Geral

Artesanato tocantinense deu brilho e brasilidade à roupa da primeira-dama do Brasil, Janja Silva

Publicado

em

A versatilidade e as belezas do artesanato em capim-dourado, uma joia do Tocantins, encantam os visitantes pela delicadeza do artesanato. A cada dia, vem sendo mais utilizado no mundo da moda, seja como acessórios ou adereços em roupas. As imagens que rolaram na imprensa mundial, no dia da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1° de janeiro de 2023, ganharam o mundo, com destaque para a roupa da primeira-dama Janja Silva.

Composto por blazer acinturado com leve cauda usado com colete e calça pantalona cintura alta. Todas as peças do look foram feitas em crepe de seda vintage tingidas naturalmente com caju e ruibarbo e bordadas com palhas e capins brasileiros, entre eles o capim-dourado.

As peças em capim-dourado foram confeccionadas pela artesã e presidente da Associação Dianapolina de Artesãs (ADA), Eliene Bispo. A escolha do artesanato dianopolino é mais um reconhecimento para a artesã que, com auxílio da Sectur, participa de diversas feiras nacionais e internacionais de artesanato. Para a roupa da primeira-dama, foram confeccionadas cerca de 180 minis mandalas de capim-dourado de 1,5 a 2 cm. O convite para colaborar com produção da roupa veio da estilista responsável pela criação da mesma, Helô Rocha.

Para Eliene, ter o artesanato da associação, nesse momento histórico da posse presidencial, é uma grande conquista, pois é um reconhecimento de anos de trabalho. “Para mim, foi muito gratificante. É reconhecimento de muitos anos de trabalho, estou muito feliz de ver meu nome, o da associação e o da minha cidade sendo divulgados no Brasil e em outros países”, celebra. 

A artesã também destaca a importância desse momento para a divulgação do capim-dourado e da conquista de novos clientes. “Ganhamos mais de mil seguidores no Instagram. Está sendo muito gratificante”, relata. 

A associação, que Eliene preside, é destaque nacionalmente não só por estar presente ornamentando a roupa da primeira-dama. Ela também está entre as duas associações tocantinenses que receberam o 5° prêmio Top 100 de Artesanato Brasileiro promovido pelo Sebrae em 2022. A premiação é a mais importante ação de reconhecimento da economia criativa e tem por objetivos identificar e premiar as unidades produtoras de artesanato mais competitivas do Brasil. “É muito gratificante estar entre as 100 melhores do país”, ressalta.

Capim-dourado e a moda

Mostrando a versatilidade do capim-dourado em 2021, o estilista tocantinense, Luiz Fernando Carvalho, confeccionou um vestido de capim-dourado, para o Miss Brasil 2021, sendo apresentado durante a Festa da Colheita do Capim-Dourado, organizada pela Comunidade Mumbuca, com o apoio do Governo do Tocantins. O traje pertence ao acervo da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

Para o secretário da Sectur, Hercy Filho, as ações de incentivo do Governo do Tocantins no fomento da cultura e do turismo, resultam em reconhecimento e valorização das riquezas do Estado que ultrapassam fronteiras.

Mandalas em capim-dourado produzidas pela Associação Dianapolina de Artesãs (ADA) para a roupa de Janja Silva – Helô Rocha

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA