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Agenda-DF facilita atendimentos para pacientes de nutrição

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Atendimento na Central de Nutrição Domiciliar pode ser agendado pelo Agenda-DF
Objetivo é facilitar a vida de usuários e evitar aglomerações de pacientes

Desde o dia 1º de julho os pacientes que necessitam de fórmulas nutricionais dispensadas pelo Programa de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar (PTNED) podem agendar atendimento na Central de Nutrição Domiciliar (CNUD) pelo site Agenda-DF.

 Com a marcação pelo Agenda-DF, os pacientes cadastrados no PTNED têm mais facilidade para receber os produtos nutricionais indicados para os tratamentos  Foto: Bruno Esaki/Agência Saúde

“O Agenda-DF passou a ser utilizado para agendamento da dispensação na Central de Nutrição Domiciliar dos pacientes recém cadastrados no Programa de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar, que receberão os produtos pela primeira vez. E também para os pacientes que perderam a data do retorno e precisam reagendar a data do retorno”, explica a gerente de Serviços de Nutrição, Carolina Gama.

Antes do Agenda-DF, apenas os retornos dos pacientes eram agendados. Os pacientes que iam à CNUD pela primeira vez não precisavam agendar, podiam ir em qualquer dia durante o período da manhã. Já os pacientes que perdiam a data agendada do retorno tinham que pegar uma senha de encaixe e precisavam chegar muito cedo para conseguir uma senha. Às vezes, o paciente ou seu responsável precisava ir à CNUD mais de uma vez para conseguir o encaixe.

“Haverá um período de transição, mas em um futuro breve, após conseguirmos dar ampla divulgação aos usuários cadastrados no PTNED, pretendemos que o agendamento do primeiro recebimento e dos reagendamentos de retornos perdidos ocorram apenas pelo Agenda-DF”Carolina Gama, gerente de Serviços de Nutrição do PTNED

“Os retornos são agendados na própria CNUD. Quando os pacientes recebem os produtos na CNUD, já saem com o retorno agendado, mas às vezes não é possível comparecer na data agendada e o retorno precisa ser reagendado. O Agenda-DF vai ser utilizado também nessa situação”, informa.

Cabe destacar que o agendamento dos retornos continuará ocorrendo na própria CNUD no dia de cada dispensação, não será realizada pelo Agenda-DF. Este recurso será utilizado apenas para a primeira dispensação, quando o paciente acabou de ser cadastrado no programa, e retornos perdidos.

Segundo Carolina, com a utilização do site pretende-se reduzir o tempo de espera, filas e aglomerações durante a pandemia. Além de dar maior comodidade ao usuário, que pode escolher o melhor horário para o seu atendimento e organizar melhor o serviço da CNUD, de acordo com a equipe disponível para atendimento.

“Haverá um período de transição, mas em um futuro breve, após conseguirmos dar ampla divulgação aos usuários cadastrados no PTNED, pretendemos que o agendamento do primeiro recebimento e dos reagendamentos de retornos perdidos ocorram apenas pelo Agenda-DF”, adianta.

Para pacientes cadastrados no Programa de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar. É importante que, em caso de paciente que está sendo cadastrado no programa, antes de realizar o agendamento pela Agenda-DF, o paciente ou responsável deve confirmar se o cadastro já foi concluído, ligando na Gerência de Serviços de Nutrição, no telefone 2017-1145, ramal 1141, ou na Central de Nutrição Domiciliar, pelo telefone 2017-1145, ramal 4062. Apenas após confirmação do cadastro, os pacientes devem realizar o agendamento do atendimento no site Agenda-DF.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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