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Aplicação de fumacê continua mesmo em período de seca

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Faz tempo que não chove no DF. Mas a seca não é motivo para descansar nos cuidados contra o Aedes aegypti, causador de doenças como a dengue. A Secretaria de Saúde segue firme no combate, atuando de três formas: localmente, com uso de pastilha que elimina a larva em seu ciclo aquático; trabalho perifocal, com visitas quinzenais em locais com grande potencial de procriação de mosquitos, como borracharias e ferros-velhos; e aplicação de inseticida de ultrabaixo volume (UBV) pesado, conhecido como fumacê.

No período da seca, os quatro carros utilizados pela Vigilância Ambiental chegam a percorrer juntos um total de 600 km aplicando o fumacê para evitar que o mosquito Aedes aegypti se prolifere | Fotos Joel Rodrigues / Agência Brasília

Durante o período de seca, quatro carros de fumacê são utilizados nos trabalhos. Cada veículo comporta 56 litros de produto, que dura em torno de quatro a cinco dias até ser reabastecido. Em um mês, neste período, cada carro percorre cerca de 150 km, totalizando 600 km rodados nos quatro veículos.

“Misturamos o produto em óleo mineral de forma que ele fique mais leve que o ar e flutue, conseguindo eliminar o macho e a fêmea do mosquito. A aplicação é feita no crepúsculo da noite ou no nascer do sol, horários em que a fêmea busca sangue para maturação dos ovos”Reginaldo da Silva Braga, coordenador do controle químico e biológico da Diretoria de Vigilância Ambiental do DF

Já em tempos de chuva, essa quilometragem dobra. Considerando que são 18 carros em ação, todos juntos contabilizam 5,4 mil km rodados por mês. “Nos períodos de chuva, quando o trabalho se intensifica, são feitas aplicações de manhã e à noite”, explica o coordenador do controle químico e biológico da Diretoria de Vigilância Ambiental do DF, Reginaldo Feliciano da Silva Braga. 

O produto utilizado é capaz de matar o mosquito no ar, sem colocar em risco a saúde da população. “Misturamos o produto em óleo mineral de forma que ele fique mais leve que o ar e flutue, conseguindo eliminar o macho e a fêmea do mosquito. A aplicação é feita no crepúsculo da noite ou no nascer do sol, horários em que a fêmea busca sangue para maturação dos ovos”, explica Reginaldo. Neste período de seca, os trabalhos estão sendo feitos, preferencialmente, no início da noite.

Além dos trabalhos executados pela Secretaria de Saúde, é importante que a população continue tomando os cuidados dentro de casa, eliminando recipientes com acúmulo de água.

Reforço 

No período de seca, entre maio e setembro, o cronograma e a quantidade de veículos em atuação muda, mas não para. Segundo Reginaldo Braga, o trabalho preconizado pelo Ministério da Saúde é de que se atue onde há casos positivos e confirmados de dengue ou outras arboviroses.

“Recebemos as notificações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica sobre os casos, investigamos e, quando confirmamos, fazemos o cronograma de atendimento. Mandamos os carros para eliminar as fêmeas infectadas”, explica Reginaldo Braga.

Atualmente, Taguatinga, Ceilândia, Paranoá, Samambaia, Vicente Pires e Guará estão recebendo o fumacê. As seis regiões administrativas somam 2.988 casos prováveis de dengue, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, compreendendo os dias 3 de janeiro a 24 de julho.

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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