Distrito Federal

Área administrativa do Iges-DF passa por desinfecção

Publicado

em


Pisos, teto, paredes e todas as superfícies foram desinfetados com produto aprovado pela Anvisa | Foto: Divulgação/Iges-DF

A limpeza já frequente no Edifício PO 700, sede administrativa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), recebeu um reforço nesta sexta-feira (26). Uma desinfecção com peróxido de hidrogênio acelerado garantiu a eliminação de bactérias e vírus em cerca de dez minutos. O produto é recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Estamos trabalhando de forma bastante intensa na desinfecção de todos os nossos ambientes, a fim de que colaboradores e pacientes estejam protegidos contra a covid-19” Gilberto Occhi, presidente do Iges-DF

A sanitização foi feita por seis funcionários terceirizados da empresa Apecê Serviços Gerais, responsável pela limpeza das unidades de saúde do instituto. Passando por pisos, paredes, tetos e superfícies, a operação ajudou a aumentar a segurança e a qualidade de trabalho dos mais de 100 colaboradores do setor, frente à segunda onda da pandemia da covid-19.

Uma das áreas higienizadas foi a sala da Diretoria Presidencial do Iges. “Estamos trabalhando de forma bastante intensa na desinfecção de todos os nossos ambientes, a fim de que colaboradores e pacientes estejam protegidos contra a covid-19”, garantiu o presidente da instituição, Gilberto Occhi.

Operação será estendida

Unidades de pronto atendimento (UPAs) também vão receber limpeza reforçada

Desde o início da pandemia, os hospitais do Iges-DF passam por higienizações frequentes para evitar casos do novo coronavírus. Além disso, tanto o Hospital de Base (HB) quanto o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) foram contemplados com a desinfecção das áreas administrativas, do espaço do entorno de atendimento ao público e da área de atendimento a pacientes com síndromes respiratórias. “Essa limpeza diária ajuda na remoção de sujeiras e na desinfecção de superfícies e equipamentos, para evitar a proliferação do vírus”, ressalta Joelmir.

A próxima área administrativa do Iges-DF a passar pela sanitização será a do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), na quarta-feira (31). “Não vamos medir esforços para garantir a limpeza e a segurança de todos os colaboradores do Iges”, destacou o gerente operacional da Unidade de Apoio (Unap) do instituto, Joelmir Laesio Pessoa. A Unap também vai elaborar um cronograma para limpeza nas unidades de pronto atendimento (UPAs) nas próximas semanas.

*Com informações do Iges-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA