Política

Alego deliberou 55 matérias em Plenário e definiu relator da LDO

Publicado

em


A Assembleia Legislativa encerrou a quarta semana de votações do mês de junho com três sessões ordinárias realizadas. Nesses encontros, os parlamentares proporcionaram quórum qualificado para votações e 55 deliberações foram realizadas. Essas apreciações incluem projetos oriundos do Governo, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) e, também, proposições assinadas por deputados. As sessões plenárias e reuniões das principais comissões estão sendo realizadas de forma híbrida.

Entre as matérias apreciadas, três foram submetidas à votação única e dez foram aprovadas em segunda e definitiva fase, seguindo, em sequência, para a sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM). Uma dessas proposições é a de nº 5386/21, que autoriza o repasse de R$ 8 milhões à Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SIC). Conforme a justificativa do Poder Executivo, autor da iniciativa, a intenção é fazer com que a pasta consiga suportar despesas com a concessão de aval pelo Fundo de Equalização para o Empreendedor (Fundeq), nos termos da Lei Complementar nº 160, de 29 de dezembro de 2020.

O Plenário também aprovou, em votação definitiva, a propositura de nº 5388/21, que altera três legislações com o intuito de excluir o Serviço de Classificação Vegetal das competências da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). O projeto, que também é da Governadoria, visa a extinção do Serviço de Classificação Vegetal, realizado pelo referido órgão, em razão do seu alto custo, da baixa demanda e da possibilidade de sua execução pela iniciativa privada.

Outras matérias do Governo aprovadas em votação definitiva:

Processo 5894/21 – Governadoria do Estado – Cria e denomina, na Secretaria de Estado da Educação, o Colégio Estadual Rio Vermelho, no município de Aruanã. O prédio, destinado ao funcionamento do estabelecimento de ensino, foi construído no modelo Escola Padrão Século XXI. Sua inauguração está prevista para o mês de julho de 2021. Na unidade, serão oferecidos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, também educação de jovens e adultos.

Processo 5896/21 – Governadoria do Estado – Deliberação sobre os Convênios ICMS 47/21, 57/21 E 58/21.

Processo 5897/21 – Governadoria do Estado – Deliberação sobre os Convênios ICMS 114/20, 135/20, 142/20, 144/20, 146/20 E 147/20.

Veto derrubado

Durante a apreciação da Ordem do Dia da quinta-feira, 24, o Plenário derrubou um veto parcial do Executivo que recaía sobre o autógrafo de lei nº 77, de 15 de junho de 2021. Esse autógrafo pretende alterar a Lei nº 20.939, de 28 de dezembro de 2020 visando instituir medidas facilitadoras para que o contribuinte negocie seus débitos relacionados ao ICMS, e a Lei nº 20.966, de 29 de janeiro de 2021, que institui medidas facilitadoras para que o contribuinte negocie seus débitos com a Fazenda Pública estadual.

A matéria vetada é de autoria do presidente Lissauer Vieira (PSB), que orientou os colegas parlamentares a votarem pela rejeição do veto parcial, o qual tramitou na Assembleia Legislativa com o nº 5987/21. O veto recebeu 26 votos pela sua rejeição, fazendo com que o Plenário da Alego derrubasse, assim, o texto da Governadoria.

A iniciativa que foi alvo do veto possui os seguintes objetivos: prorrogar, por mais 30 dias, os prazos para a adesão às medidas facilitadoras destinadas à negociação de débitos de ICMS, IPVA, ITCD e multas ambientais imputadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). E, ainda: flexibilizar a condição exigida para contratação com o poder público estadual, assim como retirar outra prevista para o recebimento, a fruição ou a contratação de benefício fiscal concedido por lei estadual, no que concerne à apresentação de Certidão Negativa de Débitos fiscais e previdenciários da União.

Matérias de deputados aprovadas em votação definitiva:

Processo 2308/20 – Dep. Rubens Marques – Dispõe sobre a criação do Programa de Proteção e Conservação das Nascentes de Água.

Processo 6130/19 – Dep. Virmondes Cruvinel – Altera a Lei Complementar N° 26, de 28 de dezembro de 1998.

Processo 6573/19 – Dep. Antônio Gomide – Institui o Programa de Esclarecimento da População sobre o Direito ao Benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica do Estado de Goiás.

Processo 1815/19 – Dep. Delegado Humberto Teófilo – Dispõe sobre a aplicação de multa para os responsáveis por trotes contra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros Militar, Polícias Civil e Militar, e os demais serviços de urgência e emergência mantidos pelo Estado.

Processo 1236/20 – Dep. Tião Caroço – Altera a Lei nº 17.139 de 2010, que institui o Estatuto do Portador de Câncer.

Processo 4845/20 – Dep. Alysson Lima – Declara de utilidade pública a entidade Associação Universo Sem Fome, com sede no município de Goiânia.

Processo 5026/21 – Dep. Wagner Camargo Neto – Dá o nome de Júnior Bento à unidade do Vapt Vupt da cidade de Itapuranga.

Novos processos legislativos

No decorrer da semana, foram protocoladas na Alego novas matérias. Dessas, 17 são referentes a projetos de lei ordinária, sendo 15 de iniciativa parlamentar e duas oriundas do Executivo. Esses processos foram encaminhados para apreciação das comissões técnicas e podem constar, em breve, da pauta de votações do Plenário.

Além desses, a Assembleia Legislativa também recebeu um convênio, um decreto geral, dois vetos parciais e dois vetos integrais e uma indicação de nomes para compor o Conselho Estadual de Educação (CEE), totalizando 24 novos processos legislativos em tramitação na Casa.

Pauta para a próxima semana

Os deputados realizarão a próxima sessão ordinária na terça-feira, 29. Na Ordem do Dia, constam 93 matérias que contemplam iniciativas parlamentares, do Tribunal de Justiça e da Governadoria. A sessão, com início às 15 horas, será realizada pelo sistema híbrido.

Poderão ser votados três vetos integrais do Executivo a proposições aprovadas anteriormente pela Casa e 90 projetos de lei. Os vetos que constam na pauta já foram submetidos à CCJ e, agora, serão deliberados em Plenário, em votação única e secreta. Das proposições em pauta, 22 estão em fase de votação definitiva, sendo um do TJ-GO e 21 de autoria de deputados. Outras 68 matérias estão em primeira fase de votação, todas assinadas por parlamentares.

Também na próxima terça-feira, deve entrar na pauta do Plenário e protagonizar os debates a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 5487/21. A matéria altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição do Estado de Goiás com o objetivo de revisar o Novo Regime Fiscal (NRF) [Teto de Gastos], instituído pela Emenda Constitucional nº 54, de 2 de junho de 2017, para adequá-lo à Lei Complementar Federal nº 178, de 13 de janeiro de 2021, e, assim, cumprir as exigências para o ingresso do Estado de Goiás no Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

De acordo com a proposta, fica instituído, a partir do exercício de 2022 e com vigência até 31 de dezembro de 2031, o Novo Regime Fiscal, do qual tratam os artigos 41 a 46 deste ADCT, ao qual se sujeitam o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário, os Tribunais de Contas, o Ministério Público, a Defensoria Pública, as respectivas administrações diretas, os fundos, as autarquias, as fundações e as empresas estatais dependentes. A matéria já foi apreciada na CCJ, durante reunião extraordinária realizada na quinta-feira 24, e seguirá, agora, para análise do Plenário.

Lei de Diretrizes Orçamentárias

A Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento realizou uma reunião extraordinária nessa quinta-feira, 24, para fazer a distribuição da matéria de nº 5100/21, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2022. Sob o comando do deputado Thiago Albernaz (Solidariedade), o colegiado aprovou a distribuição da relatoria ao deputado Amauri Ribeiro (Patriota).

O processo é o instrumento usado pelo Governo estadual para estabelecer as principais diretrizes e metas da administração pública, principalmente, como base para a elaboração do orçamento. A LDO apresenta as metas e prioridades da administração pública estadual, a estrutura e a organização dos orçamentos, as disposições relativas às despesas com pessoal e encargos sociais.

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas na sessão ordinária híbrida de terça-feira, 29, consulte a pauta prévia.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA