Cidades

Aparecida de Goiânia vai receber mais um Mutirão

Publicado

em


O governador Ronaldo Caiado e equipes das secretarias do governo estadual estão concluindo os preparativos para mais uma edição, a terceira, do Mutirão Governo de Goiás, que será realizada nos dias 15 e 16 de janeiro, sábado e domingo, em Aparecida de Goiânia. Na sexta-feira (14) já haverá atendimento a moradores, no período da tarde. Serviços gratuitos ficarão disponíveis em uma área da GO-040, no Jardim Tropical, ao lado do Shopping Portal Sul.

Cerca de 400 trabalhadores já realizaram a montagem da estrutura, que terá aproximadamente 12 mil metros quadrados. A ação do Estado será em parceria com a Prefeitura de Goiânia, que ampliará participação no evento. No sábado (15/01), o horário de funcionamento será das 8h às 16h e, no domingo (16/01), das 8h às 12h. No primeiro dia, sexta-feira (14/01), a estrutura será testada com atendimentos a moradores das 13h30 às 18h.

A previsão é de que mais de mil pessoas, entre servidores do Estado, da Prefeitura de Goiânia, e de outros órgãos parceiros, trabalhem no atendimento aos moradores da região.

“Estamos chegando à terceira edição do mutirão, que é o Estado indo à comunidade para atender as pessoas que dependem das ações diretas do governo”, explicou o governador Ronaldo Caiado. “E podem ter certeza de que vamos continuar. Goiás precisa do apoio nesses serviços e nós daremos isso no sentido de ajudarmos as pessoas. Essa é a grande ação do nosso governo, chegar até as pessoas”, destacou.

Durante essa edição do mutirão, o governador fará a entrega de 1.682 cartões do programa Mães de Goiás, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). A Pasta também realizará atendimentos relativos ao registro civil, com a emissão das segundas vias de certidões de nascimento, casamento, óbito, nome social e retificação de nome. Também serão emitidos passaporte do idoso, passe livre da pessoa com deficiência, carteira de identificação do autista e realizados cortes de cabelo de forma gratuita para a população.

De acordo com Aristóteles de Paula e Sousa, o Toti, coordenador da infraestrutura do mutirão, os serviços das duas edições anteriores estão mantidos, como emissão de documentos, realização de exames e consultas médicas; oferta de vagas de emprego; distribuição de mudas de árvores, entrega de benefícios sociais, serviços do Vapt Vupt, além da oferta de oficinas e apresentações culturais. Por conta do recesso em algumas esferas públicas, nesta edição não haverá atendimento por parte do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Ministério Público Estadual (MPGO) e Defensoria Pública do Estado (DPE).

Neste terceiro mutirão, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, amplia a parceria, e os serviços oferecidos pela prefeitura da capital serão ampliados. A rede Atende Fácil, central de relacionamento com o Executivo goianiense, estará disponível à população. “Já tivemos a confirmação da participação de duas grandes secretarias, de Políticas para as Mulheres e Educação”, adiantou o coordenador. A primeira disponibilizará a inscrição para o programa Renda Família + Mulher para aquelas com o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) atualizado e inscrições para cursos de capacitação.

Já na educação, o público poderá ter informações sobre matrícula na rede municipal de ensino de Goiânia, inclusive com um guichê para sanar dúvidas sobre a documentação necessária e o cadastro antecipado. Ainda estão previstas distribuição de hortaliças; apresentação de aulas de robótica e do sistema de reconhecimento facial que está em fase de implantação nas unidades de ensino; espaço para leitura e pintura lúdica.

Mais uma vez, a gestão estadual fez ofício convidando a prefeitura de Aparecida de Goiânia a participar do Mutirão Governo de Goiás. “Não manifestaram ainda se vão participar”, explicou Toti.

A expectativa do mutirão em Aparecida de Goiânia é receber quantidade de público maior do que na última edição, quando foram realizados 80 mil atendimentos, 10 mil a mais do que na primeira, e um público de 65 mil presentes. “Estamos montando as tendas entre duas regiões bastante populosas. Acredito que vamos chegar a um público igual ou até um número superior ao evento que fizemos no Bairro Independência”, projetou o coordenador da infraestrutura do mutirão.

Serviços
Para o público que busca uma colocação no mercado de trabalho, o Estado, por meio da Secretaria da Retomada, oferecerá vagas de trabalho via Programa Mais Empregos. E mais: cursos gratuitos de capacitação e qualificação; acesso a linhas de crédito e renegociação de dívidas, via parceria com a GoiásFomento, para micro e pequenos empresários.

No rol de serviços à população, a GoiásFomento também fará entrega de contratos a clientes, emissão de segunda via de boletos e simulação de crédito. Para os servidores estaduais ativos, inativos e pensionistas, a Goiás Previdência (Goiasprev) disponibilizará o recadastramento, que deve ser feito todos os anos pelo segurado, de acordo com o calendário de aniversário. Também estarão disponíveis a simulação de aposentadoria, impressão de contracheques, entre outros.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) terá os seguintes serviços gratuitos: alteração de endereço, comunicado de venda, embargo de veículo, intenção de venda, impressão de CRLV-E, consultas de veículo e habilitação, cadastro da CNH Digital, transferência de pontuação e instrução para recurso de multas.

Totens de autoatendimento do programa Expresso, plataforma de serviços digitais do Estado, estarão instalados no local. Eles disponibilizam 20 serviços, como emissão de 2ª via da fatura de água, agendamento presencial do Vapt Vupt, solicitação de vias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e consulta de existência de débitos por CPF.

O Vapt Vupt também estará presente no evento. Entre os serviços oferecidos: emissão de 1ª e 2ª via do Cadastro de Pessoa Física (CPF), da 2ª via de conta de água, de boletos do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), comunicado de venda de veículos e alteração de endereço no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), além de recadastramento da Goiás Previdência (Goiasprev).

No estande da Companhia de Saneamento de Goiás S/A (Saneago), o contribuinte poderá revisar cadastro, emitir 2ª via ou contestar valor da fatura, solicitar ligação de água e esgoto, negociar débitos, protocolar reclamações ou denúncias.

A equipe da Secretaria da Educação (Seduc) estará no local para elucidar dúvidas sobre matrícula nas unidades de ensino, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação de Jovens e Adultos a Distância (EJATec), escolas de tempo integral e educação especial. O atendimento também permitirá emitir 2ª via de histórico escolar e de diploma de pessoas que estudaram em escolas extintas. Também haverá entrega de cartões do programa Bolsa Estudo, que oferece auxílio de R$ 100 mensais para cada aluno do Ensino Médio da rede estadual.

Já a unidade itinerante OVG Perto de Você vai realizar o cadastro e entrega de andadores, bengalas, kits de fraldas descartáveis geriátrica e infantil, leites especiais, cadeiras de rodas padrão e higiênica, muletas, colchões e enxovais para gestantes e mães de bebês com até um mês de vida.

Os visitantes do evento poderão participar de ações de educação ambiental e levar para casa mudas de árvores nativas do Cerrado, distribuídas gratuitamente. Equipamentos utilizados no combate a incêndios florestais e fiscalizações serão apresentados pelos servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da mesma forma, iniciativas do Estado na área, como o Sistema Ipê e o aplicativo PlanteGO.

Segurança Pública
O Instituto de Identificação da Polícia Civil oferecerá, gratuitamente, a emissão de documentos de identidade. Fará também a coleta de material biológico de familiares de pessoas desaparecidas pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC). O material é analisado e inserido no Banco Nacional de Perfis Genéticos. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), 80 mil pessoas desaparecem todos os anos no Brasil e apenas 3 mil famílias estão cadastradas no banco de dados.

A Secretaria de Segurança Pública receberá os moradores de Goiânia e Aparecida de Goiânia com exposição de aparelhagens utilizadas por peritos criminais e médicos legistas; de peças do museu forense; exibição de materiais confeccionados pela população carcerária, como peças de artesanato, brinquedos, tapetes, bolsas, dentre outros. A Delegacia Móvel também estará no local para coleta de denúncias.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) estará presente com palestras sobre segurança doméstica e orientações sobre os riscos de acidentes com botijões de gás, ingestão de produtos químicos por crianças, dentre outros, e exposição de materiais operacionais utilizados em ocorrências. Estarão disponíveis os serviços técnicos para solicitação de inspeção técnica (vistorias), orientação para a análise de projetos e ainda emissão de extrato de ocorrências. Equipes do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd) e o Batalhão Maria da Penha da Polícia Militar oferecerão instruções sobre as formas de combate à violência doméstica. Outros batalhões especializados da PM também realizarão exposições e ações interativas com o público.

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Goiás) receberá reclamações contra fornecedores de bens ou serviços. No estande da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), serão prestadas orientações sobre Passe Livre de pessoas com deficiência e Passaporte do Idoso. Os servidores também vão receber solicitações ou reclamações dos consumidores de saneamento básico, energia elétrica e transporte intermunicipal de passageiros.

Assistência em Saúde
Consultas e exames oftalmológicos estarão disponíveis aos interessados com atendimento no ônibus da Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog). Entre os exames realizados estarão auto-refração e de tonometria. Caso os exames indiquem a necessidade de algum procedimento, o paciente deixará o mutirão regulado para atendimento. Os moradores poderão, ao longo da programação, realizar exames de imagem, como: ultrassonografia, ecocardiografia e eletrocardiografia; além de testagem e vacinação contra a Covid-19. A unidade móvel (ônibus) do Hemocentro de Goiás estará disponível para receber doações de sangue.

Serviço
Assunto: 3ª edição do Mutirão Governo de Goiás
Quando: Sábado (15/01), das 8h às 16h, e domingo (16/01), das 8h às 12h. Na Sexta-feira (14/01), das 13h30 às 18h, já haverá serviços disponíveis
Onde: Aparecida de Goiânia (GO), Jardim Tropical, ao lado do Shopping Portal Sul

Secretaria de Comunicação

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA