofereceu oportunidades para a mudança da educação.

Para a professora Fernanda de Lima, da Escola Classe 09 do Gama, o susto inicial da suspensão das aulas presenciais deu lugar à busca por ferramentas para aprimorar o trabalho on-line. “Eu sabia o básico, mas passei a garimpar conteúdos significativos porque há muita informação, mas nem sempre relevante. Acredito que o foco precisa ser o estudante”, explica.

Foto: Robson Dantas | SEEDF
A professora Fernanda de Lima compartilha as descobertas tecnológicas utilizadas para enriquecer as aulas remotas | Foto: Robson Dantas | SEEDF

No episódio desta semana do Podcast EducaDF, o debate é sobre as ferramentas tecnológicas gratuitas que enriquecem o trabalho do docente. Professoras da rede contam como superaram o desafio inicial das aulas mediadas por tecnologia. Confira o podcast nas plataformas de áudio.

As descobertas de Fernanda, logo se tornaram um sucesso entre os professores e ela passou a compartilhá-las por meio de tutoriais em seu instagram.

Confira algumas dicas:

Ferramentas tecnológicas
Canvas “Tudo em um só lugar. Um recurso que torna tudo mais atrativo. Muitos professores não sabem, mas há uma versão com mais elementos destinada aos educadores e gratuita. É preciso apenas preencher um cadastro e comprovar que leciona.”
Inshot “Um editor de vídeos super fácil de usar.”
oCam “Ótimo para gravar videoaulas na própria tela do computador.”
Conteúdos relevantes
Sites Nova Escola, Google Acadêmico e Escola Kids.

Outros desafios

Os recursos tecnológicos já eram conhecidos da professora Vanessa Stefano, da Escola Classe 303 de São Sebastião. Trabalhando com educação a distância desde a graduação, sua maior preocupação foi a de favorecer a mediação pedagógica e, também, entre os estudantes, além de refletir sobre a construção do conhecimento. Para que todos os estudantes tenham acesso às aulas, Vanessa grava e disponibiliza os vídeos.

A pedagoga, que também é formada em psicologia, destaca a importância da continuidade das aulas, mesmo durante a pandemia. “No campo pedagógico, a continuidade permite que os estudantes vivenciem a rotina dos estudos e de aprendizagem, das relações com os colegas de sala e docente, mesmo que on-line. Já no campo emocional, a previsibilidade e a continuidade das interações possibilitam a confiança, a segurança e o amparo, tanto para estudantes, quanto para familiares”, destaca.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Governo DF

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Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

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No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

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