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A voz da Emater ao alcance pelas ondas da internet!

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Às 5h, enquanto transporta verduras até a Central de Abastecimento (Ceasa), um produtor rural de Brazlândia aproveita o tempo da viagem até o Cruzeiro para se inteirar sobre o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura para fornecimento de alimentos ao Zoológico de Brasília. À tardinha, um empreendedor em potencial aproveita a atividade física, de todos os dias, para saber como pode se beneficiar do Fundo de Aval, que oferece crédito para o produtor desenvolver suas atividades.

Arte: Emater-DF

Assim mesmo, com o objetivo de levar mais informações para o produtor rural e a população, em geral, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) lançou o podcast Boletim do Campo.

Uma espécie de rádio virtual, o podcast vai ao ar toda semana com entrevistas, temas técnicos e informações diversas relacionadas ao campo, de um jeito prático, rápido e de fácil acesso. A duração de cada episódio varia entre seis e 12 minutos.

“A pessoa escuta quando pode, na hora que pode e no momento em que for possível. Governo do futuro é governo digital”Pedro Ivo Borges, coordenador de Operações da Emater-DF

O podcast Boletim do Campo é divulgado toda terça-feira e pode ser acessado de qualquer smartphone conectado à internet. Não é necessário baixar o aplicativo para ouvir. O interessado pode acessar o podcast pelo Spotify ou ouvir o conteúdo pelo Soundcloud.

Já foram ao ar nove episódios, abordando temas diversos, como os cuidados com as aves no inverno; peculiaridades e vantagens do cultivo de maracujá; divisão de colmeias em pequenos espaços; produção de tinta a partir de terra e a utilização na pintura de casas na zona rural; cuidados com os peixes durante o inverno; e formas de comercialização de produtos da agropecuária.

“Com a pandemia da covid-19, precisamos realmente inovar para atingir o público de diferentes formas. A pessoa escuta quando pode, na hora que pode e no momento em que for possível. Governo do futuro é governo digital”, disse o coordenador de Operações da Emater-DF, Pedro Ivo Borges Passos.

Juventude rural

A inovação na comunicação com os agricultores e produtores visa também alcançar os jovens que vivem no campo, uma adaptação necessária para envolver um nicho que procura o seu espaço. “O podcast atinge também a juventude rural. Temos que falar a mesma língua dos jovens que estão no campo”, enfatiza Pedro Ivo Borges Passos.

“A gente estava insistindo com o maracujá, mas essa região é de mata seca e, para plantar a fruta, dependemos de um sistema de irrigação. O material que ouvi é muito bom e eu aprendi também sobre as formas de polinizar o maracujá”Daniel Pereira Rocha, presidente de associação no Córrego da Onça

Daniel Pereira Rocha, presidente da Associação dos Chacareiros do núcleo rural Córrego da Onça, entidade que reúne 63 chacareiros, aprovou a inovação. Ele tinha a intenção de implantar a produção de maracujá na localidade, mas se convenceu da inutilidade da ideia, depois de ouvir o podcast sobre o cultivo da fruta.

“A gente estava insistindo com o maracujá, mas essa região é de mata seca e, para plantar a fruta, dependemos de um sistema de irrigação. O material que ouvi é muito bom e eu aprendi também sobre as formas de polinizar o maracujá”, disse Daniel.

O núcleo rural Córrego da Onça está localizado no Park Way, próximo à Vila Naval Almirante Visconde de Inhaúma e o Catetinho.

Cursos on-line

Recentemente, com a pandemia da covid-19, e já pensando em novas formas de chegar até o produtor, a Emater-DF lançou cursos on-line de Boas Práticas de Fabricação.

“Essa foi uma forma de continuar levando conteúdos técnicos e qualificados ao campo. Mesmo com a dificuldade de acesso à internet, e também com a falta de familiaridade de alguns produtores com a ferramenta, a adesão tem sido surpreendente. Já estamos na terceira turma e todas com a participação de mais de 100 produtores”, disse a presidente da Emater, Denise Fonseca.

Outra forma de a Emater-DF chegar até o produtor, com informações técnicas, é por meio do canal da empresa no YouTube. Lá, é possível encontrar vídeos sobre montagem de minijardim com suculenta, manejo sanitário e doenças na avicultura, produção de ovos caipiras, receita de biofertilizante, manejo e irrigação, produção intensiva de peixes e outros temas.

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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