Economia

ABIH-GO: Caldas Novas prevê 100% de ocupação em julho

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Para este mês, o setor hoteleiro de Caldas Novas (GO) espera 100% de ocupação, de acordo com levantamento da ABIH-GO. Além disso, a expectativa é de que, no período, o município receba entre 400 mil e 500 mil visitantes

Atualmente, a cidade goiana conta com 156 mil leitos disponíveis, segundo Rosângela Marçal, vicepresidente da ABIH-GO, em entrevista ao portal Rádio Vermelho. O número, ainda de acordo com a gestora, é inferior somente aos de São Paulo e Rio de Janeiro. O relatório da entidade mostra que as chegadas de turistas ocorrerão principalmente por carros particulares, mas também por transporte coletivo e linhas aéreas. A prefeitura de Caldas Novas destaca que a estimativa é de que a rodoviária da cidade receba 31 mil pessoas por dia no período.

Durante o mês, a cidade turística deverá registrar crescimento de 25% no número de voos em relação ao mesmo período do ano passado. Rosângela explica que, em número de passageiros, o percentual significa cerca de 7,8 mil. “Só não serão mais porque os voos são limitados. Para julho, São Paulo será nosso principal mercado emissor, com Minas Gerais e entorno aparecendo logo em seguida”, reforça.

Expectativas A vice-presidente da ABIH-GO pontua que julho é a melhor época do ano para visitar Caldas Novas. “A lotação atinge o ápice no dia 12. A cidade não está lotada, tem muitas vagas de hotéis. Além disso, foram feitos muitos investimentos no setor de gastronomia”, finaliza Rosângela. Entre as principais atrações turísticas da cidade – que também tem reforçado sua oferta de multipropriedade para atrair mais visitantes – estão o Museu de Bonecos Gigantes, o Castelo Medieval e o Parque Estadual da Serra de Caldas.

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Dia das Mães: pesquisa do Procon Goiás aponta variação superior a 220% nos preços dos presentes

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Oscilação foi encontrada no vaso da flor azaléia, vendido de R$ 24,90 a R$ 80. Levantamento foi feito com 156 itens em 54 estabelecimentos da capital

O Dia das Mães é comemorado no próximo domingo (12/05) e para ajudar o consumidor a fazer a melhor escolha do presente, o Procon Goiás realizou pesquisa de preços em 54 estabelecimentos de Goiânia entre os dias 25 de abril e 2 de maio. Foram levantados preços de 156 produtos, como cestas de café da manhã, flores, maquiagens, perfumes e eletrônicos. A pesquisa completa feita pelo Procon Goiás, com relatório e planilhas, está disponível no site goias.gov.br/procon.

A principal variação apontada pela pesquisa foi de 221,28% no vaso da flor azaléia, vendido de R$ 24,90 a R$ 80. Outro produto com variação considerável (206,90%) é o pó compacto da marca Bruna Tavares, vendido de R$ 27,99 a R$ 85,90.

Os pesquisadores do Procon Goiás encontraram ainda uma sessão de massagem relaxante de 50 minutos entre R$ 80 e R$ 184, variação de cerca de 130%. O levantamento também levou em conta produtos eletrônicos, sendo que a maior diferença nesses itens foi superior a 135% e ocorreu no depilador Philips 2 velocidades, comercializado de R$ 199 a R$ 469.

A pesquisa também levou em conta variações dos produtos em relação ao ano passado. Teve produto com aumento superior a 95%. É o exemplo da paleta de sombras da marca Mariana Saad, vendida ano passado por R$ 80,97 e esse ano por R$ 157,95. Em relação a 2023, a cesta de café da manhã com 50 itens teve aumento de 52,80%. O produto era vendido ano passado a R$ 219,90 e esse ano a R$ 336.

Essa data é considerada a principal no calendário do comércio no primeiro semestre. Segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL Goiânia), o Dia das Mães deve levar 94% dos consumidores às compras na capital. Dados da entidade apontam que, este ano, o ticket médio para compra do presente será de R$ 155, com cerca de dois produtos por cada consumidor.

Procon Goiás divulga pesquisa de preços de produtos para presentes do Dia das Mães

Procon Goiás divulga pesquisa de preços de produtos para presentes do Dia das Mães

Orientações
Antes de ir às compras, pesquise os preços, para que não pese no orçamento familiar. O consumidor precisa se atentar ao fato de que os produtos têm de estar expostos com os preços de maneira clara e visível. O produto deve mostrar 2 preços: o total à vista e o valor das parcelas (no caso de parcelamento do pagamento).

Toda loja tem sua política de troca e o estabelecimento só é obrigado a efetuar a troca do produto se ele apresentar algum defeito. O Código de Defesa do Consumidor prevê dois prazos para reclamação: 30 dias para os produtos e serviços não duráveis e 90 dias para produtos e serviços duráveis.

Quanto às compras de aparelhos eletrônicos, o consumidor deve testar o funcionamento do aparelho ainda dentro do estabelecimento, verificar da existência de manual de instruções em nosso idioma e a relação da rede autorizada de assistência técnica do produto.

No caso de compras realizadas fora da loja física, o consumidor deve exigir o comprovante da data de entrega. Nesse caso, o prazo de desistência da compra é de 7 dias a partir do recebimento do produto. Exija sempre a nota fiscal na aquisição de qualquer produto, pois ela é importante caso o consumidor precise fazer valer os seus direitos e formalizar uma reclamação.

Fotos: Procon Goiás / Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor – Governo de Goiás

 

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