Distrito Federal

A educação formada a partir do amor pela sétima arte

Publicado

em


O amor dedicado ao cinema e transformado em obra-prima pelas mãos do diretor Giuseppe Tornatore em Cinema Paradiso coincide com a relação de amor entre o professor Júlio Cézar Rodrigues pela sétima arte. Neste mês de férias para a comunidade escolar, ele comenta filmes relevantes sobre educação no podcast do canal EducaDF, disponível nas plataformas de áudio.

“Há estudantes que já foram premiados no Festival de Curtas das Escolas Públicas do DF, e um aluno conseguiu uma bolsa integral de cinema em uma faculdade particular”Júlio Cézar Rodrigues, professor da rede pública

“Desde tenra idade eu já era apaixonado pelo cinema”, lembra ele. “Cheguei a cabular aulas para não perder algum filme da Sessão da Tarde”. Cinéfilo confesso, em um ano, o professor chega a assistir a cerca de 350 filmes. Recentemente, foi premiado como roteirista em um concurso promovido pelo Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (Icab) e pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Experiência compartilhada

Desde 2016, Júlio Cézar decidiu compartilhar seus conhecimentos com os estudantes do Centro Educacional 01 do Guará, onde ele também já foi aluno. “Meu professor de Química, o cineasta Peterson Paim, criou o projeto Fest Quim, que se transformou no Fest Film”, conta. “Com a saída dele da escola, aos poucos assumi a coordenação”.

Ao fim do projeto, os estudantes precisam fazer um curta-metragem de até cinco minutos. No canal do projeto no Youtube, há mais de 70 vídeos disponíveis. Além disso, o gosto pelo cinema tem contagiado os jovens. “Há estudantes que já foram premiados no Festival de Curtas das Escolas Públicas do DF, e um aluno conseguiu uma bolsa integral de cinema em uma faculdade particular”, revela o professor.

Tem na Netflix?

Para quem tem dificuldade de encontrar clássicos ou filmes mais culturais nas plataformas conhecidas, Júlio Cézar indica os serviços de streaming Mub, o Cine Belas Artes ou o SPCine Play, que, no momento, é gratuito.

Entre os clássicos sobre educação, o professor recomenda O clube do imperador, Sociedade dos poetas mortos, Ao mestre com carinho e Adorável professor. Confira os filmes indicados por Júlio Cézar.

* Com informações da SEE

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA