Política

Alvorada do Norte, localizada na região geoeconômica de Brasília, é o destaque desta semana da campanha “Isso é Goiás”

Publicado

em


A região onde Alvorada do Norte está situada é privilegiada em vários aspectos, mas especialmente pelas belezas naturais. A começar pela geografia do entorno do município: o que se vê é um visual de tirar o fôlego com as belas serras existentes. Mas isso é apenas uma pequena parte do patrimônio natural da região.

A cidade fica na margem esquerda do rio Corrente, manancial que forma uma praia na área urbana do município. A Praia do Povo é um espaço absolutamente acessível e democrático, até no nome. O local oferece um amplo espaço para recreação e para curtir a natureza de perto. 

O rio é largo e raso, com pedras planas, que possibilitam um banho relaxante para adultos e seguro  para crianças. E, para quem não abre mão de ter boa comida e bebida por perto, quiosques oferecem uma boa variedade de opções.

Já os que preferem uma atividade mais radical, as trilhas na Serra Geral são uma excelente pedida. A elevação ainda abriga um pequeno, mas muito simpático Cristo, de onde é possível se ter uma visão espetacular da região. Se a ideia é ainda mais aventura, vale uma esticadinha até a cachoeira Itiquirinha. A subida é considerada de média dificuldade, mas é bom se atentar a alguns detalhes. São mais de 700 m, não existem pousadas ou acampamentos no local, por isso a caminhada deve ser feita com tempo suficiente para contemplar o pôr do sol e descer logo em seguida pois não há iluminação. Para quem não conhece a trilha, é desaconselhável fazer o percurso sozinho.

Além disso, a cidade ganhou importância por estar no cruzamento que interliga a Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Vermelho, Área de Proteção Ambiental da Serra Geral e, mais ao norte, o Parque Estadual de Terra Ronca, maior parque espeleológico da América Latina,
São mais de 107 cavernas catalogadas, incluindo a maior da América Latina, com 7 km de extensão. Além das cavernas, várias cachoeiras, corredeiras e trilhas se espalham por Alvorada do Norte até Mambaí, já bem próxima da divisa com a Bahia.  

E a cidade também tem uma extensa programação de atividades culturais e religiosas. A principal festa é da Padroeira, Nossa Senhora da Guia, que acontece sempre no terceiro domingo de setembro. Em Alvoradinha, também há a comemoração da festa de São José, no dia 1º de maio. 
No dia da Santa Luzia, 13 de dezembro, os moradores colocam velas acessas nas janelas. E no mês de junho, os três santos católicos, Santo Antônio, São João e São Pedro, são celebrados com fogueiras e muito foguetório. Isso em falar nas festas de folias e de catiras. 

A cidade de Alvorada é passagem obrigatória para quem está indo para oito estados do norte e nordeste brasileiros. Quando você estiver em trânsito para esses locais, reserve alguns dias para uma paradinha por ali. Vai valer a pena. 

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA