Cidades

Águas Lindas recebe Mutirão Governo de Goiás no próximo final de semana

Publicado

em

A 9ª edição do Mutirão Governo de Goiás será realizada em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, nos dias 24, 25 e 26 de junho. O município, que é um dos maiores da região – possui cerca de 220 mil habitantes – terá a entrega de cartões do Aluguel Social e do Mães de Goiás, além da oferta de consultas e exames gratuitos, entre outros serviços. As tendas serão montadas no setor Jardim da Barragem I, ao lado do supermercado Tatico.

“Tenho dito aos prefeitos que o meu compromisso é transferir a estrutura do Estado para cada município de Goiás, para o cidadão ter acesso a todos os nossos serviços. Não é algo temporário, vai ser uma realidade em Goiás”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, que estará presente no local do Mutirão na manhã desta sexta-feira, 24, para vistoria da estrutura. A organização vai mobilizar mais de uma centena de trabalhadores para receber a população, sem necessidade de agendamento prévio.

O público poderá solicitar, em um mesmo local, registro de certidões de nascimento, casamento e de óbito; emissão de passaporte do idoso; carteira do deficiente e carteira do autista. Na saúde, será possível ter acesso a consultas e exames oftalmológicos, testagem para Covid-19, vacinação, ecocardiograma, eletrocardiograma, doppler, cadastro de medula óssea, doação de sangue, mamografia e exames citopatológicos.

Também serão entregues 2.208 cartões do programa Mães de Goiás, no valor de R$ 250 mensais, e cerca de 700 cartões do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social, no valor de R$ 350 mensais. O serviço de consultoria financeira e planejamento estará disponível para micro e pequenos empresários da região, assim como o cadastramento e renovação da carteira do artesão. Para o público em geral, serão oferecidas 2 mil vagas de emprego na região do Entorno, sendo que 250 específicas para Águas Lindas, além de cursos profissionalizantes.

Nos guichês do Vapt Vupt serão disponibilizados serviços do Detran, Saneago, Secretaria da Economia e Ipasgo. No Expresso Totem, os cidadãos poderão acessar mais de 20 opções digitais. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) fará a entrega de donativos, como cadeiras de rodas, fraldas descartáveis e enxovais para bebês. Também serão distribuídos pacotes do Mix do Bem, com arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados, que fazem parte do Programa NutreBem.

Histórico

Nas três últimas edições do evento, em Luziânia, Valparaíso de Goiás e Formosa, foram realizados 247 mil atendimentos, número que, segundo o coordenador do Mutirão, Paulo Ortegal, confirma a grande demanda existente no Entorno do Distrito Federal. “O balanço é extremamente positivo, estamos encerrando uma programação de quatro mutirões nesses municípios do Entorno, sempre com muita procura e tendas lotadas. A população reconheceu a importância da presença do Estado aqui”, explicou.

Os atendimentos gerais começam às 8 horas da manhã de sábado, no entanto, o serviço de emissão de carteira de identidade estará disponível no local já a partir da tarde de sexta-feira, 24.

Serviço

Assunto: Mutirão Governo de Goiás chega a Águas Lindas de Goiás

Quando: Sexta-feira (24/06), das 13h às 16h – somente para emissão de carteira de identidade; sábado (25/06), das 8h às 16h, e domingo (26/06), das 8h às 12h para todos os atendimentos

Onde: Rua 01, Unidade II, Jardim da Barragem I, Águas Lindas de Goiás (GO)

Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA